Legislativo
Agosto Cinza chama atenção para a prevenção de incêndios e queimadas
| ALMS
Mato Grosso do Sul vive uma das piores estiagens dos últimos tempos e a consequência é o surgimento de focos de calor e incêndios, principalmente na região do Pantanal. Em 22 de julho, o Governo do Estado declarou situação de emergência nos municípios de Corumbá, Ladário, Miranda, Aquidauana, Porto Murtinho, Sonora, Rio Verde de Mato Grosso, Coxim, Bodoquena, Jardim, Bonito, Anastácio, Corguinho e Rio Negro.
Conforme a interface BDQueimadas/INPE (Satélite NPP 375 tarde), nos meses de junho e julho foram registrados 2.165 focos de calor, sendo que somente em Corumbá ocorreram 977 focos. E a situação pode se agravar, pois o Índice Integrado de Seca (IIS), publicado no Boletim de Impactos de Origem Hidro-Geo-Climático em Atividades Estratégicas para o Brasil nº 43, de 14 de junho de 2022, revela a permanência de condições de seca moderada a severa em Mato Grosso do Sul.
O Centro de Proteção Ambiental do Corpo de Bombeiros informou que no período de 1º de junho a 17 de julho já foram queimados 132.525 hectares em mato Grosso do Sul, sendo 83.175 somente no Pantanal.
Como forma de inserir o cidadão sul-mato-grossense no contexto de conscientização, foi criada a Lei Estadual 5.431, que instituiu o Agosto Cinza. Por meio desta norma, o Poder Executivo, por meio das áreas de Educação, Meio Ambiente e Saúde, e em conjunto com as entidades públicas e privadas, pode realizar campanhas de prevenção e combate aos incêndios e queimadas.
Conforme a Lei Estadual 5.431, durante o mês de agosto poderão ser desenvolvidas ações informativas, educativas, palestras, audiências públicas, seminários, conferências, panfletos explicativos para esclarecer e incentivar a população a combater e prevenir os focos de incêndio e queimadas provocadas em zonas urbanas e rurais.
Se Liga 193
A TV ALEMS exibe em sua grade o programa Se Liga 193, que divulga os serviços e ações realizadas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS).
Cada edição possui cinco minutos de duração e pode ser conferida no canal 9 da Claro Net TV ou no Youtube, no canal oficial da TV Assembleia de Mato Grosso do Sul.
LEIA MAIS
Liandra propõe que Parque Rego D’Água seja ponto de referência para lazer e esporte
Há 4 horas