Geral
Leia Coluna do Jonas desta quinta, 29
| ASSESSORIA
Dourados, 29 de Setembro 2022 -Dia Mundial do Petróleo.
Dia do Anunciante. Dia Mundial do Coração. Dia do Marítimo Mundial. Dia de São Miguel Arcanjo. Dia de São Gabriel Arcanjo. Dia de São Rafael Arcanjo. Dia Internacional de Conscientização sobre Perda e Desperdício de Alimentos.
Pensamento: "A vantagem de ser inteligente é podermos fingir ser imbecis, enquanto o contrário é completamente impossível."
Musica: Peace - Jimmy Cliff – Indicação Mateus Gnutzman
Niver: Léia Zanan, Jean Carlo Fujinaka, Celio Poveda, André Espíndola, José Luiz Sandi - Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios. Salmos 90:12
Grudado na telinha
Como acontece em todas as eleições presidenciais, a Rede Globo promove debate com os principais candidatos ao Palácio do Planalto, três dias antes da data do pleito.
Portanto, hoje, depois da telenovela “Pantanal”, os principais candidatos à Presidência da República vão para o debate final em busca de votos, principalmente de eleitores considerados indecisos.
Convidados
Sete candidatos à presidência da República foram convidado para o debate: Ciro Gomes (PDT), Luiz Felipe D’Ávila (Novo), Jair Bolsonaro (PL), Lula (PT), Padre Kelmon (PTB), Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (UB).
O debate será transmitido ao vivo na TV Globo, no Globoplay e no portal G1. Portanto, esses candidatos têm a última oportunidade para falar diretamente aos eleitores brasileiros.
Troca de farpas
Com certeza o debate deverá ser marcado por troca de farpas entre os candidatos.
Ciro Gomes, Simone Tebet e Soraya Thronicke, certamente, vão para cima de Lula e Bolsonaro com críticas contundentes, já que eles polarizam a disputa.
Fato novo
De acordo com as pesquisas, Lula e Bolsonaro devem decidir a disputa no segundo turno, muito embora ainda haja possibilidade de a “fatura” ser liquidada ainda no primeiro turno.
Logicamente, o debate de hoje da Rede Globo pode ser decisivo, principalmente se ocorrer algum fato novo que venha a prejudicar a campanha de Lula ou a de Bolsonaro.
Concentrados
Os candidatos, logicamente, começaram a se concentrar desde o início da semana, visando o debate de hoje. Afinal, é a última chance.
Bolsonaro, com certeza, não vai querer criticar mulheres ou jornalistas. Terá o Padre Kelmom como “escada”, mas será alvo de Simone e Soraya.
Horário de votação
Uma das novidades nas Eleições 2022 é a unificação do horário de votação em todo o país. Pela primeira vez, todas as seções eleitorais funcionarão das 8h às 17h do horário de Brasília.
Ou seja, cidades em fusos diferentes devem se adequar ao horário da capital federal. Portanto, o horário de votação em Mato Grosso do Sul será das 7h às 16h.
Aplicativo (1)
A Justiça Eleitoral disponibiliza uma série de aplicativos para auxiliar o eleitorado antes, durante e após as eleições, bem como para dar mais transparência a todo o processo eleitoral. Entre eles, está o aplicativo Resultados.
Por meio do app, qualquer pessoa poderá acompanhar a apuração dos votos nos 26 estados e no Distrito Federal. Também já está disponível uma versão da ferramenta na internet (https://resultados.tse.jus.br/oficial/app/index.html#/eleicao/resultados).
Aplicativo (2)
No dia da eleição, as consultas podem ser feitas por meio do nome da candidata ou do candidato ou pelo cargo em disputa.
O aplicativo informará, em tempo real, os nomes de quem for eleito ou daqueles que vão disputar o segundo turno.
Aplicativo (3)
Também será possível verificar os índices de comparecimento e abstenção; a quantidade de votos válidos, em branco e nulos; e o número de seções totalizadas.
A eleitora ou o eleitor poderá acompanhar ainda informações sobre as urnas eletrônicas, como os Boletins de Urna e o Registro Digital de Voto. A divulgação dos votos começará às 17h, no horário de Brasília.
Imunidade (1)
Candidatas e candidatos devidamente registrados para as eleições deste ano não podem ser presos ou detidos até 48 horas após o primeiro turno das eleições (2 de outubro). O mesmo acontece com eleitores em geral desde desta terça-feira (27).
É a chamada imunidade eleitoral, prevista no Código Eleitoral e que entra em vigor 15 dias antes da eleição. Casos de crimes inafiançáveis e flagrante delito ficam de fora da proibição.
Imunidade (2)
A imunidade garante ao candidato o exercício da democracia, impedindo que ele seja afastado da disputa eleitoral por prisão ou detenção que possa ser posteriormente revista.
Mesmo no caso de ser preso em flagrante delito, o candidato continua disputando a eleição.
Imunidade (3)
No caso dos eleitores, a imunidade é mais restrita e impede prisões cinco dias antes do pleito até 48 horas após a eleição, em cada turno.
Assim, nenhum eleitor poderá ser preso nesse período, a menos que seja flagrado cometendo crime; ou haja contra ele sentença criminal condenatória por crime inafiançável; ou ainda por desrespeito ao salvo-conduto de outros eleitores, criando, por exemplo, constrangimentos à liberdade de votar.
Telefones úteis em Dourados
Quantas vezes a gente já precisou fazer uma ligação de emergência, mas não lembrou ou não sabia o número do telefone. Pensando nisso, a Gazeta MS publica alguns números que, se for preciso, serão facilmente encontrado.
Anota aí:
Polícia Militar: 190
Bombeiros: 193
Guarda Municipal: 199 e 153
Polícia Rodoviária Federal (PRF): 191
Polícia Rodoviária Estadual (PRE): 198
SAMU: 192
Polícia Civil - SIG (67) 3411-8080
Aeroporto (67) 3411-7936
Utilidade Publica
O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Logo publicaremos outros números de emergência.