Hamilton se manifesta sobre comentário racista de Piquet

'Temos que mudar nossa mentalidade', diz o heptacampeão mundial, que foi chamado de “neguinho' pelo brasileiro

| ICARROS


Lewis Hamilton se manifestou na manhã desta terça-feira (28) sobre as falas racistas de Nelson Piquet sobre o lance em que se envolveu com Max Verstappen no Grande Prêmio da Inglaterra de Fórmula 1 do ano passado.

Em entrevista gravada ainda em novembro de 2021, o brasileiro se refere ao heptacampeão do mundo como “neguinho”.

Embora a entrevista de Piquet seja antiga, ela só se tornou conhecida no final da última semana, ganhando repercussão no País no último domingo.

O caso passou a reverberar internacionalmente um dia depois, e Mercedes, F1 e FIA se manifestaram na manhã desta terça-feira, repudiando a fala do tricampeão mundial. Pouco depois, Hamilton também falou sobre o assunto.

Em português, o atual piloto da Mercedes tuitou: “Vamos focar em mudar a mentalidade”. Pouco depois, Hamilton concluiu em outra mensagem: “Isso é mais que uma linguagem. Estas mentalidades arcaicas precisam mudar e não tem lugar em nosso esporte.

Eu estive cercado por estas atitudes por toda a minha vida. Houve tempo de sobra para aprender. Chegou a hora de agir”, completou.

Com uma carreira estrelada e dono de sete títulos mundiais, Hamilton é apenas o primeiro piloto negro a alcançar a mais importante categoria do esporte a motor do planeta. Nos últimos anos, o inglês também tem se mostrado engajado socialmente, sendo o cabeça de iniciativas inclusivas e apoiando movimentos antirracistas, como o “Black Lives Matter”, por exemplo.

O caso de racismo estoura na semana em que a Fórmula 1 volta para o circuito de Silverstone, onde ocorreu o lance entre Hamilton e Verstappen que gerou o comentário racista de Piquet sobre o inglês.

Na ocasião, os dois pilotos se tocaram, com o holandês parando na barreira de pneus. O piloto da Mercedes foi punido, mas se recuperou e venceu o GP da Inglaterra, celebrando com a bandeira britânica, imitando o gesto de seu ídolo, Ayrton Senna.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros) Instagram (instagram.com/icarros_oficial) YouTube (youtube.com/icarros)