Pesquisas voltadas para segurança alimentar serão destaque no estande da Embrapa no SBPC-2022

| EMBRAPA


A Embrapa marca presença na 74ª Reunião Anual da SBPC, que terá como tema Ciência, Independência e Soberania Nacional. No enfoque da alimentação, o tema remete à segurança alimentar e a Embrapa apresentará diversas tecnologias que têm como foco a melhoria da produção agropecuária brasileira e também o aumento da diversidade e da qualidade da alimentação da população. É o caso das cultivares de grãos adaptadas para a produção no Cerrado, os projetos Hortaliça não é só Salada e de estímulo ao consumo das Plantas Alimentícias Não Convencionais (panc) e o Banco Genético.

No espaço organizado pela Embrapa Cerrados, o visitante conhecerá variedades de grãos melhoradas pela pesquisa com a finalidade de alcançar boas produtividades na região, já que são adaptadas às condições de clima e solo do bioma, garantindo maior quantidade de alimentos com boa qualidade para os brasileiros. É o caso da soja, do grão-de-bico, do trigo e o grão-de-bico. Também serão apresentadas espécies frutíferas nativas do Cerrado, como o baru, e outras adaptadas para serem cultivadas aqui, como a pitaya e o maracujá.

O Hortaliças não é só Salada (https://www.embrapa.br/hortalica-nao-e-so-salada) visa contribuir para o aumento do consumo de hortaliças pelos brasileiros, ao oferecer várias opções de uso desses alimentos no cotidiano, com informações sobre os atributos de qualidade que devem ser observados pelo consumidor. Além disso, é uma ferramenta para apoiar a redução do desperdício de alimento, uma vez que apresenta várias formas de manuseio das hortaliças, tanto em quantidade – o desperdício representado pelo alimento que vai para o lixo –, como em qualidade – redução do valor nutricional e da qualidade sensorial.

Já as Plantas Alimentícias não Convencionais (Panc) serão objeto de palestra que será ministrada no dia 28 pelo pesquisador Nuno Madeira, no campus da Universidade de Brasília no Gama. A partir do tema “Hortaliças Panc: Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional', o pesquisador discorrerá sobre as ações que vêm sendo capitaneadas pela Embrapa Hortaliças – e que conta com a parceria de várias instituições – e os avanços relacionados à inclusão dessas plantas na cadeia produtiva de hortaliças, isso é, como parte do sistema de cultivo comercial em escala.

A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia apresentará informações sobre os mais de 160 Bancos Ativos de Germoplasma (BAGs) e do Banco Genético da Embrapa, um dos cinco maiores do gênero em todo o mundo. O Banco tem atualmente 113 mil acessos de germoplasma (amostras), sendo:  833 espécies de sementes; 1.400 acessos plantas in vitro; 498 acessos de material animais (sêmen, embriões e tecidos) e 6.500 de microrganismos (entre eles fungos e bactérias). 

Serviço 74ª Reunião Anual da SBPC Data: 24 a 30 de julho de 2022 Local: Campus Darcy Ribeiro (UnB)



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE