5 dicas para fechar bons negócios em leilões de carros

Descubra as melhores oportunidades, como reconhecer quais tipos de certames são autênticos e, assim, evitar problemas na hora de arrematar um veículo

| ASSESSORIA


Você pensa em trocar seu carro, mas acha que a média de preços praticados pelos mercados de novos e seminovos estão muito elevados? Saiba que a modalidade dos leilões de carros representa uma ótima oportunidade para estacionar um automóvel na garagem da casa. Nos pregões é possível encontrar modelos interessantes com preços que interessam a todos os bolsos.

Para fechar bons negócios e receber o tão desejado carro novo, contudo, é preciso se atentar aos detalhes para fugir de leilões falsos ou negócios duvidosos. Um levantamento da Aleoesp (Associação de Leiloeiros Oficiais do Estado de São Paulo) identificou mais de 2 mil sites falsos no triênio 2020-2022. Em 2021, o número de sites fraudulentos identificados mais do que dobrou comparado ao ano anterior. Foram relatados pouco mais de mil casos. Em 2020 foram 510 registros deste tipo

Por isso, é essencial ter atenção na hora de participar de um leilão e pesquisar com antecedência o site escolhido. Para identificar negócios legítimos e te ajudar nesta jornada, a Copart listou algumas dicas fundamentais. Assim, você saberá como fugir de fraudes, escapar de negócios duvidosos e encontrar as melhores oportunidades durante a jornada de aquisição do seu próximo automóvel.

Confira as dicas essenciais da Copart para fugir de leilões falsos:

1. Pesquise a empresa responsável pelo site

Para começar a se aventurar no mundo dos leilões de automóveis é preciso pesquisar a empresa que está organizando o certame. Confira o histórico da companhia, as notícias vinculadas sobre a instituição na mídia e também descubra se a marca conta com um endereço fixo e contatos de atendimento aos clientes.

No caso da Copart, o consumidor encontra todas essas informações na aba do site oficial da empresa, em “Sobre a Copart”. É preciso, contudo, ampliar as buscas para não cair em ciladas. Então sempre pesquise o nome da companhia no Google e confira o que os consumidores dizem sobre os leilões ofertados.

Outra possibilidade de checar a idoneidade de um organizador de leilões, é o site “Reclame Aqui”, que oferece um excelente históricos de qualidade baseado na avaliação dos clientes. Na plataforma é possível conferir a experiência de outras pessoas e obter mais informações para se precaver.

2. Certifique-se que o site é legitimo

Uma ação recorrente dos golpistas é copiar o nome e a plataforma de sites legítimos que organizam leilões, e realizar pequenas alterações no endereço virtual (URL). Erros de digitação ou uma URL que não siga o padrão, são sinais de alertas.

Por isso, desconfie de links enviados através das redes sociais, como por exemplo, WhatsApp ou Telegram. Em caso de dúvidas, sempre procure o site oficial no Google e confira as redes oficiais das empresas.

3. Cuidado com pagamento adiantado

O pagamento do item arrematado em leilão é feito à vista pelo consumidor após a realização da compra. Existem somente duas formas legais de pagamento: no caso de leilões extrajudiciais é através de boleto e em um leilão judicial, por meio de uma guia judicial.

Em todos os casos, os documentos são emitidos pelo leiloeiro e enviados ao arrematante no prazo descrito no edital. Nos leilões oferecidos pela Copart todos os leiloeiros são oficiais, qualificados e devidamente registrados na Junta Comercial do estado de atuação.

Dessa forma, desconfie de pregões que oferecem o Pix ou outras formas de pagamento. Evite cair nesses golpes e pagar por um produto que não receberá.

4. Desconfie de preços muito abaixo daqueles praticados pelo mercado

Não existe milagre. As ofertas de leilões já são naturalmente mais atrativas que a compra de um veiculo 0KM ou seminovo. Se encontrar oportunidades com preços muito abaixo dos praticados pelo mercado, desconfie.

Mesmo com as ofertas praticadas em pregões, não é possível adquirir um veículo Volvo XC60 Recharge, por valores como 4 mil reais. Logo, preços absurdamente fora do normal devem acender sinais de alerta. Tome muito cuidado para que uma super oportunidade não se comprove ser uma super furada

5. Confie apenas em empresas comprovadamente idôneas

Na hora de investir suas economias na aquisição de um veículo, prefira empresas solidas e com histórico conhecido no mercado. A Copart, por exemplo, é atualmente a empresa líder em leilões online no mundo todo, incluindo o Brasil. Temos mais de 200 pátios alocados em 11 países na América do Norte, América do Sul, Europa e Oriente-Médio.

A Copart do Brasil vende mais de 60 mil veículos a cada ano, por meio de leilões online e presenciais, em estados de todas as regiões do Brasil.

Para mais informações, visite: Link

Sobre a Copart

A Copart é uma empresa multinacional norte-americana com ações na NASDAQ e presente em onze países nas Américas, Europa e Ásia. No Brasil desde 2012, a atuação da Copart é voltada à organização de leilões extrajudiciais de veículos e mantem 20 pátios em todas as regiões do território nacional.A companhia emprega as mais altas tecnologias e inovação para garantir rápida monetização do bem, menor cycle time (tempo de todo o processo desde a remoção do veículo, chegada no pátio da Copart e venda) e maior rentabilidade tanto para o cliente corporativo, que são seguradoras, financeiras, bancos, empresas e locadoras, como para o consumidor final.

Recentemente, a empresa lançou uma plataforma inédita no mercado, o Venda Meu Carro, que possibilita ao proprietário comercializar qualquer tipo de veículo, desde irrecuperáveis até carros de colecionador. A solução garante que o veículo seja comercializado em até uma semana, de forma ágil, totalmente online e sem grandes burocracias.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE