Leia Coluna do Jonas desta segunda, 05

| REDAçãO


Jonas Alves da Silva (Silva Junior). Foto: Divulgação

Dourados, 05 de Setembro 2022 –Dia da Amazônia. Dia Nacional de Conscientização e Divulgação da Fibrose Cística. Dia do Oficial de Farmácia do Brasil. Aniversário da Emancipação do Amazonas. Dia Internacional da Caridade. Dia da Raça. Dia do Irmão.

Pensamento: "O sábio não é o homem que fornece as verdadeiras respostas; é quem faz as verdadeiras perguntas."

Musica: Diana - Carlos Gonzaga – Indicação Mateus Gnutzman - https://www.youtube.com/watch?v=3l88J9srF7E 

Niver: Marco Aurelio, Johnis Faker Naglis, Paulo Conrado, Ivanildo Lima da Silva, Jairo Brentan Pimenta - Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios. Salmos 90:12

Uma obra marcante

Uma antiga reivindicação de vários segmentos da comunidade douradense finalmente é concretizada: a construção  do viaduto do Trevo do DOF, no prolongamento da Avenida Coronel Ponciano,  no cruzamento com a BR-163.

Na sexta-feira (2), o trânsito naquele local foi liberado para veículos, ciclistas e pedestres. No início da semana, o trânsito havia sido liberado apenas na pista baixa do túnel. Portanto, Dourados, finalmente, ganha uma importante (e marcante) obra que contribuirá para diminuir os acidentes que causaram muitas mortes naquele ponto da cidade.

União faz a força

Com a conclusão da obra, muita gente está querendo ser o “pai do túnel do DOF”, principalmente no setor político.

No entanto, vale lembrar que a luta para a concretização da obra foi fruto da união  da comunidade douradense em torno desse importante benefício, incluindo a imprensa. A GazetaMS também sempre cobrou providências dos órgãos competentes para a realização desse sonho.

Ação municipalista

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) prometeu e cumpriu juntamente com outros parceiros (CCR/MS) a promessa para a implantação do viaduto, atendendo o anseio da comunidade douradense.

Com isso, Dourados ganhou mais uma importante obra do governo municipalista de Azambuja.

Transparência

Na edição 2022 do Ranking da Transparência do Poder Judiciário, realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS), alcançou o primeiro lugar dentre todos os 93 tribunais de seis segmentos do Poder Judiciário (Conselho, Eleitoral, Estadual, Federal, Militar e Superior) por cumprir 100% dos quesitos exigidos, juntamente com outros 13 Tribunais, sendo 5 Tribunais de Justiça e 9 TREs.

O presidente do TRE-MS, desembargador Paschoal Carmello Leandro, comemorou a conquista: “fornecer à sociedade informações de forma clara e objetiva nos permitiu conquistar essa excelente colocação, tendo a dedicação de nossos servidores e magistrados contribuído sobremaneira para que o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul alcançasse esse formidável desempenho”.

Mesários (1)

Para as Eleições Gerais de 2022, quase 1,8 milhão de mesários foram nomeados para comparecer às seções eleitorais no primeiro turno, que acontece no dia 2 de outubro e, em eventual segundo turno, no dia 30 do mesmo mês.

No Canal do Mesário (no site do TSE), há informações detalhadas para quem vai trabalhar no pleito, incluindo o Manual do Mesário e o Guia Rápido do Mesário; e, nesta matéria, você pode conferir como é o dia a dia desse colaborador fundamental para o bom andamento da eleição.

Mesários (2)

Toda seção eleitoral conta com quatro mesários, e cada um tem uma função específica: presidente, 1º mesário, 2º mesário e secretário.

Para conhecer as atribuições de cada cargo, é preciso realizar o treinamento pelo App Mesário, que deve ser concluído até 1º de outubro.

Voto em trânsito (1)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu 332.548 requerimentos de eleitoras e eleitores para voto em trânsito no primeiro turno das Eleições Gerais de 2022. Para um eventual segundo turno, 314.804 pessoas também realizaram o pedido.

 Em um comparativo com as Eleições Gerais de 2018, os números representam um crescimento de 278% com relação ao primeiro turno, quando foram feitas 87.979 solicitações, e de 277% com relação à segunda etapa do pleito, que registrou 83.494 pedidos.

Voto em trânsito (2)

Para o público geral, o prazo para requerimento, alteração ou cancelamento da habilitação para votar em trânsito ou em seção distinta da origem nas Eleições 2022 terminou no dia 18 de agosto.

Já para militares, guardas municipais, agentes de trânsito e pessoas convocadas para apoio logístico, entre outros – conforme previsto nos artigos 52 e 28 da Resolução TSE nº 23.669/2021 –, a data-limite foi estendida até 26 de agosto.

Polêmica

Ontem (4), o piso salarial da enfermagem foi suspenso em caráter liminar (provisório) pelo ministro Luís Roberto Barroso do Supremo Tribunal Federal (STF). Ele deu 60 dias para que governo federal, estados, Distrito Federal e entidades do setor prestem informações sobre impacto financeiro, riscos de demissões e possível redução na qualidade do serviço prestado.

A decisão de Barroso foi dada em ação movida pela CNSaúde (Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos e Serviços).

Telefones úteis em Dourados

Quantas vezes a gente já precisou fazer uma ligação de emergência, mas não lembrou ou não sabia o número do telefone. Pensando nisso, a Gazeta MS publica alguns números que, se for preciso, serão facilmente encontrado.

Anota aí:

Polícia Militar: 190

Bombeiros: 193

Guarda Municipal: 199 e 153

Polícia Rodoviária Federal (PRF): 191

Polícia Rodoviária Estadual (PRE): 198

SAMU: 192        

Polícia Civil - SIG (67) 3411-8080

Aeroporto (67) 3411-7936

Utilidade Publica

O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Logo publicaremos outros números de emergência. 

[email protected] 



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE