Dicas úteis para descomplicar a sua reforma

Vai construir ou reformar? Saiba como se prevenir e evitar os inconvenientes comuns durante a obra!

| ASSESSORIA


Uma das sensações mais prazerosas da vida é, sem dúvidas, entrar em um ambiente pós-reforma e ver que tudo ficou exatamente do jeitinho que você planejou. 

Contudo, sabemos que o caminho para alcançar esses resultados nem sempre são fáceis, considerando que construir ou reformar leva tempo, envolve uma boa quantia financeira e uma série de problemas, que costumam surgir para deixar qualquer um de cabelo em pé. 

Durante o processo de obra, é comum passar por certos estresses e, se você faz parte do time que quer evitar ao máximo perder noites de sono pensando em como solucionar os inconvenientes, chegou ao lugar certo. 

Isso porque, reunimos neste conteúdo dicas úteis e soluções inteligentes que vão tornar seu período de reforma muito mais prático e descomplicado. Se interessou? Então continue acompanhando!

O planejamento é a chave do sucesso
Embora seja uma dica óbvia, há quem ainda desconsidere se planejar antes de construir ou reformar, o que pode acabar resultando em muitos problemas em um futuro não tão distante.

Se você não tem experiência com obras, a fase de planejamento é ainda mais indispensável, considerando que será necessário mapear tudo o que deverá ser feito, bem como conhecer os processos para não ser enganado ou evitar surpresas desagradáveis. 

O primeiro passo para iniciar o planejamento é montar um briefing ou um resumo com todas as necessidades do lugar. Considere a rotina dos habitantes da casa, expectativas de orçamento, planos para o futuro e objetivos. 

Nessa etapa, você pode optar tanto por contar com a ajuda de profissionais especializados - como arquitetos, decoradores, dentre outros - quanto dar o pontapé inicial sozinho, utilizando a internet como sua principal aliada. 

Soluções financeiras para construir e reformar sem aperto
Após definir seus objetivos, é hora de identificar a viabilidade financeira para tudo o que planejou. Isso porque, adequar o orçamento é fundamental para as próximas etapas da sua obra e vai nortear o andamento da reforma. 

Caso identifique que o planejado excede a quantia que você tem disponível, existem soluções criadas especialmente para esse tipo de demanda, como o consórcio para reformas. 

Trata-se de uma alternativa que funciona por meio de parcelas e prazo de pagamento fixados em contrato e, ao término do prazo, o valor total fica disponível para que você consiga realizar a reforma sem apertos, juros e outros problemas financeiros. 

Bons profissionais fazem a diferença 
Contar com o auxílio de bons profissionais, certamente, é uma das principais formas de minimizar os inconvenientes durante a reforma. 

Isso porque, a experiência, o comprometimento, a dedicação dos prestadores de serviço fazem toda diferença no resultado final da obra, garantindo que tudo saia conforme o planejado. 

Essa regra vale para escolha da mão de obra, arquitetos, decoradores e outros profissionais que possam ser necessários para o seu projeto.

Use as redes sociais a seu favor
Nada melhor do que aprender com os erros e acertos de outras pessoas, não é mesmo? 

Para isso, você pode muito bem usar a internet a seu favor, uma vez que a cada dia surgem novos perfis voltados para compartilhar suas experiências, inspirações e o dia a dia de suas reformas. 

No Instagram e TikTok, é possível encontrar influenciadores que abordam o tema de diversas formas diferentes, que vão desde linguagem mais técnica a temas mais descontraídos que vão te auxiliar a lidar com a obra de uma forma mais leve e até divertida. 

Erros que podem ser evitados
Embora não seja possível prever todos os problemas que virão com a reforma, existem sim alguns erros comuns que podem ser evitados se identificados previamente. 

Ambientes não funcionais, materiais inapropriados para o local escolhido, falta ou excesso de pontos de energia, caimento inadequado de água, desníveis no piso e problemas hidráulicos são alguns dos pontos de atenção em uma construção ou reforma. 

Considere avaliá-los antes mesmo de iniciar a obra, criando uma espécie de checklist para nada passe despercebido e você tenha um controle maior sobre as questões mencionadas.

Soluções inteligentes são a melhor saída
Ainda que seja feito todo um planejamento e um acompanhamento meticuloso da obra, existem certos incômodos que, infelizmente, não podem ser evitados. 

Bagunça, sujeira e até mesmo a perda de móveis e outros objetos são comuns durante o período de reforma e, embora não possam ser eliminados, existe uma forma de reduzir seus impactos. 

Soluções como as oferecidas pelos guarda-tudos, são, de fato, uma das melhores saídas para minimizar a desorganização em casa e ainda evitar que seus móveis e objetos favoritos se percam no processo. 

Isso porque, a possibilidade de encontrar uma empresa de self storage em pinheiros, ou na região mais próxima da sua casa para armazenar os itens durante a reforma é economicamente viável e indicada para reduzir um pouco a bagunça. 



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE