Saude
Dia Nacional da Imunização: Saúde realiza mobilização com foco na vacinação infantil em MS
| SES-MS
Ação de conscientização realizada no CEI Zedu. Foto: Rodson Lima, SES
Com objetivo de conscientizar os pais quanto a vacinação infantil, o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, realizou na manhã desta quinta-feira (9), no Centro de Educação Infantil José Eduardo Martins Jallad (CEI Zedu), ação em alusão ao Dia Nacional de Imunização. A Secretaria de Estado de Saúde tem registrado nos últimos anos, baixa adesão nos índices de vacinação, por este motivo realizou essa mobilização junto às crianças, que contou com a presença do Zé Gotinha.
Para o secretário de Estado de Saúde, Flávio Britto, é importante que os pais procurem as unidades de saúde para atualizar as cadernetas de vacinação infantil. “É importante que os pais levem as crianças para se vacinar. As vacinas protegem contra doenças e são seguras. Nós temos vacinas disponíveis contra a gripe, sarampo e outras vacinas de rotinas que estão abaixo da meta. Tem ainda vacina a Covid-19, onde precisamos que as crianças a partir de cinco anos estejam imunizadas. Não deixe de vacinar as nossas crianças e atualizem a carteira vacinal'.
Segundo a coordenadora Estadual de Vigilância Epidemiológica da SES, Ana Paula Rezende de Oliveira Goldfinger, devido ao período sazonal em razão do frio, há aumento das doenças respiratórias. “Nós ainda estamos no período epidemiológico da Covid-19, então nós precisamos que os pais ou responsáveis levem às crianças a uma unidade de saúde, para que o vacinador possa vistoriar a caderneta de vacinação e ministrar a vacina que está atrasada. O Ministério da Saúde prorrogou a Campanha de Imunização contra a Influenza e o Sarampo até o dia 24 de junho. Então, procurem uma unidade de saúde do seu município'.
A diretora do Centro de Educação Infantil José Eduardo Martins Jallad (CEI Zedu), Eliane Flores, destaca que a atualização da caderneta de vacinação das crianças é de extrema importância. “A Caderneta de Vacinação é usada para fazer matrícula das crianças, por isso, ela precisa estar em dia. Com todas as crianças vacinadas, a proteção acontece de forma coletiva. E no dia de uma mobilização com essa que aconteceu aqui no CEI Zedu, com a presença até do Zé Gotinha, as crianças se alegram e, por sua vez, cobram os pais. Eles já sabem que precisam se vacinar'.
Ação de conscientização realizada no CEI Zedu. Foto: Rodson Lima, SES
Baixa adesão
A Campanha de Imunização contra a Influenza está em 45%, considerando que meta de vacinação é de 90%. Quando se olha para os grupos prioritários o índice é menor ainda: crianças 37%; gestantes 30%; puérperas 31%, idosos 49%, povos indígenas 56%, professores 43% e trabalhadores de saúde 55%. A vacinação para este público acontece até o próximo dia 24 de junho de 2022.
“Após esta data, a previsão é que a vacinação seja aberta para todos os públicos, mas para que isto aconteça, nós precisamos que essa população, principalmente, as crianças, se vacinem’, esclarece a coordenadora.
Quanto a Campanha de Imunização contra o Sarampo, o índice está em 35% onde a meta vacinal é de 95%. As vacinas de rotina também apresentam baixa procura, veja o quadro abaixo:
Quanto vacinação da Covid-19, a população infantil de vacinados de 5 a 11 anos está em 52% com a primeira dose. Já a população infantil de imunizados de 5 a 11 anos, com as duas doses, a cobertura vacinal está em 20%, onde a meta de cobertura vacinal é de 90% .
Texto e foto: Rodson Lima, SES
LEIA MAIS
Ministro do Desenvolvimento Agrário recebe reivindicação de ratificação de Renato Câmara
Há 11 horas
Com emenda de Neno Razuk, Ass. Juliano Varela compra instrumentos para Banda Down Rítmica
Há 11 horas