Leia Coluna do Jonas desta quarta-feira, 31

| REDAçãO


Jonas Alves da Silva (Silva Junior). Foto: Divulgação

Dourados, 31 de Agosto 2022 – Dia de São Raimundo Nonato. Dia Internacional do Blog. Dia do Nutricionista.

Pensamento: "Não acumule o que escurece a alma e amarela o sorriso. Acumule o que perfuma a vida."

Musica: Onde quer que eu vá - paralamas do Sucesso – Inidcação Mateus Gnutzman - https://www.youtube.com/watch?v=ZZmOVlCSCt8 

Niver: Adimilson Lucio de Oliveira, Heleno Leite de Oliveira, Aurelo Rolim Rocha, Elias Carvalho de Aragão - Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios. Salmos 90:12

Fonplata

Foi aprovado nesta terça-feira (30), por unanimidade, pela Comissão de Assuntos Econômicos – CAE, o parecer do senador Nelsinho Trad, pela contratação de recursos de U$ 50 milhões, sendo U$ 40 milhões do Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata – Fonplata, mais U$ 10 milhões de contrapartida ao financiamento internacional, a serem utilizados pelo Programa de Desenvolvimento de Dourados/MS, o Desenvolve Dourados, em investimentos no Município.

Acelerando

Depois da aprovação da mensagem nº 54, de 2022, encaminhada pela Presidência da República ao Senado Federal no dia 19, o senador Nelsinho Trad pediu ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, para que essa votação ocorresse ainda na parte da tarde, por ser um marco no desenvolvimento da maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul, pedido atendido de imediato.

Agradecimento

O prefeito Alan Guedes, que acompanhou a votação em Brasília comemorou e agradeceu ao senador. "É um dia especial, desde o início desse processo, com autorização legislativa da Câmara Municipal, todas as informações de caráter financeiro e fiscal equilibradas, chegamos ao Senado que é o termo final para a contratação do Programa do Desenvolvimento de Dourados", explicou em gravação para as redes sociais.

Aplicação

O financiamento vai permitir a promoção de melhorias na qualidade de vida da população por meio de ações em saneamento, meio ambiente, mobilidade e desenvolvimento urbano, infraestrutura administrativa e fortalecimento institucional no município de Dourados. Os investimentos serão aplicados majoritariamente em investimentos em infraestrutura, drenagem e asfaltamento, mas também em desenvolvimento institucional, cultural, aos povos indígenas.

Trevo

Depois de vários protestos e chiadeira de toda parte, gente machucada, mortes e toda sorte de descaso, as obras do Trevo do DOF também denominado Trevo da Morte chegam à fase final. Falta muito pouco para ser inaugurado em Dourados o viaduto. Essa semana, quem trafega pela BR 163 sentido leste/oeste e vice versa tem caminho livre. Dentro de poucos dias todo acesso com a MS 156 estará cem por cento concluído. Bom pra todos!

Geraldo

Por unanimidade, o TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul), em sessão realizada nesta tarde (30/08), deferiu o registro de candidatura do Dr. Geraldo Resende ao cargo de deputado federal nas Eleições 2022, colocando fim a boatos negativos ao ex-secretário de saúde e conhecido no Estado como ‘pai da vacina’, que continua sua campanha eleitoral sem nenhum impedimento jurídico.

Alívio

“Não tinha dúvida dessa decisão. A tese dos adversários cai por terra na medida que há 25 anos não exerço a função de médico na prefeitura de Dourados, sempre atuando em prol da coletividade nos mandatos exercidos por vontade popular, e tendo como marca de uma vida pública ilibada o trabalho e a honestidade”, afirmou aliviado Geraldo Resende.

Reconhecimento

A decisão da corte eleitoral, aconteceu por coincidência no mesmo dia em que foi publicada pesquisa eleitoral na imprensa, que coloca Geraldo Resende como o deputado federal mais votado de Mato Grosso do Sul. A justiça reconheceu que ele se desincompatibilizou do cargo de Secretário de Saúde no prazo estabelecido pela legislação eleitoral e afastou o equivocado argumento de que sua exoneração do cargo de médico no Município de Dourados pudesse comprometer sua elegibilidade.

Bernardo

Carlos Bernardo candidato a deputado federal pelo MDB prepara inauguração do Escritório Político na esquina da Rua Hayel Bon Faker com a Rua Cuiabá, nesta quinta-feira, dia primeiro de setembro. O moço traz André Puccinelli e reunirá amigos e correligionários para, a partir daí, reforçar sua base rumo à Brasília. O QG do Carlos Bernardo fica na antiga PIC.

Adesivaço

Também nesta quinta-feira, Cemar Arnal promove adesivaço e muito barulho na região do Jardim Água Boa para mostrar André Puccinelli, Junior Mochi e Cia. Faltando poucos dias para às eleições (dois de outubro) no primeiro turno, os grupos de apoio vão afinando seus discursos para angariar  o maior número de adeptos possível; quanto mais melhor. É o período efervecente ou como se diz no popular, é o “fervo”.

Transporte Idoso

O Governo Federal, por meio dos Ministérios do Desenvolvimento Regional (MDR) e da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), publicou, nesta terça-feira (26), portaria que regulamenta os procedimentos para o repasse de recursos no âmbito do Auxílio Emergencial à Gratuidade das Pessoas Idosas no Transporte Público Coletivo Urbano. O cadastramento de propostas pelos estados, municípios e pelo Distrito Federal já está aberto e pode ser feito até o dia 9 de setembro na Plataforma +Brasil.

Montante

Serão destinados ao auxílio R$ 2,5 bilhões em recursos da União. O montante servirá, exclusivamente, para o custeio da gratuidade de maiores de 65 anos em sistemas regulares de transporte público coletivo urbano, semiurbano ou metropolitano. Os recursos serão aportados até 31 de dezembro deste ano. A ação foi instituída por meio da Emenda Constitucional n. 123/2022.

Ministra

“O setor de transporte público foi um dos mais afetados da economia em decorrência da pandemia do coronavírus, em razão da diminuição de circulação de pessoas nas cidades. Agora, temos esse auxílio que vai ajudar estados e municípios a enfrentarem essa redução”, destaca o ministro do Desenvolvimento Regional, Daniel Ferreira.

Equilibrio

A execução dos recursos será feita de forma descentralizada, por meio de transferências da União aos órgãos vinculados a ela, às cidades, aos estados e ao Distrito Federal. Os entes federativos serão responsáveis pelo uso e distribuição dos recursos aos prestadores de serviços, observando-se a premissa do equilíbrio econômico-financeiro dos contratos. (Brasil 61)

Arquivamento

No entendimento do Superior Tribunal de Justiça, nada foi provado sobre suposto roubo de propina no governo de Reinaldo Azambuja. Atendendo um pedido do MPF (Ministério Público Federal), a ministra Maria Isabel Gallotti, do STJ (Superior Tribunal de Justiça), determinou o arquivamento do inquérito 1.243, aberto para investigar o governador por propina. O entendimento é de que não há provas contra ele. “Não há qualquer tipo de prova de participação do governador e a relatora decidiu pelo arquivamento”, contou o advogado Gustavo Passarelli. O processo correu sob sigilo.

Filho

Rodrigo Souza e Silva, filho do governador Reinaldo Azambuja, já havia sido absolvido da mesma acusação. Na época, a juíza May Melke Amaral Penteado Siravegna destacou que as provas produzidas durante a instrução processual eram frágeis, os depoimentos recheados de contradições e que a história contada pelos acusadores era difícil de acreditar.

A acusação

Rodrigo foi acusado de mandar roubar o dinheiro de uma suposta propina que seria destinada a José Ricardo Guitti, o Polaco, que estaria chantageando o governo. Segundo essa denúncia, Polaco estaria pedindo mais dinheiro para manter o silêncio sobre o que sabia de um suposto esquema de pagamento de propina ao governador Reinaldo Azambuja pela JBS. O governador Reinaldo Azambuja e o filho Rodrigo Souza e Silva enfatizaram que nunca tiveram nenhuma participação nos fatos, que a denúncia era manifestamente fantasiosa e o andamento do processo comprovou que eles não tiveram nenhuma participação no suposto crime.

Telefones úteis em Dourados

Quantas vezes a gente já precisou fazer uma ligação de emergência, mas não lembrou ou não sabia o número do telefone. Pensando nisso, a Gazeta MS publica alguns números que, se for preciso, serão facilmente encontrado.

Anota aí:

Polícia Militar: 190

Bombeiros: 193

Guarda Municipal: 199 e 153

Polícia Rodoviária Federal (PRF): 191

Polícia Rodoviária Estadual (PRE): 198

SAMU: 192        

Polícia Civil - SIG (67) 3411-8080

Aeroporto (67) 3411-7936

Utilidade Publica

O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Logo publicaremos outros números de emergência. 

[email protected]  



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE