Leia Coluna do Jonas desta terça, 16

| REDAçãO


Jonas Alves da Silva (Silva Junior). Foto: Divulgação

Dourados, 16 de Agosto 2022 – Dia do Filósofo. Dia de São Roque. Aniversário de Teresina

Pensamento: “As palavras de amizade e conforto podem ser curtas e sucintas, mas o seu eco é infindável.” - Madre Teresa de Calcutá

Musica: Na chuva na fazenda – Kid Abelha - https://www.youtube.com/watch?v=9eGYTSX5KuE

Niver: Clauza Zacheu, Marcilo Meireles dos Santos, Erinaldo Biriba, Sandra Regina Zanan, Tereza Santos, Placida Aparecida Lopes, eriobaldo Pimentel, Onde há fumaça - Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios. Salmos 90:12

Rádio Peão

Cresce boato da mudança de um bem colocado deputado estadual para federal, caso pupilo pulasse de lado e assumisse a candidatura feminina ocupante dos primeiros lugares. Como dizem os sábios - manda que pode obedece quem tem juízo -

Casa nova

Em breve será inaugurado o escritório politico número quinze, na esquina da Rua Hayel Bon Faker com Rua Itamarati. Todos os detalhes estão sendo ajustados minuciosamente e a decoração vem sendo tratada com todo carinho do mundo pelo vereador Cemar Arnal e seu staff. O “Escritório 15” fica nas proximidades da Lanchonete Moreninhas. Essa semana, com a papelada toda ok, o espaço será inaugurado no Jardim Agua Boa

Dando o confere

A Procuradoria Regional Eleitoral do TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) fixou prazo de três dias, a contar desta segunda-feira (15), para que o vice-prefeito de Dourados Carlos Augusto Ferreira Moreira, que concorre a deputado federal pelo Podemos, usando como “Dr. Guto”, se manifeste quanto à não informação, no pedido de registro da candidatura, da condição de vice-prefeito no Município.

Obrigatoriedade

A Lei Complementar 64, de 18 de maio de 1990, indica os casos em que ocupantes de cargos públicos são obrigados a desincompatibilizarem das funções que exercem para disputar eleições. Essa situação, no caso do vice-prefeito, visa assegurar que ele não tenha substituído o titular do cargo nos seis meses que antecedem à data das eleições, o que o tornaria inapto à disputa. Guto assumiu a Prefeitura no período de 5 a 12 de março, por ocasião da viagem do prefeito Alan Guedes (PP) aos Emirados Árabes, em comitiva do Sebrae-MS; portanto, não se enquadra no rol de medidas restritivas ao pedido de registro da candidatura. 

Bioceânica

A Prefeitura de Dourados e a Associação Comercial e Empresarial de Dourados – ACED, estão convidando a todos os interessados para participarem da palestra "Dourados na Rota Bioceânica, que acontece no próximo dia 19/08, às 19 horas, no auditório da ACED.

Participantes

O orador principal da palestra será o diplomata João Carlos Parkinson de Castro, do Ministério das Relações Exteriores e os palestrantes serão Demes Brito (Consultor Logístico e Jurídico); Enrique Garcia Alvarez (Diretor do Sistema Portuário do Uruguai); Odilon Trindade Valençoela (Arquiteto Idealizador do Projeto de Ferrovia Internacional FerroGuarani); e Rubia Cynara Khun (Diretora Administrativa e Financeira do Grupo FV Cereais).

Temporal à vista

A Defesa Civil emitiu alerta sobre a mudança do tempo entre a noite e a madrugada desta segunda-feira (15) e ao longo da terça-feira (16), devido ao avanço de uma frente fria de fraca intensidade. De acordo com o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul), a previsão instável é de chuvas e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento entre 50 e 70 km/h, o que pode ocasionar queda de galhos de árvores.

Conselho

No caso de ventos fortes, evite estacionar próximo de outdoor, torres de energias e árvores, já que temos uma cidade bem arborizada. Mantenha a casa fecha, portas e janelas, para evitar a canalização do vento no interior da residência. Desligue os aparelhos elétricos e sempre verifique as condições dos telhados. Em caso de emergência acione a Defesa Civil 199 ou Corpo de Bombeiros 193, indica o coordenador da Defesa Civil de Dourados, Rodrigo Vitorino da Cruz.

Baixa Umidade

Além do risco de fortes ventos, a cidade segue em situação crítica para baixa umidade relativa do ar, atualmente abaixo de 30%. Para aliviar os sintomas do ar seco, a Defesa Civil dá algumas dicas: ingestão de bastante água (cerca de dois litros ao dia), além de sucos naturais e água de coco, também é importante manter a higiene doméstica e evitar o acúmulo de poeira.

O tempo seco, além de incômodo, pode desencadear problemas de saúde como rinite, asma e bronquite. Crianças e idosos são os mais afetados pela baixa umidade do ar, por isso, é necessário atenção especial a esses dois grupos.

Segundo a previsão, a chuva deve amenizar o tempo seco nesta terça-feira (16). O frio está previsto para quinta-feira (18) quando são esperadas temperaturas mínimas entre 9°C e 13°C e máximas de 22°C.

Telefones úteis em Dourados

Quantas vezes a gente já precisou fazer uma ligação de emergência, mas não lembrou ou não sabia o número do telefone. Pensando nisso, a Gazeta MS publica alguns números que, se for preciso, serão facilmente encontrado.

Anota aí:

Polícia Militar: 190

Bombeiros: 193

Guarda Municipal: 199 e 153

Polícia Rodoviária Federal (PRF): 191

Polícia Rodoviária Estadual (PRE): 198

SAMU: 192        

Polícia Civil - SIG (67) 3411-8080

Aeroporto (67) 3411-7936

Utilidade Publica

O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Logo publicaremos outros números de emergência. 

[email protected]  



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE