Futebol
Com capacidade para 80 mil pessoas, estádio da final da Copa será inaugurado em setembro
| GAZETA ESPORTIVA
O maior estádio do Catar e palco da final da Copa do Mundo 2022 vai sediar um evento especial no dia 9 de setembro. O Lusail Stadium, com capacidade para 80 mil pessoas, será palco da “Supercopa Lusail', entre os campeões da Liga Profissional da Arábia Saudita e da Premier League do Egito, seguido por um show especial, cuja principal atração ainda será anunciada.
O Al-Hilal, campeão saudita já tem presença confirmada na partida, enquanto o a Premier League do Egito ainda segue em andamento e não conhece o vencedor.
O local, que está localizado na pioneira cidade Lusail, a 15km ao norte do centro de Doha, sediará partidas durante todas as etapas do Mundial, começando com o primeiro confronto da fase de grupos do Grupo C, entre Argentina e Arábia Saudita, marcado para o dia 22 de novembro. A Seleção Brasileira terá dois jogos no estádio na fase inicial: estreará no Lusail Stadium, no dia 24 de novembro, diante da Sérvia, e fará a última rodada, diante da seleção de Camarões, no dia 2 de dezembro.
O design do estádio é inspirado na interação de luz e sombra que caracteriza uma espécie de lampião. Sua forma e fachada dourada ecoam traços decorativos em tigelas, vasos e outras peças de arte encontradas em todo o mundo árabe e islâmico, durante o surgimento da civilização na região.
Antes de receber partida pela Copa do Mundo, o Lusail Stadium será palco do confronto da Supercopa Lusail. (Foto: Divulgação/ @roadto2022es)
O secretário-geral do Comitê Supremo para Entrega e Legado (SC), Hassan Al Thawadi, comentou sobre a inauguração antes do início do torneio Mundial. 'Mostrar o Lusail Stadium é o marco final em nossa jornada antes do grande pontapé inicial, em 21 de novembro. Este incrível local forma a peça central do nosso torneio e será o foco da atenção do mundo quando sediar a final da Copa do Mundo Fifa Catar 2022, em 18 de dezembro, que também é o Dia Nacional do Catar. Estou orgulhoso que o estádio desempenhará um papel importante durante o torneio e também entregará um legado duradouro para o povo de Lusail e para a comunidade em geral', declarou.
O engenheiro Yasir Al Jamal, diretor-geral do SC, disse: 'O Estádio Lusail é um feito incrível de engenharia. A dedicação e o comprometimento de nossas equipes de projeto, juntamente à excelente colaboração com as partes interessadas em todo o Qatar, ajudaram a entregar um local de onde todo o país e região podem se orgulhar. Gostaria de prestar homenagem a todos que trabalharam tanto para entregar este estádio e prepará-lo para o maior show da Terra'.
Nasser Al Khater, CEO da Copa do Mundo 2022, ressaltou: 'O estádio fornecerá um palco magnífico para a final da Copa do Mundo deste ano, a maior e mais prestigiada partida de futebol do planeta. No que diz respeito aos preparativos para a Copa do Mundo da Fifa, esta é a peça final do quebra-cabeça. Os fãs podem esperar uma experiência memorável e acolhedora quando chegarem ao Qatar para a primeira Copa do Mundo no Oriente Médio e no mundo árabe. Sediar esta partida de prestígio no Lusail Stadium nos dará uma grande oportunidade de testar a prontidão do local e os diversos planos operacionais que colocamos em prática'.
LEIA MAIS
ELEIÇÕES 2024: disputa nas capitais do Centro-Oeste será decidida em segundo turno
Há 21 horas
Corpo de pescador desaparecido no Rio Ivinhema é encontrado após dois dias de buscas
Há 22 horas