Entrevista com Marcelo Prata, CEO da Resale

O maior outlet online de imóveis retomados do Brasil; Aqui você encontra um portal de oportunidades incríveis e descomplicado.

| ASSESSORIA


Marcelo Prata. Foto Divulgação

Como funciona o sistema de compras da Resale? É virtual ou presencial?

Marcelo Prata - O sistema de compras da Resale é 100% digital, isso significa que desde a proposta até a efetivação do negócio tudo é feito de forma eletrônica. Além da venda direta, onde o próprio cliente realiza a compra pelo nosso site, também atuamos com corretores de imóveis e imobiliárias credenciadas.

Todos os imóveis oferecidos são os que foram retomados por falta de pagamento ou desistência  do comprador original?

MP - Comercializamos imóveis retomados em operação de financiamento pelo mercado financeiro,  ponta de estoque de incorporadoras que precisam desovar seu estoque, até patrimônios e bens do governo e de grandes empresas que estão em processo de desmobilização do patrimônio.Todos eles de alguma forma retornam para o mercado gerando oportunidade de renda, de emprego para pequenos prestadores de serviços, e evitando assim a depreciação e desvalorização dos ativos ao redor desses imóveis. Acaba-se tendo uma prática de ESG, mas o espectro desses imóveis vai além do mercado financeiro, permitindo que as empresas consigam desmobilizar patrimônio, colocando dinheiro no caixa.  

Os interessados participam de um leilão ou podem negociar diretamente o imóvel pretendido?

MP -O processo de compra na plataforma pode acontecer de três formas: 

Por meio de leilão. Hoje temos mais de 50 leiloeiros cadastrados no Brasil todo. Nessa modalidade, o cliente localiza o imóvel no nosso site, mas participa do leilão no site do leiloeiro. 
Temos as vendas por meio de Imobiliárias e Corretores parceiros. São mais de 1000 parceiros cadastrados nesta categoria em todo o Brasil. Nesse processo são eles que fazem a venda e trazem o cliente para nossa plataforma
E também a venda direta, que representa 56% das nossas vendas na plataforma. Nessa modalidade o cliente localiza o imóvel e disponibilizamos todas as informações sobre o que está envolvido naquela compra e quais seus riscos. Também é permitido fazer visita em imóveis que estejam desocupados e cuidamos desse processo.

Independente da modalidade o cliente faz a proposta de forma 100% eletrônica em nossas plataformas e todo o processo é feito por nós junto aos vendedores. Isso envolve desde a formalização do contrato de compra e venda, a formalização e registro em todo o Brasil.  

Qual o papel da Resale nessa negociação?

MP -A Resale funciona como um marketplace, conectando imóveis, clientes interessados na compra, canais de venda e vendedores. Nosso papel é trazer ao mercado imóveis que antes somente eram comprados por investidores experientes. Além disso, cuidamos de todo o processo de negociação e formalização posterior da venda com os vendedores, garantindo segurança, agilidade ao processo de compra, e, na maior parte dos casos, assumindo também o processo de escrituração e registro dos imóveis em todo o Brasil.

Hoje em dia, a precaução é palavra-chave em qualquer operação. De que forma o comprador recebe garantias e qual a segurança oferecida?

Realmente, especialmente na compra de um imóvel, toda e qualquer precaução é sempre bem-vinda. Na Resale nós asseguramos que os imóveis disponibilizados para venda tenham a sua procedência garantida pelos próprios vendedores. Além disso, como o processo de compra é realizado de forma digital em nossas plataformas, isso garante que tenhamos 100% de controle sobre quem está comprando e em quais condições, isso permite que os compradores tenham total transparência sobre os valores que estão sendo cobrados e evita fraudes.

De qualquer maneira, comprar imóveis sempre exige a necessidade de buscar assessoria jurídica de advogados de confiança para que se saiba quais os riscos envolvidos. Outro ponto de atenção é sobre eventuais dívidas que recaiam sobre o imóvel e, por esse motivo, a Resale apresenta em seu site esse tipo de informação, entre outras, além dos documentos do imóvel para consulta prévia.