Leia Coluna do Jonas

| ASSESSORIA


Jonas Alves da Silva (Silva Junior). Foto: Divulgação

Dourados, 29 de Agosto 2022 - Dia Nacional da Visibilidade Lésbica. Dia Nacional de Combate ao Fumo. Dia de Santa Joana Maria da Cruz.
Dia Internacional contra Testes Nucleares. Dia Internacional do Gamer.

Pensamento: "É importante dizer o que sente. É mais importante ainda sentir o que diz."

Musica: Direto no olhar – Rosana – Indicação Mateus Gnutzman - https://www.youtube.com/watch?v=Rm6xoOKtzRg 

Niver: Nailce Gomes, Gho Jho, Ana Paula Ostapenko, Marcio Moura e Danilo Costa - Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios. Salmos 90:12

Atendimento

Nos dias 26 e 27 de agosto, sexta-feira e sábado, estudantes do curso de Direito da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) estiveram no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Jóquei Clube atendendo a população da região em questões que necessitem de assistência jurídica. O atendimento foi efetuado das 8 às 11 horas, nos dois dias, mediante a entrega de senhas.

Equipe

Estavam lá 35 estudantes, orientados pelos professores Daniela Menin e Arthur Ramos do Nascimento e pelo diretor da FADIR, o docente Hermes Moreira Junior. Entre os temas que receberam assistência: Direito de Família – Ação de Alimentos, cumprimento de sentenças de alimentos e Ação de Execução de Alimentos – e Direitos Sociais – Benefício de Prestação Continuada previsto na Lei Orgânica da Assistência Social (BPC/LOAS), auxílio-doença, auxílio-acidente, entre outros.

Address

O CRAS – Jóquei Clube fica neste endereço: rua Alegrete, 169, bairro Jardim Jóquei Clube. Telefone: (67) 3428-5209. E-mail: [email protected], começa a corrida!

Começou nesta sexta (26) e vai até o dia 29 de setembro o horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão.

Enfim, começa a corrida!

O horário eleitoral, apesar da chatice, é uma boa oportunidade principalmente para os eleitores indecisos que, assim, podem analisar as propostas dos candidatos a todos os cargos eletivos. Portanto, o “palanque eletrônico” é bom para candidatos e eleitores.

Pulverização (1)

Os eleitores não podem reclamar da falta de opções para a escolha de seus candidatos preferidos para presidente da República e mesmo para o governo do Estado.

Isso acontece devido à pulverização de candidaturas, muito embora exista a tendência de uma polarização na corrida presidencial.

Pulverização (2)

Oito candidatos disputam o cargo de governador de Mato Grosso do Sul nas eleições de outubro deste ano.

São eles: André Puccinelli (MDB); Eduardo Riedel (PSDB); Marquinhos Trad (PSD); Rose Modesto (União Brasil); Giselle Marques (PT); Capitão Contar (PRTB); Adonis Marcos (Psol); e Magno Souza (PCO).

Pulverização (3)

Doze candidatos disputam as eleições para presidente do Brasil.

São candidatos: Jair Bolsonaro (PL), à reeleição: Luiz Inácio Lula da Silva (PT); Ciro Gomes (PDT); Simone Tebet (MDB); Felipe D’Avila (Novo); José Maria Eymael (Democracia Cristã); Léo Péricles  (Unidade Popular); Pablo Marçal (PROS); Roberto Jefferson (PTB);  Sofia Manzano (PCB); Soraya Thronicke (União Brasil); e Vera Lúcia Salgado (PSTU).

Disputa para o Senado

Seis candidatos disputam a preferência do eleitorado sul-mato-grossense pela única vaga ao Senado nas eleições de outubro.

São eles: Tereza Cristina (PP); Mandetta (União Brasil); Juiz Odilon (PSD); Professor Tiago Botelho (PT); Anizio Tocchio (Psol); e Jeferson Bezerra (Agir).

Para deputado

São 393 candidatos a deputado estadual que concorrem a 24 vagas na Assembleia Legislativa.

Por outro lado, 159 candidatos a deputado federal concorrem a 8 vagas na Câmara Federal.

“Santinhos”

Os tradicionais “santinhos” já começam a invadir os quintais tanto no centro como na periferia de Dourados.

É a infalível prática de candidatos em busca de assegurar votos.

Corpo a corpo

Em breve o imprescindível corpo a corpo será intensificado em toda a cidade.

Assim como as caminhadas e as reuniões principalmente em empresas e em entidades de classe.

e-Título (1)

Mais de 27 milhões de eleitoras e eleitores emitiram o e-Título, a versão digital do título eleitoral, que substitui o documento em papel e permite, entre outras facilidades, a consulta ao local de votação (zona e seção eleitoral) e a verificação da existência de débitos eleitorais.

Por meio do aplicativo, também é possível justificar a ausência às urnas, bem como emitir certidões de quitação eleitoral e nada consta criminal eleitoral.

e-Título (2)

Pessoas que cadastraram a biometria na Justiça Eleitoral antes da pandemia e têm a fotografia exibida no app poderão utilizar o e-Título como forma de identificação nas Eleições Gerais de 2022.

Atualmente, cerca de 118 milhões de eleitores já possuem as impressões digitais registradas na Justiça Eleitoral, número que corresponde a 75% do eleitorado nacional.

Ouvidoria

Na próxima segunda-feira (29), será realizada, às 16h, a solenidade de instalação da Ouvidoria da Mulher do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS), canal especializado para o recebimento de demandas relativas à violência contra a mulher, sobretudo à violência aos direitos políticos, à igualdade de gênero e à participação feminina na política.

A instalação, decorrente da aprovação da Resolução 787/2022/TRE-MS referendada no último dia 22, acompanha o movimento iniciado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de instalação de ouvidorias especializadas para ampliar os canais de comunicação contra a violência de gênero.

Segurança

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados deverá enviar, em breve, um ofício ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, alertando para a importância de se garantir a segurança dos servidores da Justiça Eleitoral e dos mesários que vão atuar nas eleições deste ano.

Segundo a Agência Câmara de Notícias, o ofício atende a sugestões apresentadas ao colegiado, na quinta-feira (25), por sindicatos de trabalhadores do judiciário e do Ministério Público Federal e por associações de juízes e de defensores públicos.

Telefones úteis em Dourados

Quantas vezes a gente já precisou fazer uma ligação de emergência, mas não lembrou ou não sabia o número do telefone. Pensando nisso, a Gazeta MS publica alguns números que, se for preciso, serão facilmente encontrado.

Anota aí:

Polícia Militar: 190

Bombeiros: 193

Guarda Municipal: 199 e 153

Polícia Rodoviária Federal (PRF): 191

Polícia Rodoviária Estadual (PRE): 198

SAMU: 192        

Polícia Civil - SIG (67) 3411-8080

Aeroporto (67) 3411-7936

Utilidade Publica

O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Logo publicaremos outros números de emergência. 

[email protected]     



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE