HU-UFGD contabiliza, em agosto, 3ª menor taxa de suspensão de cirurgias

Monitoramento é realizado em todos os hospitais universitários que integram a Rede Ebserh

| ASSESSORIA


A linha de cirurgias eletivas do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD) está registrou, no mês de agosto, a 3ª menor taxa de suspensão de cirurgias, entre os 41 hospitais universitários federais que integram a Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). 

Nesse mês (agosto), das 228 cirurgias programadas, 213 foram realizadas e apenas 13 foram suspensas, por diferentes motivos, representando uma taxa de suspensão de 6,58%. Considerada a média de suspensão de cirurgias eletivas em toda a rede no trimestre de abril a junho, o HU-UFGD ocupa a 5ª posição entre os hospitais com menores taxas. 

Para a gestão do HU-UFGD, esses indicadores refletem o empenho e a dedicação da equipe envolvida em cada processo de toda a linha, desde a marcação cirúrgica até o centro cirúrgico, incluindo recepcionistas, médicos, enfermeiros, técnicos em Enfermagem e profissionais dos serviços de apoio. 

EBSERH 

Desde setembro de 2013, o HU-UFGD é vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Ligada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. 

Essas unidades hospitalares, que pertencem a universidades federais, têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. 

Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde das regiões em que os hospitais estão inseridos, mas se destacam pela excelência e vocação nos procedimentos de média e alta complexidades.