Leia Coluna do Jonas desta quarta, 22

| REDAçãO


Jonas Alves da Silva - Silva Junior. Arqivo

Dourados, 22 de Junho 2022 – Dia do Orquidófilo. Dia do Aeroviário. Dia do Economiário.

Pensamento: "As vezes a felicidade tá batendo a sua porta, mas você tá no quintal procurando o trevo de quatro folhas."

Musica: Meu amor não vá embora - Beto Barbosa - https://www.youtube.com/watch?v=h5-w3OGnMv0 

Niver: Joao Jose Ferreira, Sara Bastos, Carlos Morita, João José Ferreira, Jota Oliveira - Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios. Salmos 90:12

Rego D'Água

Excelente noticia para Dourados, especialmente para os moradores do Grande Água Boa.  Está quase tudo pronto para ser reaberto o Parque Rego D'Água. Homens da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos estão no local dando o trato esperado para receber o público daqui e quem vem de fora também. Está ficando supimpa.

Redutor

Moradores da Rua Leônidas Além, esquina com a rua W4 solicitaram ao vereador Cemar Arnal a viabilidade de construir um redutor de velocidade nesse local que vem sendo alvo de trânsito de veículos em alta velocidade.

Ponte

A ponte que liga os jardins Água Boa e Itália carece de uma geral; roçada, limpeza, retirada de entulho, iluminação e melhorias em sua infraestrutura. O fluxo de veículos e pedestres é intenso. Feito o registro!

[06:08, 22/06/2022] SILVA JR: Projeto de autoria do deputado Lucas de Lima institui o Dia Estadual do Rasqueado no MS

Delinha

Foi protocolado na tarde desta terça-feira (20), na Assembleia Legislativa (ALEMS), o Projeto de Lei 00185/2022 de autoria do Deputado Lucas de Lima (PDT) que institui o Dia Estadual do Rasqueado no Estado do Mato Grosso do Sul. De acordo com o projeto, será celebrado, anualmente, todo dia 16 de junho, data do falecimento da cantora Delinha - Delanira Pereira Gonlçalves, mais conhecida em nosso Estado como a "Dama do Rasqueado".

Justificando

Segundo a justificativa do projeto, o Rasqueado é um genero musical típico do Estado do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul; Nascido na convivência entre índios, negros e brancos, é um ritmo folclórico, que surgiu da junção do siriri e da polca paraguaia, e por ser um ritmo alegre, é muito tocado nos bailes e festas em nossa região.

Justificando mais

A criação do Dia do Rasqueado visa, celebrar e manter vivas nossas raízes culturais, pois Delinha era um ícone da música sertaneja sul-mato-grossense, com mais de 60 anos de carreira, e tendo conquistado sucesso nacional ao lado de Délio, com quem formou dupla.

A Dama

O título "Dama do Rasqueado", se dava não só pelo estilo de música que Delinha tocava, mas pelo seu talento que arrastava multidões para os bailes. Delinha nasceu em Vista Alegre, Distrito de Maracaju, em 7 de setembro de 1936. Foi eleita Embaixadora da Cultura no Estado do Mato Grosso do Sul.

Mal trato

Trabalhadores do frigorífico JBS, Unidade I, na saída para Aquidauana, denunciam que estão trabalhando em condições sub-humanas, em salas com mais de 40 graus de temperatura. Os sistemas de refrigeração não estão funcionando há dias e a empresa não tomou as devidas providências para resolver o problema.

Denúncia

A denúncia chegou ao Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Carnes e Derivados de Campo Grande – STICCG, que está pedindo os imediatos reparos dos equipamentos, antes que algum trabalhador sofra algum acidente por conta da elevada temperatura no ambiente de trabalho.

Denúncia 2

“Isso é desumano. O conserto já deveria ter sido feito na, criticou Vilson Gimenes Gregório, presidente do STICCG. Segundo ele, tanto nos setores de abates, triparia e miúdos, o problema é o mesmo: falta de refrigeração no ambiente.

NOTA

A JBS informa que, na manhã da segunda-feira (20/06), houve uma queda geral no fornecimento de energia na unidade do bairro Nova Campo Grande pelo período de uma hora. A unidade parou as suas atividades, que foram retomadas após o restabelecimento da energia e do sistema de refrigeração.

Perigo

O sindicalista diz ainda que além de prejudicar a saúde dos trabalhadores, a carne e demais produtos desses setores também pode ter sua qualidade comprometida sem a temperatura refrigerada, ideal para sua manutenção. Os trabalhadores não estão suportando a alta temperatura e o ritmo de trabalho exaustivo!!! O Sindicato requer providências urgentes!

Vigilância

A Vigilância Sanitária marcou presença no “Dia de Oportunidade”, atendendo ao público em geral e ministrando palestra. O trabalho serviu, entre outras coisas, para desmistificar o entendimento de que o setor serviria apenas para penalizar os empresários. Muito pelo contrário. “A gente tem interesse que as pessoas nos vejam como um órgão parceiro. Um órgão que é orientativo e que está ao lado do empreendedor e não com aquele olhar que muitos  presumem, ou acham, que a vigilância seja  punitiva e  fiscalizadora; muito pelo contrário, nós somos servidores públicos para atender o público”.

Propaganda Eleitoral

Acontecerá na próxima sexta-feira (24), na Câmara Municipal de Dourados uma palestra com o tema: “A propaganda eleitoral nas eleições e suas inovações”. O evento terá entrada gratuita e sera  conduzido pelo especialista em Direito Constitucional e Eleitoral, Marcelo José de Souza. A palestra acontece das 9h00 às 12h00 no plenário do Palácio Jaguaribe.

Telefones úteis em Dourados

Quantas vezes a gente já precisou fazer uma ligação de emergência, mas não lembrou ou não sabia o número do telefone. Pensando nisso, a Gazeta MS publica alguns números que, se for preciso, serão facilmente encontrado.

Anota aí:

Polícia Militar: 190

Bombeiros: 193

Guarda Municipal: 199 e 153

Polícia Rodoviária Federal (PRF): 191

Polícia Rodoviária Estadual (PRE): 198

SAMU: 192        

Polícia Civil - SIG (67) 3411-8080

Aeroporto (67) 3411-7936

Utilidade Publica

O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Logo publicaremos outros números de emergência. 

[email protected] 



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE