Leia Coluna do Jonas desta segunda, 27

| REDAçãO


Jonas Alves da Silva (Silva Junior). Foto: Divulgação

Dourados, 27 de Junho 2022 - Dia Nacional do Vôlei. Dia Nacional do Progresso. Dia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Dia Nacional do Técnico em Nutrição e Dietética. Dia Nacional do Quadrilheiro Junino. Dia Internacional das Micro, Pequenas e Médias Empresas.

Pensamento: "O problema é que nós pensamos muito sobre o que aconteceu e o que vai acontecer, quando o importante é o que está acontecendo."

Musica: José - Paulo Diniz – Indicação Mateus Gnutzman

Niver: Soilo Felix, Tatiane Moreno, Sergio Queiroz de Souza, Jorge Yamashita, Fabricio Henrique Santos, Julia Manuela - Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios. Salmos 90:12

Renúncia

Sempre bom lembrar que foi para este jornalista que o então prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad, disse que deixaria o cargo para concorrer a governador nas eleições desse ano. Muitos diziam que era blefe. A verdade veio à tona e o jovem político pelas pesquisas passa para o segundo turno. Também foi para este jornalista que a então prefeita de Dourados Delia Razuk não iria para a reeleição. E não foi mesmo

Falando nisso

Falando nisso, Marquinhos Trad estará cumprindo agenda em Dourados esta semana. Conforme consta de sua agenda ele deverá estar na cidade nos dias 28 e 29. Muita conversa vai acontecer e já tem gente se mobilizando.

Violência

Confronto ocorrido semana passada em Amambai entre índios, seguranças e policiais militares é mais um capítulo triste da violência humana. Situações como esta trazem prejuízos de toda monta. Toda ação tem uma reação, no entanto fazer qualquer tipo de juízo não leva a nada. Está errado quem invade e está errado quem manda bater. A conta fica cara.

MPF

O Ministério Público Federal emitiu uma nota oficial a respeito do conflito entre indígenas da aldeia em Amambai e forças policiais locais. O despacho determinou, com caráter de urgência, providências em relação ao conflito

Perícia

Entre as providências está a realização de perícia antropológica na retomada Guapoy, a fim de que se verifique a eventual violação de direitos no local ou que seja a ele correlata ou conexa. A perícia será conduzida por analista em antropologia do MPF.

Envolvidos

O documento também determina a requisição de informações aos órgãos e entidades direta e indiretamente envolvidos no conflito, a fim de apurar os fatos e prevenir, reprimir e punir possíveis delitos de atribuição/competência federal.

Encaminhamento

As informações deverão ser encaminhadas para a Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Estado de Mato Grosso do Sul, Polícia Militar de Amambai, Polícia Civil de Amambai, Ministério Público da Comarca de Amambai, Hospital Regional de Amambai, Clínica de Saúde Indígena (Casai) de Amambai, Instituto Médico Legal (IML) de Amambai, Coordenação Regional da Funai em Ponta Porã (MS) e Polícia Federal de Ponta Porã.

Já chegaram

As determinações foram cumpridas ontem (26), conforme certidão e os órgãos e entidades oficiados têm o prazo de 72 horas para enviar ao MPF as informações solicitadas. O MPF, por meio da Procuradoria da República em Ponta Porã, acompanha e atua diretamente nos recentes fatos ocorridos nos arredores da aldeia Amambai desde o final de maio, quando houve uma tentativa de retomada de terras.

Houve instauração de Procedimento Preparatório em que ordenou-se, entre outras medidas, a expedição de ofício ao Departamento de Operações de Fronteira (DOF) e à Polícia Federal para que ambas as forças policiais prestasse apoio a fim de evitar conflito entre indígenas e fazendeiros, e, quanto à Polícia Federal, que também empreendesse as diligências investigativas que entendesse cabíveis.

Quem quiser

Quem quiser conhecer o despacho do MPF/MS na íntegra, basta acessar  http://www.mpf.mp.br/ms/sala-de-imprensa/noticias-ms/nota-oficial-a-respeito-de-conflito-entre-indigenas-da-aldeia-amambai-e-forcas-policiais-locais 

Caminhando

Dando prosseguimento à sua grande caminhada, Júnior Mochi, presidente do MDB e pré-candidato a deputado estadual, esteve presente na região norte do Estado. Ele esteve nos municípios de São Gabriel do Oeste e Coxim, onde participou de agendas políticas, com a presença de diversas lideranças, dentre elas o ex-prefeito de Coxim, Aluízio Cometki São José e o ex-senador Waldemir Moka.

Relembrando

Em São Gabriel, Mochi se reuniu com amigos do ex-prefeito Sérgio Marcon. Já em Coxim, o encontro aconteceu na Associação Comercial Industrial e Agropastoril de Coxim (ACIAC). Júnior Mochi relembrou de todos os recursos que conseguiu levar para o município, enquanto era deputado estadual, dentre eles, para a construção da sede da Polícia Militar, novos cursos para a Universidade Federal, melhoria em estradas, investimentos na saúde, educação e em diversas obras realizadas na cidade.

Apoio

Falando em nome dos ex-prefeitos de Coxim, Aluízio reforçou que a população está em um momento de decidir o futuro da democracia, que precisa ser construída e reconstruída com a participação popular, lembrando a pareceria com Moka e Mochi, e os benefícios conseguidos.

Vereadores

Os vereadores emedebistas, Adriana Nabhan e Carlos Henrique Ferreira da Silva, falaram sobre a importância de reconduzir Junior Mochi ao cargo de deputado estadual para representar não só Coxim, mas a região norte inteira. “Ele fez muita falta durante esses quatro anos que ele esteve fora do Poder Legislativo Estadual”.

Gastando sola

Júnior Mochi até o momento já percorreu 45 cidades e até o fim do mês que vem quer visitar os 79 municípios. A intenção é ouvir todos os anseios e fazer uma política participativa e transparente.

Congresso

Bonito está sediando o Congresso Brasileiro de Cronistas Esportivos. A Diretoria da Associação Brasileira de Cronistas Esportivos (ABRACE) já está no Mato Grosso do Sul para o 47º Congresso Brasileiro de Cronistas Esportivos, que acontece de hoje (27) até 29 de junho, com o apoio do Governo do Estado através da Fundesporte.

Recepção

 O Presidente Artur Eugênio Mathias, ao lado de seu vice-presidente Antônio Coca, que também é presidente da Associação de Cronistas Esportivos do Mato Grosso do Sul (ACEMS), recebem pessoalmente os congressistas que desembarcarão na cidade de Ponta Porã. De lá, os congressistas que vieram de avião seguiram em traslado especial para a cidade de Bonito. Por este motivo o comando da ABRACE, que está hospedada no Hotel Cassino Amambay, resolveu receber pessoalmente os que chegarão nesta cidade.

Local

O Congresso acontece nos dias 27, 28 e 29 de junho, no Hotel Marruá, e terá muitos debates de temas importantes sobre a entidade, além de palestras de personalidades e assuntos de relevância para conhecimento e aprimoramento de ideias dos cronistas esportivos.

Abertura

Às 20h00 acontece no salão de convenções do Marruá a abertura oficial do Congresso, com a participação do Presidente da Fundação de Turismo e Esportes de Mato Grosso do Sul, professor Sílvio Lobo e do a Ex-Secretário de Esportes do Mato Grosso do Sul, Marcelo Miranda que vai falar sobre o avanço e as conquistas do esporte estadual nos últimos anos.

Passeio

Na terça-feira, os congressistas irão conhecer alguns locais turísticos de Bonito como a Gruta do Lago Azul, o Balneário Municipal e o Eco Parque da Ilha e outros pontos turísticos da região da Serra da Bodoquena.

Clube Empresa

Já na quarta-feira a palestra será do Dr. Genisson Silva, que falará de um tema bastante atual e de relevância para o futebol brasileiro, a criação dos clubes empresas através da Sociedade Anônima do Futebol (SAF). Por isso a importância de conhecimento do assunto para o cronista esportivo.

VAR

Logo depois e encerrando o evento o tema será os três anos de implantação do VAR no Brasil. Para expor o assunto foi convidado e aceito de primeira, o homem que iniciou a implantação do VAR no Brasil, Sérgio Corrêa da Silva. Em sua palestra dúvidas que persistem na cabeça de muita gente, poderão ser dirimidas.

Telefones úteis em Dourados

Quantas vezes a gente já precisou fazer uma ligação de emergência, mas não lembrou ou não sabia o número do telefone. Pensando nisso, a Gazeta MS publica alguns números que, se for preciso, serão facilmente encontrado.

Anota aí:

Polícia Militar: 190

Bombeiros: 193

Guarda Municipal: 199 e 153

Polícia Rodoviária Federal (PRF): 191

Polícia Rodoviária Estadual (PRE): 198

SAMU: 192        

Polícia Civil - SIG (67) 3411-8080

Aeroporto (67) 3411-7936

Utilidade Publica

O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Logo publicaremos outros números de emergência. 

[email protected]  



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE