Geral
Colaboradores do HU-UFGD recebem curso sobre Gestão e Fiscalização de Contratos
Atividades tiveram início na terça e se estendem até quinta-feira, no Auditório do hospital
| ASSESSORIA
Por iniciativa da Gerência Administrativa do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD), teve início na tarde de terça-feira (19) o Curso de Gestão e Fiscalização de Contratos na Prática, que está sendo realizado até quinta (21), no Auditório do hospital.
Dirigido a colaboradores das diversas áreas e setores, em especial gestores e fiscais de contrato nomeados, além de pessoas interessadas pela matéria, o curso tem por objetivo analisar a legislação aplicável aos contratos administrativos, interpretar os papéis dos atores envolvidos (gestores e fiscais) e identificar as competências de cada um, de maneira prática, para a atuação desses agentes públicos no âmbito do HU-UFGD.
O conteúdo contempla as principais questões relacionadas aos contratos administrativos e sua efetiva fiscalização. Ao final, o aluno compreenderá o universo da gestão e fiscalização de contratos (visão holística) e irá dispor de informações e ferramentas para auxiliar nas ações de seu dia a dia como gestor ou fiscal.
Ebserh
Desde setembro de 2013, o HU-UFGD é vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Ligada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.
Essas unidades hospitalares, que pertencem a universidades federais, têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas.
Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde das regiões em que os hospitais estão inseridos, mas se destacam pela excelência e vocação nos procedimentos de média e alta complexidades.