Campanha “Cuide do que é Seu!” incentiva colaboradores a zelarem pelos bens permanentes do HU-UFGD

Objetivo é conscientizar chefias e equipes sobre a responsabilidade de todos na conservação e preservação do patrimônio público

| ASSESSORIA


Com uma mensagem objetiva, direta e bem-humorada, a Unidade de Patrimônio do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD), está chamando todos os colaboradores a se engajarem no cuidado e conservação dos bens permanentes que integram o acervo patrimonial da instituição. 

A campanha “Cuide do que é Seu!” foi proposta após a conclusão do inventário dos bens permanentes do hospital, realizado no segundo semestre de 2021. “O trabalho mobilizou uma grande equipe, formada por colaboradores das diferentes áreas e setores, e, ao final, foram elencados mais de 13 mil itens”, comenta Karla Vieira dos Santos Posca, chefe do Setor de Administração. 

De acordo com Karla, é importante que todos os colaboradores estejam envolvidos, motivados e conscientes, para que cada um exerça seu papel na gestão, guarda, cuidado e conservação do patrimônio público. 

Responsabilidade de todos 

Embora nem todos os colaboradores do hospital estejam na condição de titular da carga patrimonial, composta pelos bens que utiliza em sua rotina de trabalho, é dever de todos os funcionários de órgãos e instituições públicas federais zelar e conservar os bens que compõem o patrimônio público, cabendo a:  

Colaboradores: zelar pelos bens destinados ao seu uso e de sua unidade organizacional. 

Chefias: zelar pelos bens destinados ao seu uso e de sua unidade organizacional; orientar seus subordinados sobre as práticas adequadas de cuidados dos bens públicos; assinar os termos de responsabilidade dos bens destinados à sua unidade organizacional; informar à Unidade de Patrimônio o desaparecimento ou avaria de bem sob sua responsabilidade. 

Conheça Alguns Conceitos 

Durante o período de levantamento do Inventário Patrimonial 2021, alguns termos tornaram-se mais frequentes e familiares no cotidiano do hospital. Porém, sempre vale lembrar os conceitos relacionados à gestão patrimonial e à responsabilidade com os bens públicos. Confira:  

Bem Patrimonial – é todo bem que a instituição possui e que utiliza para atingir seus objetivos, que, em razão de sua natureza e sob condições normais de utilização, têm duração superior a dois anos. Exemplos: mesas, máquinas, equipamentos eletrônicos e de informática, veículos etc. 

Titular Patrimonial – é a pessoa física, nomeada em cargo comissionado ou função gratificada, responsável e detentora da carga patrimonial dos bens permanentes disponibilizados à unidade organizacional sob sua gestão. 

Corresponsável Patrimonial – é a pessoa física com responsabilidade de guarda e zelo dos bens permanentes destinados ao seu uso direto, conforme transferência conferida pelo Titular Patrimonial da unidade organizacional a que pertence. 

Carga Patrimonial – é a responsabilidade pelo uso, guarda e conservação do bem, formalizada por meio do Termo de Responsabilidade. 

Identificação (plaqueta) – todos os bens patrimoniais são identificados por um número de patrimônio, inscrito na etiqueta ou plaqueta de identificação. 

Termo de Responsabilidade – documento que formaliza a atribuição de responsabilidade a um Titular Patrimonial quanto aos bens disponibilizados à unidade organizacional sob sua gestão. 



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE