Mercado de franquias no Centro-Oeste cresce 14,4% no 2º Tri de 2022 e atrai diversas redes para a região

| ASSESSORIA


O franchising brasileiro acelerou sua trajetória de recuperação no segundo trimestre deste ano frente a igual período de 2021. Com um faturamento 16,8% maior, o setor manteve sua resiliência frente um cenário com inflação mais elevada e incertezas macroeconômicas, ao mesmo tempo em que superou em 11,4% o faturamento nominal do 2º tri de 2019.

Já no Centro-Oeste o cenário é semelhante ao restante do País. O mercado de franquias na Região faturou mais de R$ 4,6 bilhões no segundo trimestre de 2022, um aumento de 14,4% em relação ao mesmo período do ano anterior. Além disso, o número de unidades de franquia nos três estados e no Distrito Federal (DF) cresceu 8,2%, chegando a 15.900 mil operações.

Para a diretora da Regional Centro-Oeste da ABF, Claudia Vobeto, o mercado de franquias da Região é de grande representatividade. “O Centro-Oeste tem inúmeras oportunidades para o empreendedorismo e em especial para o mercado de franquias. A economia local tem atraído muitas redes para abrirem operações franqueadas. Temos muito campo para crescer com diversas oportunidades de negócios”, declara a executiva.

Os segmentos de Saúde, Beleza e Bem-Estar, Alimentação, Moda e Serviços e Outros Negócios respondem pela maior parte do faturamento e unidades de franquias da Região, o que demonstra a diversidade e a versatilidade do franchising do Centro-Oeste.

Em linha com estes movimentos, confira abaixo marcas de segmentos variados com planos de expansão representativos no Centro-Oeste.

5àsec

Fundada na França, a 5àsec possui atualmente mais de 1.800 operações em todo o mundo. No Brasil desde 1994, a marca conta com mais de 500 pontos de venda em solo brasileiro, sendo a maior rede de lavanderias no País. Com expansão planejada para a região Centro-Oeste, a franquia espera abrir 20 unidades, sendo 15 destinadas aos estados de Goiás e Distrito Federal. As futuras implantações irão gerar, em média, R$ 7 milhões de investimento para a Região, que hoje conta com 35 pontos de vendas. Atualmente, a marca disponibiliza seis modelos de negócios com investimentos a partir de R$ 100 mil, além do formato de virada de bandeira.

Água Doce Sabores do Brasil

Há mais de 30 anos no mercado de Food Service, a Água Doce Sabores do Brasil é conhecida por oferecer pratos e porções da culinária brasileira. Atualmente com 80 restaurantes no País, a rede mira sua expansão para o Centro-Oeste. Para a Região, a marca planeja implantar uma operação em todas as capitais e em cidades acima de 100 mil habitantes. Os estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso já contam com unidades da Água Doce, totalizando nove endereços, sendo que a cidade de Rondonópolis irá ganhar a terceira loja em setembro. A franquia oferece três modelos de negócios, sendo eles: Master, Express e Delivery.

Casa do Construtor

Atualmente, com 500 unidades, sendo 496 no Brasil e quatro no Paraguai, a Casa do Construtor -- maior rede franqueadora de locação de equipamentos para construção civil e soluções para o dia a dia da América Latina -- está com planos de expansão bem desenhados, destacando o Centro-Oeste. Estudos de mercado realizados pela empresa preveem que a Região comporta 179 unidades, sendo 75 em Goiás, 57 no Mato Grosso e 47 no Mato Grosso do Sul. Inicialmente, as cidades-alvo são Goianésia, Goiânia e região metropolitana; além de Cáceres e Alta Floresta, no Mato Grosso.

Divino Fogão

Com a proposta de levar aos consumidores uma culinária comfort food, que remete à nostalgia de receitas preparadas em casa por avós e pais levando o sabor da fazenda, o Divino Fogão, atualmente com 199 pontos de vendas, mira nos estados do Centro-Oeste para ampliar o acesso da população a este tipo de alimentação. Somente no primeiro semestre deste ano, a rede abriu uma nova operação em Sinop, no Mato Grosso do Sul, e uma cozinha invisível em Goiânia, capital de Goiás. Ainda em 2022, a marca planeja avançar na Região com a abertura de oito pontos de venda de restaurantes destinados aos shopping centers e de dark kitchen exclusivas para atendimento via delivery.

iGUi e TRATABEM

A maior fabricante e comercializadora global de piscinas produzidas em poliéster reforçado com fibra de vidro (PRFV), iGUi, pretende abrir seis novas unidades no Centro-Oeste até o início do segundo semestre de 2023. Entre as principais cidades de interesse estão Goiânia, Brasília e Cuiabá, com previsão de investimento de mais de R$ 10 milhões.

Integrante da mesma Rede, a TRATABEM é uma empresa pioneira na especialização em limpeza, assistência técnica, manutenção e venda de produtos para todos os tipos de piscinas e na formação de profissionais credenciados, treinados e especializados no tratamento de água, por meio de cursos específicos. No que se refere à expansão para a Região Centro-Oeste, a marca pretende abrir 20 unidades até o início do segundo semestre de 2023. Com previsão de investimentos da ordem de R$ 1 milhão, as cidades-alvo são Campo Grande, Dourados, Jardim, Bonito e Nova Andradina, no Mato Grosso do Sul; Cuiabá, Rondonópolis, Primavera do Leste, Lucas do Rio Verde e Sorriso, no Mato Grosso; Goiânia, Rio Verde e Anápolis, em Goiás, e Brasília, no Distrito Federal

Oral Sin

Fundada em 2004, no Paraná, a Oral Sin é a maior rede de franquias de implantes dentários do País e, desde 2009, atua no segmento de franquias. A Oral Sin faturou R$ 456,8 milhões neste primeiro semestre de 2022, um crescimento de 46% comparado com o ano anterior. Atualmente, são mais de 500 unidades, em operação, distribuídas por todas as regiões brasileiras. No Centro-Oeste, a Oral Sin já conta com 56 unidades em operação. O planejamento é ter mais 50 clínicas até o fim de 2023, com um investimento de mais de R$ 30 milhões.

Pioneira na adoção de tecnologias digitais ligadas à odontologia, além dos implantes, a Oral Sin também oferece atendimento clínico em geral, próteses dentárias, estética dental com atendimento odontológico humanizado e de excelência, e acolhimento, respeito, carinho estão entre seus pilares.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE