UFGD avalia condições para retorno com aulas remotas

| ASSESSORIA


Atualmente, a UFGD está com o calendário acadêmico suspenso, mas diversas atividades estão em pleno funcionamento, com as devidas medidas de segurança, nas áreas da extensão e pesquisa. A suspensão do calendário aconteceu em meados de março em virtude de muitos estudantes em condições de vulnerabilidade não terem computadores e o acesso à internet ser limitado e com pacotes de dados precários. Além disso, a UFGD localiza-se numa região geográfica fronteiriça, com predisposição à circulação de pessoas, tanto da comunidade acadêmica, como da comunidade externa, advindas de países vizinhos e regiões com grande circulação da covid-19. Assim, somado a esses fatores, a UFGD atende 33 cidades circunvizinhas, provocando fluxo enorme de circulação de pessoas, bem como, situa-se na região de maior concentração de população indígena urbana do país, o que a deixa muito vulnerável.
 

Considerando estes aspectos, estamos estudando a possível retomada das atividades acadêmicas de forma remota e a reorganização do calendário com reposição da carga horária. As Pró-reitorias de graduação, pós-graduação, extensão e cultura e assistência estudantil, em conjunto com as unidades acadêmicas, estão produzindo informações a partir de aplicação de questionário online que permitirão mapear as condições estruturais e traçar as reais necessidades e soluções viáveis a identidade institucional da UFGD.
 

Com o resultado dos questionários, será possível localizar os acadêmicos com dificuldades de acesso à internet e infraestrutura, permitindo que a UFGD tome providências relativas a auxílio aos estudantes e ao regime de estudo a se adotar.
 

As seguintes ações já foram iniciadas:
 

- Aplicação de questionário aos discentes e docentes com o objetivo de coletar informações para mapear a situação socioeducacional e estrutural para o retorno remoto das atividades acadêmicas e reorganização do calendário com reposição da carga horária.
 

- Contato com empresas prestadoras de serviço de internet, para conhecimento e estudo de planos de pacote de dados e formas de auxílio aos estudantes.
 

- Capacitação docente com oferecimento de cursos para utilização de TICs na educação remota e a distância.

- Realização de estudos junto aos Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs) dos cursos de graduação para implementar a Portaria MEC n.º 2117 de 6 de dezembro de 2019, que dispõe sobre a oferta de carga horária na modalidade de ensino a distância em cursos de graduação presenciais ofertados por Instituições Federais de Educação Superior.

- Elaboração de Plano de Ação para contingenciamento COVID-19 que tem como objetivo orientar setores, principalmente as unidades acadêmicas, a fim de que reflitam e planejem suas ações durante e pós pandemia covid-19. Para acessar o conteúdo do plano clique aqui. 

A Universidade agradece a compreensão de todos e reitera que qualquer decisão que venha a ser adotada em relação à retomada das aulas, terá ampla divulgação com a devida antecedência, para que as pessoas possam se reorganizar e se planejar. 



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE