Dia 20 de Agosto - dia do Maçon.

| ASSESSORIA


Em francês significa pedreiro, membro da maçonaria, o termo é uma versão em português de maçonaria por extensão, significa "associação de pedreiros".
É uma entidade filantrópica, sociedade discreta em que as ações são reservadas apenas àqueles que dela participam. Remontam às antigas fraternidades de pedreiros a partir do final do século XIV.
Na maçonaria existem os três níveis, de aprendiz, companheiro e mestre.
A loja mais antiga de Dourados pertence à Grande Loja Maçônica de Mato Grosso Sul, a Antonio João no. 5, localizada na rua Cuiabá, 2.113, Jardim São Pedro.
Inicialmente foi instalada na antiga Rua Rio Grande do Sul, no quarteirão do edifício Adelina Rigotti, logo após.
Para ingressar nela não há distinção de credo religioso e assim somente ao ateu, afinal o membro tem que crer no GADU - Grande Arquiteto do Universo.
Em Dourados temos várias lojas, uma delas leva o nome de 20 de Agosto que pertence ao Grande Oriente de Mato Grosso.
Matéria publicada no Jornal O Progresso edição número 201 de 27/03/1955, abaixo que noticia a instalação da Loja Maçônica Antonio João numero 05 em Dourados.
No dia 19 de agosto de 1989 ingressei na loja Maçônica Orvalho de Hermon n. 51, fundada por oito irmãos egressos da Loja Maçônica Antônio João:
Anis Faker, falecido; Edgar Xavier de Matos, falecido; Esaú Nogueira Peres, 78 anos; Hildo Torales, 91anos; José Altino dos Santos e José Câmara, falecidos; Osvaldo Brusqui Machado, 85 anos; Rubens Luiz Azambuja, 77 anos e Saenes Melo, 75 anos.
No dia 17, antes de ontem na Câmara de Vereadores houve uma homenagem a membros de Lojas da cidade.
Infelimente se esqueceram de homenagear o mais idoso deles, Hildo Torales.