Leia Coluna do Jonas desta segunda, 26

| REDAçãO


Jonas Alves da Silva (Silva Junior). Foto: Divulgação

Dourados, 26 Setembro 2022 – Dia Interamericano das Relações Públicas. Dia dos Primos. Dia Nacional dos Surdos. Dia Internacional para a Eliminação Total das Armas Nucleares.

Pensamento: "Quem te inveja te considera valioso. Quem te crítica te acha importante. E quem te machuca?  Este, sem querer, é que te faz forte."

Musica: Baby lie - The Sixties – Indicação Mateus Gnutzman

Niver: Valdir Astofi. Nilson Paulo de Azevedo, Claudio Cordeiro, Euclides Rodrigues, Laurindo Souza Brandão, Gustavo Pavel - Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios. Salmos 90:12

Locais de votação alterados

Como acontece em todas as eleições, alguns locais de votação sofrem alterações, em sua maioria por motivos de reformas, de modo que a Justiça Eleitoral realiza a realocação dos eleitores impactados, que passam a votar em outro local, seja de modo temporário ou definitivo.

Diante disso, a Justiça Eleitoral orienta que o eleitor confira, com antecedência, o seu local de votação, que podem ser consultadas no site do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) e pelo aplicativo e-Título, que também serve como documento oficial no dia da votação.

Em Dourados

Em Dourados, os eleitores que sempre votaram em seções instaladas na Escola Professora Maria Conceição Angélica, vão votar, no próximo domingo, em sete seções no Centro de Educação Infantil Pedro da Silva Mota (CEIM).

Em Dourados também mudaram os locais de votação da Escola Estadual Castro Alves para a Escola Erasmo Braga (são seis seções); do Sebrae para a Associação Pestalozzi – Escola Especializada Arco-Íris (são duas seções).

Sola de sapato (1)

Com a aproximação do dia das eleições – faltam apenas seis dias -, os candidatos a todos os cargos eletivos intensificam suas campanhas, principalmente nos maiores colégios eleitorais do Estado.

Em Dourados, por exemplo, os candidatos gastaram muita sola de sapato nos últimos dias, juntamente com seus cabos eleitorais, que empunhavam bandeiras e distribuíam santinhos e folders para as pessoas – ou mesmo jogavam nos quintais.

Sola de sapato (2)

Os candidatos gastam milhões de reais durante a campanha eleitoral, em todo o País, dinheiro esse oriundo do Fundo Eleitoral, ou seja, recursos públicos.

Portanto, esse dinheiro é originário da própria população, através da arrecadação de recursos. Trocando em miúdos: os candidatos gastam sola de sapato e a gente paga por isso. Um absurdo!

Lei Seca (1)

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS), por meio da Corregedoria Eleitoral, expediu a Portaria 10/2022/CRE-MS, que proíbe o consumo de bebidas alcoólicas, no âmbito do Estado, em bares, restaurantes, conveniências, lanchonetes, trailers, hotéis e demais estabelecimentos comerciais e similares, bem como em locais abertos ao público no Estado.

A determinação é válida para o período das 3h e 16h do dia 2 de outubro (1º turno), e para o dia 30 de outubro (2º turno), se houver.

Lei Seca (2)

O ato normativo considera a necessidade de atuação preventiva das autoridades públicas para garantir a ordem e a tranquilidade no dia das eleições, de modo a propiciar a segurança dos eleitores e a normalidade da votação.

Vale destacar que o descumprimento da determinação caracterizará a prática do crime de desobediência previsto no art. 347 da Lei n. 4.737/65 (Código Eleitoral). Alerte-se a população que se apresentar publicamente em estado de embriaguez constitui contravenção penal (art. 62 da Lei das Contravenções Penais) e que promover desordem que prejudique os trabalhos eleitorais constitui crime (art. 296 do Código Eleitoral).

Figurinhas (1)

O TSE e o WhatsApp lançaram na sexta-feira (23) um pacote de figurinhas para as Eleições Gerais de 2022. A ação incentiva as usuárias e os usuários a checar informações recebidas e tem o objetivo de engajar o eleitorado usando uma popular forma de comunicação no aplicativo: o envio de figurinhas para amigos e familiares.

O pacote WhatsApp e TSE – Eleições 2022 traz 12 figurinhas estáticas e uma animada, que estimulam os usuários a estarem atentos a informações duvidosas e a buscarem a fonte das informações recebidas.

Figurinhas (2)

As imagens seguem o mote da campanha contra a desinformação “Vamos juntos combater as informações falsas”.

Anunciada recentemente pelo WhatsApp, a campanha busca dar mais visibilidade às parcerias estabelecidas pelo aplicativo com o objetivo de combater notícias falsas e aumentar o acesso a informações confiáveis, de uma maneira prática e segura.

Figurinhas (3)

A ação é mais um item do acordo firmado pela plataforma com o TSE para combater a desinformação eleitoral.

Conforme previsto na parceria, o WhatsApp implementou diversas iniciativas para contribuir para a integridade das eleições brasileiras, como a criação de um canal para denunciar contas suspeitas de realizar disparos em massa no aplicativo, o que não é permitido nos Termos de Serviço da plataforma nem na legislação eleitoral.

Telefones úteis em Dourados

Quantas vezes a gente já precisou fazer uma ligação de emergência, mas não lembrou ou não sabia o número do telefone. Pensando nisso, a Gazeta MS publica alguns números que, se for preciso, serão facilmente encontrado.

Anota aí:

Polícia Militar: 190

Bombeiros: 193

Guarda Municipal: 199 e 153

Polícia Rodoviária Federal (PRF): 191

Polícia Rodoviária Estadual (PRE): 198

SAMU: 192        

Polícia Civil - SIG (67) 3411-8080

Aeroporto (67) 3411-7936

Utilidade Publica

O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Logo publicaremos outros números de emergência. 

[email protected] 



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE