Leia Coluna do Jonas desta terça, 19

| REDAçãO


Jonas Alves da Silva (Silva Junior). Foto: Divulgação

Dourados, 19 de Julho 2022 – Dia de São Símaco. Dia Nacional do Futebol. Dia da Caridade.

Pensamento: "Mais feio que mentir é mentir pra quem já sabe da verdade."

Musica: Deus de Promessas – Davi Sacer – Indicação Mateus Gnutzman - https://www.youtube.com/watch?v=zAChk9OVFac 

Niver: Miriam Chaves, Luiz Souza, Lourival Cipó, Audir Martins Carvalho, Marcos Morandi, Richard Carvalho, Marcio Fortini, Gilson Santos, Natan Leite, Gilson Gonçalves Dos Santos,Pedro Pepa, João Frazão - Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios. Salmos 90:12

Convenções partidárias

O período para a realização das convenções partidárias, que vão homologar candidaturas, começa nesta quarta-feira, dia 20, e termina no dia 5 de agosto.

A partir daí, o eleitorado conhecerá, oficialmente, quem é quem na corrida rumo às eleições de 2 de outubro.

Caras novas

Muitos candidatos a deputado estadual e federal vão buscar um novo mandato. Figuras “carimbadas”, que estão sem mandato, também vão tentar retornar aos antigos cargos.

No entanto, a corrida eleitoral deste ano promete ter muitos “calouros”, ou seja, gente nova estreando na política e buscando um lugar na Assembleia Legislativa ou na Câmara Federal.

Bancadas fortes

Vamos esperar (e torcer) para que o município de Dourados possa eleger bancadas fortes tanto para a Assembleia Legislativa, quanto para a Câmara dos Deputados.

Para tanto, o eleitorado douradense precisa se conscientizar da importância do voto “caseiro”, não votando em candidatos “copa do mundo”, que aparecem por aqui de quatro em quatro anos.

Representatividade

Dourados necessita de uma representatividade política forte para que possa caminhar com mais segurança rumo ao tão almejado desenvolvimento.

E para que isso aconteça, o eleitorado tem que escolher as melhores opções para o município, elegendo candidatos realmente comprometidos com Dourados.

Voto em trânsito

O eleitor que não estiver no município onde vota na data das eleições pode solicitar o voto em trânsito.

Para isso, ele tem de ir a um cartório eleitoral até 18 de agosto, munido de um documento oficial com foto. O voto em trânsito só poderá ser realizado em municípios com mais de 100 mil eleitores.

Pegou mal

Não pegou bem para o presidente Jair Bolsonaro (PL) convocar embaixadores de vários países e atacar, sem provas, o processo eleitoral brasileiro, como a mesma ladainha de que não confia nas urnas eletrônicas.

Bolsonaro, filhos e companheiros foram eleitos com votos computados por urnas eletrônicas. O presidente precisa mudar de discurso e deixar de atacar a democracia.

"Vergonha"

A senadora Simone Tebet (MDB-MS), pré-candidata do MDB ao Planalto, convocou os outros presidenciáveis para reafirmar a confiança no sistema eleitoral e rebater Bolsonaro.

"O Brasil passa vergonha diante do mundo. O presidente convocou embaixadores e utilizou de meios oficiais e públicos para desacreditar mais uma vez o sistema eleitoral brasileiro", escreveu a parlamentar, nas redes sociais.

Discurso de "derrotado"

A fala do presidente Jair Bolsonaro na reunião com embaixadores, ontem (18), frustrou mais uma vez sua equipe de campanha. Além de as acusações serem infundadas, pesquisas internas da campanha indicam que o eleitor vê os ataques como "discurso de derrotado", escreveu o jornalista Gerson Camarotti, em seu blog, no g1.

E ainda: “A equipe de comunicação do presidente o aconselhou a desembarcar desse discurso ou ao menos amenizar o tom, substituindo os ataques às urnas por um pedido pela transparência nas eleições”.

Suplente é empossado

Tomou posse ontem (18), como senador da República, Ogari de Castro Pacheco (União-TO). Ele ocupa a cadeira, na vaga de segunda suplência, devido a licença de 121 dias do senador Eduardo Gomes (PL-TO).

Ogari de Castro Pacheco é médico, pós-graduado pela Universidade de São Paulo (USP). É fundador do laboratório Cristália Produtos Químicos Farmacêuticos Ltda., do qual é diretor-presidente.

Permanece na função

Líder do governo no Congresso Nacional, Eduardo Gomes permanece na função mesmo licenciado e só será substituído se houver decisão do presidente da República, Jair Bolsonaro, por meio de ofício ao Senado. 

Nesse período, os vice-líderes respondem pela função. Fazem parte da lista, entre outros parlamentares, os senadores Jorginho Mello (PL-SC), Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e Soraya Thronicke (União-MS).

Telefones úteis em Dourados

Quantas vezes a gente já precisou fazer uma ligação de emergência, mas não lembrou ou não sabia o número do telefone. Pensando nisso, a Gazeta MS publica alguns números que, se for preciso, serão facilmente encontrado.

Anota aí:

Polícia Militar: 190

Bombeiros: 193

Guarda Municipal: 199 e 153

Polícia Rodoviária Federal (PRF): 191

Polícia Rodoviária Estadual (PRE): 198

SAMU: 192        

Polícia Civil - SIG (67) 3411-8080

Aeroporto (67) 3411-7936

Utilidade Publica

O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Logo publicaremos outros números de emergência. 

[email protected] 



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE