Várias gerações vão lembrar do professor Renato Vera. Um visionário e amante esportivo que conciliou a profissão pedreiro com promoções de eventos esportivos em Dourados, cidade em que chegou aos onze anos de idade, procedente de Porto Murtinho, sua cidade natal.

O “Homem do Terrão” promoveu por dez anos o Campeonato Intervilas, sucesso total na cidade, chegando a contar com 80 equipes; Campeonato Varzeano e o Distrital. de Dourados. Depois seguiu para Jatei e Vicentina convidado pelos respectivos  prefeitos para coordenar as pastas. Tudo começou quando no Estádio da Leda e foi convidado ou intimado por Norton Salvidar para bandeirar uma partida de futebol que acontecia naquela ocasião, não se lembra qual, ali foi dado ponta pé inicial brilhante nesse segmento. “Graças a Deus por tudo. Vou fazer uma revelação que muitos não sabem, não sei ler nem escrever, somente Papai do Ceu mesmo para me datar entendimento", reconhece.

Vera foi técnico da escolinha do Operário e campeão do primeiro “Jogos Escolares”, categoria futebol em MS, juntamente com o professor Bim.

Pai de onze filhos, sendo quatro mulheres e sete homens viveu décadas na Vila Popular. Conta que os eventos surgiam naturalmente e ele, memo sem saber ler e escrever, criava regulamento e tabela com ajuda de auxiliares.

Foi técnico do Operário de Dourados, do 21 de Abril (de Fátima do Sul) e do Comercial de Ponta Porã.  Lembra dos antigos desportistas com quem conviveu como Mustafá Sales (Flamenguinho); Seo Curso (Agua Boa); Seo Bráulio (Jardim Italia); João Ângelo Rocha (Comercial); Dudu da Farmácia; Eurico Verão (Parque das Nações); e Carlito (Sindicato) dentre outros.

Renato Vera tem nas mãos poster do Operário Campeão Juvenil e 1980


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE