Em tempos de crise, conhecer o empreendedorismo universitário do país é fundamental para pensar soluções a médio e longo prazo. Com este objetivo, quase 10 mil universitários brasileiros foram entrevistados, dando origem ao Censo e Identidade 2022, realizado pelo Movimento Empresa Júnior (MEJ).

Respondendo a questões relativas à raça/etnia, gênero, orientação sexual, deficiência, além de aspectos específicos do universo empreendedor, o levantamento traz informações concretas para identificar onde, como e quais são  as fraquezas nacionais em relação ao empreender e para saber onde, como e quanto investir e mover, de forma bem posicionada.

“Formar, por meio da vivência empresarial, empreendedores comprometidos e capazes de transformar o Brasil”, é o horizonte para onde caminha a Brasil Júnior, organização responsável pelo Censo. Formada por alunos do ensino superior ou técnico e atuante desde 2004, é a única no país que elenca a situação e o potencial de um movimento universitário com tamanha diversidade de dados e de forma tão organizada. O  MEJ recebe o apoio de mais de 40 empresas, com impacto de mais de R$ 70.000.000,00 na economia brasileira, que são integralmente reinvestidos em educação (informações retiradas do próprio site da Brasil Júnior). 

Se empreender é como navegar, a estrutura do barco precisa ser feita à base de uma educação voltada para a ética e a formação humana, capaz de atravessar as oscilações naturais da dinâmica econômica e política. Neste contexto, o Censo e Identidade retrata a realidade de quem constrói o futuro do empreendedorismo brasileiro e nos possibilita refutar, a partir disso, as principais fraquezas nacionais desde respostas realmente estratégicas. Fomentar uma rede cada vez mais plural, empreendendo soluções colaborativas e inovadoras, é a meta do Movimento Empresa Júnior para o Brasil. 


BRASIL JÚNIOR

A Brasil Júnior (Confederação Brasileira de Empresas Juniores) é uma organização sem fins lucrativos cuja principal missão é representar e potencializar o Movimento Empresa Júnior como agente de formação de lideranças comprometidas e capazes de transformar o país em um Brasil Empreendedor. A entidade representa aproximadamente 33 mil jovens empreendedores e está presente nas 27 unidades federativas.

Beatriz Nascimento é a presidente Executiva na Brasil Júnior. Graduanda em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atuou como coordenadora de negócios e presidente executiva na Federação de Empresas Juniores do Rio Grande do Norte (RN Júnior), trabalhou no SEBRAE/RN e foi voluntária na Endeavor Brasil.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE