Drive-thru “Latemia' de vacinação antirrábica acontece neste sábado

Evento inédito promovido pelo CCZ visa imunizar cães e gatos de forma rápida e ágil

| ASSESSORIA


(Arte: Assecom)

A Prefeitura de Dourados, por meio do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), promove neste sábado (24), o 1º drive-thru “Latemia' de vacinação contra a raiva. Com o nome bem sugestivo, a iniciativa pioneira em Mato Grosso do Sul recebe cães e gatos a partir de três meses de idade para aplicação do imunizante antirrábico no interior dos veículos dos tutores. A imunização acontece das 9h às 16h, na sede da prefeitura de Dourados.

“É um sistema inédito, nunca foi realizado no Estado e existem poucos relatos de acontecimento no Brasil. A gente vem divulgando as ações itinerantes nos bairros, mas sabemos que grande parte das pessoas não permanece nas residências e os animais acabam não sendo imunizados. Pensando no bem estar da população e na facilidade, nós criamos o primeiro drive-thru', explica o coordenador do CCZ, Luíz Carlos Luciano Junior.

Para que o animal seja vacinado no drive-thru “Latemia' basta que o tutor leve o pet até a sede da Prefeitura, na rua Coronel Ponciano, 1.700 – Parque dos Jequitibás. A entrada ocorre no sentido Centro, na via de acesso ao prédio, à direita. O veículo segue até o interior das dependências municipais, onde a vacinação acontece e depois sai pela mesma via. 

Confira:

O diretor do CZZ ressalta que o sistema foi pensado para ser ágil e se adaptar às adversidades. O tempo de vacinação dos animais é mais rápido em relação à imunização de humanos, por isso não deve haver tumulto no dia, nem problemas com o clima, já que a infraestrutura utilizada protege em possíveis contratempos. “Não vai gerar filas. Além disso, acontece independentemente das condições climáticas. Vamos utilizar pela primeira vez o Paço Municipal para realizar esse tipo de evento, usaremos a cobertura do próprio pátio da Prefeitura para fazer a vacinação. As pessoas vão entrar com seus carros e seus animais serão vacinados em local coberto'.

O drive-thru “Latemia' é um importante meio de proteger os pets da raiva, tendo em vista que a doença é uma das principais zoonoses do mundo e mata cerca de 60 mil pessoas todos os anos. “A gente pede apoio da população em parte dessa campanha em um momento único para o município. Precisamos também alavancar o índice vacinal e que os nossos animais domésticos e de companhia livres', completa Luís Carlos.

Serviço

1º Drive-thru “Latemia' de Vacinação Antirrábica

24 de setembro, das 9h às 16h, na Prefeitura de Dourados, localizada na rua Coronel Ponciano, 1700 – Parque dos Jequitibás.

Cães e gatos a partir de três meses de idade podem participar.