Grupo que veio do MA para colher algodão em MS vai para isolamento após testes positivos de coronavírus

Trabalhadores estão sendo isolados na região noroeste do estado que concentra 80% da área plantada de algodão no estado.

| G1 / RICARDO FREITAS, G1 MS


A prefeitura de Costa Rica, no noroeste de Mato Grosso do Sul, isolou 15 trabalhadores rurais após eles testarem positivo para a covid-19, nesta segunda-feira (8). O grupo veio do Maranhão, para a colheita do algodão na região, que concentra 80% da área plantada do estado.

Segundo o prefeito Waldeci dos Santos Rosa, todos os trabalhadores de outros estados que chegam ao município estão sendo testados para o coronavírus. Quarenta pessoas de fora de Mato Grosso do Sul já chegaram à Costa Rica para a colheita do algodão, e a expectativa é receber mais 160.

"Eles estão isolados nas próprias fazendas que os contrataram. São empresas grandes que estão dando total estrutura e acompanhamento para essas pessoas. Equipes de saúde também vão diariamente aos locais para ver de perto a situação", disse o prefeito.

Outros 20 trabalhadores estão de quarentena por terem tido contato com os 15 positivados.

Segundo o Município, os testes estão sendo repetidos a cada duas semanas. Mato Grosso do Sul é o quinto maior produtor de algodão do país e deve colher 70 mil toneladas da pluma na safra 2018/19.

A pandemia do novo coronavírus continua crescendo em ritmo exponencial em Mato Grosso do Sul, segundo a secretária estadual de Saúde (SES). Nesta terça-feira (9), foram confirmados no boletim epidemiológico 131 novos casos de covid-19 e o estado atingiu 2.455 casos com 22 mortes.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE