Geral
Leia Coluna do Jonas
| ASSESSORIA
Dourados, 29 de Agosto 2022 - Dia Nacional da Visibilidade Lésbica. Dia Nacional de Combate ao Fumo. Dia de Santa Joana Maria da Cruz.
Dia Internacional contra Testes Nucleares. Dia Internacional do Gamer.
Pensamento: "É importante dizer o que sente. É mais importante ainda sentir o que diz."
Musica: Direto no olhar – Rosana – Indicação Mateus Gnutzman - https://www.youtube.com/watch?v=Rm6xoOKtzRg
Niver: Nailce Gomes, Gho Jho, Ana Paula Ostapenko, Marcio Moura e Danilo Costa - Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios. Salmos 90:12
Atendimento
Nos dias 26 e 27 de agosto, sexta-feira e sábado, estudantes do curso de Direito da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) estiveram no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Jóquei Clube atendendo a população da região em questões que necessitem de assistência jurídica. O atendimento foi efetuado das 8 às 11 horas, nos dois dias, mediante a entrega de senhas.
Equipe
Estavam lá 35 estudantes, orientados pelos professores Daniela Menin e Arthur Ramos do Nascimento e pelo diretor da FADIR, o docente Hermes Moreira Junior. Entre os temas que receberam assistência: Direito de Família – Ação de Alimentos, cumprimento de sentenças de alimentos e Ação de Execução de Alimentos – e Direitos Sociais – Benefício de Prestação Continuada previsto na Lei Orgânica da Assistência Social (BPC/LOAS), auxílio-doença, auxílio-acidente, entre outros.
Address
O CRAS – Jóquei Clube fica neste endereço: rua Alegrete, 169, bairro Jardim Jóquei Clube. Telefone: (67) 3428-5209. E-mail: [email protected], começa a corrida!
Começou nesta sexta (26) e vai até o dia 29 de setembro o horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão.
Enfim, começa a corrida!
O horário eleitoral, apesar da chatice, é uma boa oportunidade principalmente para os eleitores indecisos que, assim, podem analisar as propostas dos candidatos a todos os cargos eletivos. Portanto, o “palanque eletrônico” é bom para candidatos e eleitores.
Pulverização (1)
Os eleitores não podem reclamar da falta de opções para a escolha de seus candidatos preferidos para presidente da República e mesmo para o governo do Estado.
Isso acontece devido à pulverização de candidaturas, muito embora exista a tendência de uma polarização na corrida presidencial.
Pulverização (2)
Oito candidatos disputam o cargo de governador de Mato Grosso do Sul nas eleições de outubro deste ano.
São eles: André Puccinelli (MDB); Eduardo Riedel (PSDB); Marquinhos Trad (PSD); Rose Modesto (União Brasil); Giselle Marques (PT); Capitão Contar (PRTB); Adonis Marcos (Psol); e Magno Souza (PCO).
Pulverização (3)
Doze candidatos disputam as eleições para presidente do Brasil.
São candidatos: Jair Bolsonaro (PL), à reeleição: Luiz Inácio Lula da Silva (PT); Ciro Gomes (PDT); Simone Tebet (MDB); Felipe D’Avila (Novo); José Maria Eymael (Democracia Cristã); Léo Péricles (Unidade Popular); Pablo Marçal (PROS); Roberto Jefferson (PTB); Sofia Manzano (PCB); Soraya Thronicke (União Brasil); e Vera Lúcia Salgado (PSTU).
Disputa para o Senado
Seis candidatos disputam a preferência do eleitorado sul-mato-grossense pela única vaga ao Senado nas eleições de outubro.
São eles: Tereza Cristina (PP); Mandetta (União Brasil); Juiz Odilon (PSD); Professor Tiago Botelho (PT); Anizio Tocchio (Psol); e Jeferson Bezerra (Agir).
Para deputado
São 393 candidatos a deputado estadual que concorrem a 24 vagas na Assembleia Legislativa.
Por outro lado, 159 candidatos a deputado federal concorrem a 8 vagas na Câmara Federal.
“Santinhos”
Os tradicionais “santinhos” já começam a invadir os quintais tanto no centro como na periferia de Dourados.
É a infalível prática de candidatos em busca de assegurar votos.
Corpo a corpo
Em breve o imprescindível corpo a corpo será intensificado em toda a cidade.
Assim como as caminhadas e as reuniões principalmente em empresas e em entidades de classe.
e-Título (1)
Mais de 27 milhões de eleitoras e eleitores emitiram o e-Título, a versão digital do título eleitoral, que substitui o documento em papel e permite, entre outras facilidades, a consulta ao local de votação (zona e seção eleitoral) e a verificação da existência de débitos eleitorais.
Por meio do aplicativo, também é possível justificar a ausência às urnas, bem como emitir certidões de quitação eleitoral e nada consta criminal eleitoral.
e-Título (2)
Pessoas que cadastraram a biometria na Justiça Eleitoral antes da pandemia e têm a fotografia exibida no app poderão utilizar o e-Título como forma de identificação nas Eleições Gerais de 2022.
Atualmente, cerca de 118 milhões de eleitores já possuem as impressões digitais registradas na Justiça Eleitoral, número que corresponde a 75% do eleitorado nacional.
Ouvidoria
Na próxima segunda-feira (29), será realizada, às 16h, a solenidade de instalação da Ouvidoria da Mulher do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS), canal especializado para o recebimento de demandas relativas à violência contra a mulher, sobretudo à violência aos direitos políticos, à igualdade de gênero e à participação feminina na política.
A instalação, decorrente da aprovação da Resolução 787/2022/TRE-MS referendada no último dia 22, acompanha o movimento iniciado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de instalação de ouvidorias especializadas para ampliar os canais de comunicação contra a violência de gênero.
Segurança
A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados deverá enviar, em breve, um ofício ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, alertando para a importância de se garantir a segurança dos servidores da Justiça Eleitoral e dos mesários que vão atuar nas eleições deste ano.
Segundo a Agência Câmara de Notícias, o ofício atende a sugestões apresentadas ao colegiado, na quinta-feira (25), por sindicatos de trabalhadores do judiciário e do Ministério Público Federal e por associações de juízes e de defensores públicos.
Telefones úteis em Dourados
Quantas vezes a gente já precisou fazer uma ligação de emergência, mas não lembrou ou não sabia o número do telefone. Pensando nisso, a Gazeta MS publica alguns números que, se for preciso, serão facilmente encontrado.
Anota aí:
Polícia Militar: 190
Bombeiros: 193
Guarda Municipal: 199 e 153
Polícia Rodoviária Federal (PRF): 191
Polícia Rodoviária Estadual (PRE): 198
SAMU: 192
Polícia Civil - SIG (67) 3411-8080
Aeroporto (67) 3411-7936
Utilidade Publica
O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Logo publicaremos outros números de emergência.
LEIA MAIS
Ministro do Desenvolvimento Agrário recebe reivindicação de ratificação de Renato Câmara
Há 12 horas
Com emenda de Neno Razuk, Ass. Juliano Varela compra instrumentos para Banda Down Rítmica
Há 12 horas