Focada na assistência social, Maisa é a aposta de Murilo à Assembleia

Empresária douradense é pré-candidata a deputada estadual

| ASSESSORIA


A empresária Maisa Uemura é a aposta do vice-governador do Estado, Murilo Zauith, à Assembleia Legislativa.  Nome novo da política, a pré-candidata tem vasta experiência em gestão empresarial, característica que pretende levar para o parlamento num momento de retomada econômica pós-pandemia. A mesma qualidade levou o ex-prefeito de Dourados a convocá-la para a nova missão.

Pré-candidata pelo União Brasil, Maísa vai dar prioridade às pautas sociais e a políticas públicas que envolvem família, agro e comércio. Ela também é líder do “Chamados a Servir”, um grupo de voluntários que arrecada e distribui mantimentos a famílias necessitadas em Dourados e região. Essa experiência foi fundamental para que ela aceitasse o convite. “Nós queremos fazer mais pelo próximo e ajudar a quem precisa. Venho de uma família de pessoas que estendem a mão aos mais necessitados, afinal quem não conhece a dona Helena da Fiat? Acreditamos que como voluntária eu consigo arrecadar lonas, mas como parlamentar poderemos voar mais alto e chegar a distribuir casas, através da luta por bons projetos no Estado”, ressalta Maisa.  

Bem-sucedida empresária douradense, Maisa é apaixonada por MS. “Meus pais Helena e Sizuo Uemura começaram como pequenos feirantes, depois meu pai comprou um caminhão e atuou na área de secos e molhados. Do suor do seu trabalho diário puderam investir em Dourados e hoje são várias empresas com a marca da nossa família. O que sinto é que devo retribuir ao meu Estado, a minha cidade de Dourados, tudo o que eles têm feito por mim”, enfatiza.  

Para Maisa, a geração de empregos, novas casas populares e iniciativas econômicas para aumentar o poder de compra dos brasileiros são medidas importantes para garantir comida na mesa dos mais necessitados.

“O meu desejo é que em cada lar sul-mato-grossense as famílias possam se alimentar pelo menos três vezes por dia.  Dentro do grupo de famílias que atendemos, falta comida na mesa, após o período de pandemia, e o poder de compra está cada vez menor. De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a insegurança alimentar rondava 37% dos lares de MS em setembro de 2020. Mas a situação mais grave, a da fome, era realidade em 5% das casas, num total de 41 mil domicílios”, ressalta, observando que como pré-candidata a deputada estadual, pretende articular projetos que garantam vida digna para as pessoas como emprego e moradia.   

Maisa aponta o desemprego como uma das principais causas da fome. “Mesmo com o alto desemprego no Brasil - são quase 12 milhões de pessoas à procura de um trabalho - as empresas têm relatado problemas na hora de preencher as vagas. Um dos desafios é encontrar trabalhadores qualificados. Aqui em MS  temos o terceiro maior índice de emprego do País, mas vemos muita gente desempregada por falta de capacitação”.

Ela continua: “Temos que trabalhar para que o Estado crie incentivos fiscais para atrair novas indústrias para a geração de novas vagas de trabalho e focar em criar parcerias de capacitação. Temos que criar as condições necessárias para fomentar o primeiro emprego, para que nossos jovens tenham a oportunidade de trabalhar e ajudar a colocar comida na mesa. A gente percebe o quanto é desesperador para as famílias que têm um jovem batendo de porta em porta entregando currículo e não encontrando essa oportunidade”.

A redução de impostos estaduais também será bandeira de luta de Maisa. “Iniciei minha jornada no empreendedorismo como sacoleira e mesmo com quatro lojas eu ainda viajo nos ônibus com essa função. Já vi muita gente perdendo mercadoria por não ter o dinheiro para pagar as notas fiscais. É uma cena desoladora. Estou preparada para me dedicar também nesta pauta e buscar fazer aquilo que aqueles que estão lá nos representando não fizeram ao longo dos anos”, complementa.

Sobre Maísa

Maisa Uemura nasceu em Dourados em 06 de agosto de 1965. É formada em Direito e coordenação em Moda. Foi proprietária das lojas Maísa, sendo duas no shopping, uma na Rua Ciro Melo e outra na Avenida Presidente Vargas. Também teve três franquias (agências) da Localiza por 15 anos: uma na área central, outra no Aeroporto e outra em Ponta Porã. É voluntária do Grupo “Chamados a Servir” que ao longo dos anos vem arrecadando alimentos para distribuir à famílias carentes.