Há décadas, moradores das ruas que circundam a Praça José Guerreiro (“Velho Tatau”), no Jardim Canaã III, tomaram a iniciativa de dar um toque pessoal fixando faixas, plantando diversas mudas de árvores e substituindo o desleixo para com espaço público e de uso comunitário.

Para manter o local em boas condições, a Associação de Moradores, que tem como presidente, Carlos Brito, e Zé Maria, como vice, contou com a ajuda de diversos voluntários e abnegados e da Prefeitura que, de uma forma ou outra, também contribuiu para melhorar o visual do local, deixando ali a marca de quem zela pelo entorno com o mesmo carinho que o faz pela própria moradia.

Aos poucos, as plantas se firmaram e dão um aspecto de preservação, ainda que a praça necessite de mais cuidados, o que deve ser providenciado pelo poder público.

A colocação de aparelhos de academia ao ar livre para a prática de ginástica, é também uma antiga reivindicação da população local.

Zé Maria esteve na presidência da Associação de Moradores do bairro por quatro mandatos, hoje continua na chapa, no entanto, agora, como vice-presidente.

Para o momento, Carlos Brito aponta melhorias a serem executadas no logradouro, tais como pintura na quadra de futsal, areia na quadra, troca do gramado no campo suíço, dentre outros benefícios.

A praça conta com um vigia das 18h às 22h diariamente para evitar depredação, furtos e outras inconveniências.

O espaço entre as ruas Frei Antônio e Wilson Gabiatti é para uso da comunidade, seja utilizando a pista de caminhada, soltando pipa, batendo papo nos banquinhos, ou outra atividade do dia a dia.

Bastante conhecido no bairro, Zé Maria tem se tornado referência em se tratando de trabalho pela comunidade. Tanto que seu nome vem sendo sondado por vários grupos políticos dado à sua liderança política.