Nadadora que sofreu desmaio está fora da prova por equipes do Mundial na Hungria

| GAZETA ESPORTIVA


Anita Alvarez sendo socorrida por sua treinadora, Andrea Fuentes (Foto: Oli Scarff/AFP)

A nadadora artística americana Anita Alvarez, que sofreu um desmaio que a fez submergir ao fundo da piscina e foi salva por sua treinadora na quarta-feira, não foi convocada para a competição por equipes, prova que acontecerá nesta sexta-feira no Mundial em Budapeste, a pedido da Federação Internacional de Natação (FINA).

Anita Alvarez sendo socorrida por sua treinadora, Andrea Fuentes (Foto: Oli Scarff/AFP)

“É uma decisão tomada pela FINA. Do meu ponto de vista, ela poderia ter participado', disse Selina Shah, médica da equipe de natação artística dos Estados Unidos.

A nadadora de 25 anos foi resgatada por sua treinadora, a espanhola Andrea Fuentes, que pulou na água vestida de calça e camiseta, para levá-la à superfície com os braços.

Alvarez estava na lista de participantes da equipe americana até momentos antes do início da prova, mas foi substituído por sua companheira de equipe, Yujin Chang.

Anita competindo durante a final do nado artístico (Foto: Oli Scarff/AFP)

Selina Shah participou do exame médico da nadadora de 25 anos na manhã desta sexta-feira. “Forneci todas as evidências médicas', disse ela, acrescentando que não sabia por que a FINA concluiu que Alvarez não poderia participar.

Segundo ela, a nadadora, sem dúvida, torcerá por suas companheiras durante sua apresentação: “Acho que está muito empolgada com a equipe, é uma super atleta e estará lá para apoiar'.

As fotos do incidente de quarta-feira, capturadas por um robô da AFP situado no fundo da piscina, foram publicadas por vários meios de comunicação em todo o mundo.

Anita Alvarez durante apresentação ao lado da compatriota Megumi Field (Foto: François-Xavier Marit/AFP)

“Acho que ela ficou pelo menos dois minutos sem respirar porque seus pulmões estavam cheios de água', disse mais tarde a treinadora.

Esta não foi a primeira vez que a nadadora desmaiou em competições. Ela já precisou ser resgatada no ano passado durante um torneio classificatório para os Jogos Olímpicos, em Barcelona.

Selina Shah disse que os médicos da equipe ainda estão tentando encontrar uma explicação. “Vamos ver o que aconteceu e estudar isso detalhadamente com especialistas para tentar determinar a causa' de seu desmaio, declarou.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE