Leia Coluna do Jonas desta quarta, 17

| ASSESSORIA


Jonas Alves da Silva (Silva Junior). Foto: Divulgação

Dourados, 17 de Agosto 2022 - Dia de São Jacinto. Dia do Patrimônio Histórico. Dia Nacional da Construção Social.

Pensamento: Lembre-se : a opinião dos outros tem o valor que você der."

Musica: 500 Miles - Johnny Rivers – Indicação Mateus Gnutzman

Niver: Eudelio Almeida, Sidinei Sid Maq, Kim Araujo de Meneses, Jonas Stelman, Katia Morel, Hung Nguyen - Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios. Salmos 90:12

Agora é prá valer

Oito candidatos disputam o cargo de governador de Mato Grosso do Sul nas eleições de outubro deste ano.

São eles: André Puccinelli (MDB); Eduardo Riedel (PSDB); Marquinhos Trad (PSD); Rose Modesto (União Brasil); Giselle Marques (PT); Capitão Contar (PRTB); Adonis Marcos (Psol); e Magno Souza (PCO).

Disputa para o Senado

Seis candidatos disputam a preferência do eleitorado sul-mato-grossense pela única vaga ao Senado nas eleições de outubro.

São eles: Tereza Cristina (PP); Mandetta (União Brasil); Juiz Odilon (PSD); Professor Tiago Botelho (PT); Anizio Tocchio (Psol); e Jeferson Bezerra (Agir).

Para deputado

São 393 candidatos a deputado estadual que concorrem a 24 vagas na Assembleia Legislativa.

Por outro lado, 159 candidatos a deputado federal concorrem a 8 vagas na Câmara Federal.

Para presidente

Doze candidatos disputam as eleições para presidente do Brasil, confome pedidos de registro de candidaturas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

São candidatos: Jair Bolsonaro (PL), à reeleição: Luiz Inácio Lula da Silva (PT); Ciro Gomes (PDT); Simone Tebet (MDB); Felipe D’Avila (Novo); José Maria Eymael (Democracia Cristã); Léo Péricles  (Unidade Popular); Pablo Marçal (PROS); Roberto Jefferson (PTB);  Sofia Manzano (PCB); Soraya Thronicke (União Brasil); e Vera Lúcia Salgado (PSTU).

Posse no TSE

O ministro Alexandre de Moraes tomou posse como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta terça-feira (16), em sessão solene. Na mesma ocasião, o ministro Ricardo Lewandowski foi empossado vice-presidente da Corte Eleitoral. A cerimônia teve transmissão ao vivo pelo canal do TSE no YouTube e pela TV Justiça.

Os dois ministros foram eleitos para os cargos no dia 14 de junho. Eles serão responsáveis por conduzir as Eleições Gerais de 2022. Nos últimos seis meses, o TSE foi presidido pelo ministro Edson Fachin.

Plateia

A cerimônia foi acompanhada pelo presidente Jair Bolsonaro e pelos presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, do Senado, Rodrigo Pacheco, do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, e diversas autoridades dos Três Poderes. Cerca de 2 mil pessoas foram convidadas. 

Os candidatos à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) também estiveram presentes. Candidato à reeleição, Bolsonaro compareceu na condição de presidente da República. 

Ex-presidentes

Os ex-presidentes José Sarney, Michel Temer e Dilma Rousseff também foram à posse. 

Segundo o TSE, o convite a ex-presidentes da República é um procedimento de praxe nas posses realizadas pela Corte. 

Ao vivo

O critério para eleição de Moraes, realizada em junho, foi simbólico. Antes de ser empossado, o ministro ocupava o cargo de vice-presidente e seria o próximo a assumir o posto conforme regras de antiguidade entre os membros do Supremo Tribunal Federal (STF) que compõem o TSE. 

Moraes é formado pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (Turma de 1990) e possui doutorado em Direito do Estado pela mesma instituição. Ao longo de sua carreira, atuou como promotor de Justiça e ocupou as funções de secretário de Justiça, de Transportes e de Segurança de São Paulo, além de presidente da Fundação Casa, antiga Febem. 

Mesários

Já está disponível para download na Google Play e na App Store o aplicativo Mesário, desenvolvido pela Justiça Eleitoral (JE) para treinar as pessoas que atuarão nas Eleições Gerais de 2022, marcadas para os dias 2 (primeiro turno) e 30 de outubro (eventual segundo turno).

Além de oferecer todas as informações necessárias às mesárias e aos mesários que auxiliarão a JE no pleito geral, a nova versão da ferramenta também possibilita a visualização do progresso das aulas e divide os conteúdos por blocos de assuntos.

Mesários (2)

Para utilizar o aplicativo, é preciso se identificar pelo número do título de eleitor. Só quem tiver sido formalmente nomeado para trabalhar nas eleições terá acesso às funcionalidades.

Ao final do treinamento, que deve ser concluído até o dia 1º de outubro, mesárias e mesários poderão emitir um certificado de participação, que será gerado em PDF e virá com um QR Code para possibilitar a validação do documento por meio do Canal do Mesário. A previsão é de que o serviço de autenticação seja disponibilizado até o final desta semana.

Novo local

Os eleitores das seções 322, 359, 366, 374, 396, 405 e 419 da Escola Maria da Conceição Angélica, em Dourados (18ª ZE), localizada na Rua G Três, s/n, Jardim Guaicurus, passarão a votar temporariamente no CEIM Pedro da Silva Mota, localizado ao lado da referida unidade escolar.

A mudança é devida às reformas no prédio e são válidas apenas para as Eleições 2022. No total, 2.547 eleitores serão impactados pela mudança.

Caminhada pela Paz

Diante dos graves e reiterados casos de violência contra a mulher, crianças e adolescentes, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Campo Grande, realiza, no próximo dia 21 (domingo), às 9h, a Caminhada pela Paz. O evento terá lugar entre as Praças Rádio Clube e Ary Coelho, no Centro.

O intuito do encontro é unir vozes pela harmonia e equilíbrio nas relações humanas, além de conscientizar e compartilhar conhecimento e inovação para prevenir e eliminar a violência contra mulheres e crianças em todo o mundo. Trata-se de uma mobilização educativa e de massa, que luta pela erradicação desse tipo de violência e pela garantia dos Direitos Humanos.

Telefones úteis em Dourados

Quantas vezes a gente já precisou fazer uma ligação de emergência, mas não lembrou ou não sabia o número do telefone. Pensando nisso, a Gazeta MS publica alguns números que, se for preciso, serão facilmente encontrado.

Anota aí:

Polícia Militar: 190

Bombeiros: 193

Guarda Municipal: 199 e 153

Polícia Rodoviária Federal (PRF): 191

Polícia Rodoviária Estadual (PRE): 198

SAMU: 192        

Polícia Civil - SIG (67) 3411-8080

Aeroporto (67) 3411-7936

Utilidade Publica

O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Logo publicaremos outros números de emergência. 

[email protected] 



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE