Leia Coluna do Jonas deste sabado,01

| REDAçãO


Jonas Alves da Silva (Silva Junior). Foto: Divulgação

Dourados, 01 de Outubro 2022 – Dia Internacional da Musica. Dia de Santa Terezinha. Dia do Vendedor. Dia Internacional das Pessoas Idosas. Dia Nacional do Idoso. Dia do Representante Comercial. Dia Internacional do Vegetariano. Dia Mundial da Urticária

Pensamento: "Se uma pessoa lhe disser que algo é impossível, isso é um reflexo das limitações dela, não suas ."

Musica: The miracle of live -  Eurythmics – Indicação Mateus Gnutzman

Enfim, vamos às urnas!

Os brasileiros vão às urnas neste domingo (2) para eleger presidente da República, governadores, senadores, deputados federais e deputados estaduais

Os eleitores não podem reclamar da falta de opções para a escolha de seus candidatos preferidos para presidente da República e mesmo para o governo do Estado de MS. Isso acontece devido à pulverização de candidaturas.

Em MS

Oito candidatos disputam o cargo de governador de Mato Grosso do Sul nas eleições deste domingo.

São eles: André Puccinelli (MDB); Eduardo Riedel (PSDB); Marquinhos Trad (PSD); Rose Modesto (União Brasil); Giselle Marques (PT); Capitão Contar (PRTB); Adonis Marcos (Psol); e Magno Souza (PCO).

Presidente

Doze candidatos disputam as eleições para presidente do Brasil.

São eles: Jair Bolsonaro (PL), à reeleição: Luiz Inácio Lula da Silva (PT); Ciro Gomes (PDT); Simone Tebet (MDB); Felipe D’Avila (Novo); José Maria Eymael (Democracia Cristã); Léo Péricles  (Unidade Popular); Pablo Marçal (PROS); Padre Kelmon (PTB);  Sofia Manzano (PCB); Soraya Thronicke (União Brasil); e Vera Lúcia Salgado (PSTU).

Disputa para o Senado

Seis candidatos disputam a preferência do eleitorado sul-mato-grossense pela única vaga ao Senado.

São eles: Tereza Cristina (PP); Mandetta (União Brasil); Juiz Odilon (PSD); Professor Tiago Botelho (PT); Anizio Tocchio (Psol); e Jeferson Bezerra (Agir).

Para deputado

São 393 candidatos a deputado estadual que concorrem a 24 vagas na Assembleia Legislativa.

Por outro lado, 159 candidatos a deputado federal concorrem a 8 vagas na Câmara Federal.

O que levar para votar

No momento da votação, é obrigatório apresentar um documento oficial com foto. Pode ser carteira de identidade, passaporte, carteira profissional, certificado de reservista, carteira de trabalho ou carteira nacional de habilitação.

O eleitor também deve levar o título de eleitor. É possível votar apenas com o e-Título, a versão digital do título de eleitor, mas só para aqueles que já fizeram o cadastro da biometria. Quem não tiver feito a biometria ainda, deverá apresentar algum dos documentos com foto citados anteriormente.

Proibido

O TSE proibiu o uso de celulares, máquina fotográfica, filmadoras, equipamentos de radiocomunicação ou qualquer outro tipo de instrumento que possa comprometer o sigilo do voto, mesmo desligados.

Esses objetos devem ser entregues aos mesários enquanto o eleitor estiver votando. Quem se recusar poderá ser impedido de votar.

Uso de camiseta

De acordo com a lei eleitoral, o eleitor pode manifestar a convicção político-ideológica de forma individual e silenciosa durante o registro de seu voto.

É permitido o uso de bandeiras, broches, adesivos e camisetas com os símbolos ou números de candidatos. Mas fique atento: é proibido distribuir os chamados “santinhos” (propagandas de candidatos) na seção eleitoral.

Ordem de votação

Estão em disputa cinco cargos eletivos, que devem ser escolhidos nesta ordem:

– deputada ou deputado federal (quatro dígitos);

– deputada ou deputado estadual ou distrital (cinco dígitos);

– senadora ou senador (três dígitos);

– governadora ou governador (dois dígitos);

–  presidente da República (dois dígitos).

Confirmação com a foto

Após digitar o número de cada um dos escolhidos no teclado e conferir a foto na tela da urna, a eleitora ou o eleitor vai precisar confirmar o voto. Caso digite algum número errado e a foto não corresponda ao escolhido, a pessoa pode apertar a tecla Corrige, digitar corretamente o número, conferir a foto e confirmar o voto.

Depois de confirmar o voto em alguma candidata ou candidato, não existe possibilidade de voltar atrás. Isso porque aquele voto já terá sido computado pela urna eletrônica.

Colinha eleitoral (1)

A cola eleitoral é um papel que a eleitora ou o eleitor pode levar para a cabine de votação com os números das candidatas e candidatos nos quais pretende votar. Disponível no Portal do TSE, o Glossário Eleitoral explica dessa maneira a prerrogativa dada à cidadã ou cidadão para que não se esqueça do número das candidatas e candidatos preferidos no momento do voto.

A Justiça Eleitoral incentiva eleitoras e eleitores a levar a colinha eleitoral até para tornar mais rápida a digitação dos números na urna eletrônica, e, consequentemente, contribuir para reduzir as filas de votação.

Colinha eleitoral (2)

O Portal do TSE oferece um arquivo pronto para impressão, na aba Eleições 2022. Basta fazer o download, imprimir, e anotar o número com os quais as candidatas e os candidatos serão identificados na urna.

Neste ano, a cola eleitoral se tornou ainda mais importante, uma vez que a legislação proíbe expressamente que os eleitores levem o celular até a urna. Ou seja, as anotações feitas no celular não poderão ser utilizadas na hora do voto.

Telefones úteis em Dourados

Quantas vezes a gente já precisou fazer uma ligação de emergência, mas não lembrou ou não sabia o número do telefone. Pensando nisso, a Gazeta MS publica alguns números que, se for preciso, serão facilmente encontrado.

Anota aí:

Polícia Militar: 190

Bombeiros: 193

Guarda Municipal: 199 e 153

Polícia Rodoviária Federal (PRF): 191

Polícia Rodoviária Estadual (PRE): 198

SAMU: 192        

Polícia Civil - SIG (67) 3411-8080

Aeroporto (67) 3411-7936

Utilidade Publica

O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Logo publicaremos outros números de emergência. 

[email protected]  



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE