Geral
Leia Coluna do Jonas desta terça,27
| REDAçãO
Dourados, 27 de Setembro 2022 –Dia Nacional de Doação de Órgãos. Dia Nacional dos Vicentinos. Dia Mundial do Turismo. Dia Nacional do Turismólogo e dos Profissionais do Turismo. Dia do Encanador. Dia de São Cosme e Damião
Pensamento: Já dizia o tempo : "faz suas escolhas e eu te darei as minhas respostas."
Musica: Azul da cor do mar - Tim Maia (indicação Mateus Gnutzman)
Niver: Jairo Estigarribia, Edivaldo Lucio, Emerson Costa, Erisson Weslley Batista de Melo, Jones Marques de Sousa - Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios. Salmos 90:12
Último cartucho
A TV Morena promove na noite de hoje (27), logo após a telenovela “Pantanal”, o último debate entre os candidatos ao governo do Estado de Mato Grosso do Sul, visando às eleições de domingo próximo, dia 2 de outubro.
Portanto, os candidatos a governador têm, na noite de hoje, o último cartucho de propostas para “queimar” nesta campanha eleitoral. Logicamente, quem levar vantagem na telinha, poderá atrair mais eleitores, principalmente os que ainda estão indecisos.
Fator surpresa
O debate é importante porque os candidatos ficam expostos e não podem dar nenhum escorregão, o q ue não acontece no horário eleitoral no rádio e na TV, onde a gravação é orientada por assessores.
No debate na televisão, não. O candidato participa com toda preparação necessária para tal. No entanto, a questão do improviso pode ser benéfica para qualquer um dos participantes. Portanto, sempre acontece alguma surpresa que pode definir a corrida eleitoral.
Regras (1)
Segundo as regras, a ordem dos candidatos no estúdio será definida por sorteio prévio ao programa.
Nos blocos ímpares as perguntas serão de tema livre, e nos blocos pares o tema será determinado.
Regras (2)
Nos dois primeiros blocos de perguntas, cada candidato deverá responder apenas uma vez. Assim, todos perguntam e todos respondem.
O candidato terá 30 segundos para fazer a pergunta, que deverá ser respondida em 1’30”. A réplica e a tréplica terão um minuto cada. Ao final, o mediador indica quem será o próximo candidato a perguntar.
Regras (3)
Nos dois blocos seguintes, os candidatos poderão ser escolhidos para responder a, no máximo, duas perguntas. Um candidato que vai perguntar escolhe quem vai responder e terá direito à réplica. Quem respondeu terá direito à tréplica.
O mediador indicará o próximo candidato a perguntar (sorteado anteriormente). O debate prossegue, até que todos os candidatos tiverem feito perguntas em cada bloco.
Candidatos
Vale lembrar que oito candidatos disputam o cargo de governador de Mato Grosso do Sul nas eleições de outubro deste ano.
São eles: André Puccinelli (MDB); Eduardo Riedel (PSDB); Marquinhos Trad (PSD); Rose Modesto (União Brasil); Giselle Marques (PT); Capitão Contar (PRTB); Adonis Marcos (Psol); e Magno Souza (PCO).
Cartilha (1)
O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS), por meio de sua Comissão Permanente de Segurança (CPS), formulou uma cartilha de orientações sobre crimes eleitorais para o pleito de 2022.
O material tem por objetivo dar instruções acerca de crimes eleitorais e procedimentos policiais pertinentes às forças de segurança atuantes no pleito.
Cartilha (2)
A referida cartilha foi baseada nas Leis 4.737/65 (Código Eleitoral), 6.091/74 (que dispõe sobre o fornecimento gratuito de transporte, em dias de eleição, para eleitores residentes nas zonas rurais), e a 9.504/97 (Lei das Eleições), além das Resoluções do TSE.
O material também contou com os modelos elaborados pelos TREs de Tocantins e da Paraíba, pela Corregedoria Regional Eleitoral de São Paulo (CRE/SP), pela Polícia Militar do Estado de Mato Grosso (PMMT) e pelo Ministério Público Federal (MPF) nas Eleições 2018.
Cartilha (3)
O documento possui apenas caráter orientativo e tendente a uma melhor atuação das forças policiais na repressão aos ilícitos eleitorais, bem como, na garantia à segurança ao eleitor para exercer a sua cidadania, e, aos mesários, aos auxiliares, aos servidores e aos Juízes Eleitorais a fim de que possam trabalhar com segurança e tranquilidade.
Dentre os temas abordados estão a corrupção eleitoral, boca de urna, fraude na identificação do eleitor e outros correlatos.
Não desiste
O candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, disse ontem (26) que não vai abrir mão de sua candidatura. Ele também criticou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL), seus oponentes na corrida presidencial. "Não me intimidarão", frisou o pedetista.
O anúncio ocorreu em meio à ofensiva petista pelo 'voto útil' no ex-presidente no primeiro turno, e repercutiu imediatamente nas redes sociais, com memes e críticas da oposição, conforme divulgou o portal G1.
Telefones úteis em Dourados
Quantas vezes a gente já precisou fazer uma ligação de emergência, mas não lembrou ou não sabia o número do telefone. Pensando nisso, a Gazeta MS publica alguns números que, se for preciso, serão facilmente encontrado.
Anota aí:
Polícia Militar: 190
Bombeiros: 193
Guarda Municipal: 199 e 153
Polícia Rodoviária Federal (PRF): 191
Polícia Rodoviária Estadual (PRE): 198
SAMU: 192
Polícia Civil - SIG (67) 3411-8080
Aeroporto (67) 3411-7936
Utilidade Publica
O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Logo publicaremos outros números de emergência.