Geral
Conheça os sintomas menos conhecidos de um ataque cardíaco, como o que provocou a morte de dentista em MS
Milhares de vidas poderiam ser salvas se as pessoas soubessem como identificar os primeiros sinais de um ataque cardíaco.
| G1 / RAFAELA MOREIRA, G1 MS
Um ortodontista de 51 anos morreu na noite desta quarta-feira (27), após sofrer um infarto fulminante enquanto jogava uma partida de futebol com um grupo de amigos e os filhos, em Campo Grande. Ricardo Lopes, de 51 anos, chegou a ser socorrido, mas não resistiu e morreu.
Milhares de vidas poderiam ser salvas se as pessoas soubessem como identificar os primeiros sinais de um ataque cardíaco. É o que afirma o sistema público de saúde do Reino Unido (NHS, na sigla em inglês).
O órgão de saúde inglês, inclusive, fez um levantamento que mostrou que pouco menos da metade das pessoas sabia identificar alguns dos sinais.
Na pesquisa, realizada com 2 mil participantes, apenas 41% disseram saber que a transpiração era um dos primeiros sintomas, enquanto somente 27% estavam cientes que tontura, sensação de fraqueza ou desconforto também eram comuns.
A taxa de sobrevivência geral para pessoas que sofrem um ataque cardíaco é de sete em cada 10, subindo para nove em cada 10 para quem procura tratamento hospitalar precoce.
Segundo o NHS, os sintomas de um ataque cardíaco podem incluir:
Dor no peito — uma sensação de pressão, peso, aperto ou compressão no peito;Dor em outras partes do corpo — pode parecer que a dor está se espalhando do peito para os braços (geralmente o braço esquerdo é afetado, mas pode afetar ambos os braços), mandíbula, pescoço, costas e abdômen;Sensação de tontura ou atordoamento;Sudorese;Falta de ar;Sentir-se enjoado ou vomitar;Uma sensação forte de ansiedade (semelhante a ter um ataque de pânico);Tosse ou chiado;.
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul: