Leia Coluna do Jonas desta segunda, 16

| REDAçãO


Jonas Alves da Silva, Silva Junior. Divulgação

Dourados, 16 de Maio 2022 - 1º Eclipse Lunar Total de 2022. Dia do Gari. Dia Internacional da Luz. Dia Internacional da Convivência em Paz.

Pensamento: "Gratidão por tudo que já chegou e fé por tudo que está por vir."

Musica: Sereia - Lulu Santos – Indicação Mateus Gnutaman - https://www.youtube.com/watch?v=PaGKPM3g9Ts  

Niver:  Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios. Salmos 90:12

Política é como nuvem...

Como comentamos recentemente, pesquisa de opinião pública é um termômetro que reflete um momento. E o momento, no processo sucessório, está na condição de “pré”, ou seja, nada de oficial.

Mesmo assim, as pesquisas para todos os cargos eletivos “pipocam” em todo o território nacional. Não deixam de ser uma sinalização, ou uma tendência. Mas, como dizia Magalhães Pinto: “Política é como nuvem. Você olha e ela está de um jeito. Olha de novo e ela já mudou”.

Rejeição é grande

Levantamento do jornal O Globo a partir do banco de dados do Centro de Estudos de Opinião Pública (Cesop/Unicamp), Datafolha, Ibope e Ipec revela que, pela primeira vez, um dos dois pré-candidatos mais bem colocados na preferência popular, o presidente Jair Bolsonaro (PL), ultrapassa a barreira dos 50% de rejeição em meados do ano eleitoral.

Os dados mostram também que o ex-presidente Lula (PT), pré-candidato ao Planalto, atingiu, em março de 2022, 37% de rejeição na pesquisa mais recente do Datafolha.

Rejeição é grande (2)

O termômetro indica que, no momento, grande parcela do eleitorado não quer saber de extremos: nem da direita e nem da esquerda.

Ou seja, independente da vitória de Bolsonaro ou de Lula, milhares de eleitores ficarão sem representatividade.

Terceira via

Por isso o lançamento de uma candidatura pela “terceira via” seria importante para contrapor com as duas pré-candidaturas que polarizam a disputa.

No entanto, nos partidos de centro ninguém ainda quis ceder espaço para o outro. Cada um só olha para o seu umbigo. Com isso, a polarização Lula/Bolsonaro se distancia, apesar do índice de rejeição de ambos os lados.

Limpeza pública

O prefeito Alan Guedes (PP) participou da abertura da 56ª Expoagro de Dourados e deu uma notícia que todos os douradenses esperavam há vários meses: a assinatura de contrato com uma empresa para os serviços de limpeza pública em toda a cidade.

“Eu espero que nessa semana, durante o nosso trabalho aqui na feira, nós possamos, entre outras coisas, assinar nosso tão aguardado contrato de limpeza pública”, discursou o prefeito, que instalou o gabinete itinerante na Expoagro.

Uma boa iniciativa

O vereador Marcelo Mourão (Podemos), anunciou que realizará uma ‘live’ (transmissão ao vivo) solidária, no dia 18 de maio, para arrecadar fraldas geriátricas que serão doadas para o Lar do Idoso de Dourados.

Mourão lembra que no Lar do Idoso são mais de quatro mil fraldas utilizadas por mês para atender 33 pessoas.

Audiência pública

A Câmara Municipal de Campo Grande realiza, nesta segunda-feira (16), audiência pública para discutir sobre o tema “Campo Grande sem Drogas”.

O debate acontece no Plenário Oliva Enciso, na sede da Casa de Leis, a partir das 9h, e terá transmissão ao vivo pelo Facebook e Youtube.

Recuperação

“Diante da pandemia que estamos vivenciando e o uso e abuso de álcool e drogas, temos que falar sobre o assunto para reduzir. Temos dezenas de casas de recuperação para dependentes químicos, que é uma doença que não tem cura e que exige tratamento para o resto da vida”, disse o vereador Dr. Sandro, presidente da Comissão Permanente de Saúde, que convocou o debate.

“Temos centenas de homens e mulheres que não conseguem se livrar disso nessas casas, e precisamos debater sobre esse problema que afeta Campo Grande”, finaliza o vereador. O colegiado é composto ainda pelos vereadores Victor Rocha (vice), Dr. Jamal, Dr. Loester e Tabosa.

e-Título

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) liberou, na sexta (13), a nova versão do aplicativo e-Título, que reúne dados de eleitoras e eleitores e é um dos apps mais baixados do país, com mais de 25 milhões de downloads desde o lançamento em 2018. O aplicativo é gratuito e está disponível para acesso em celulares ou tablets de qualquer plataforma (Android e iOS).

O e-Título permite a obtenção da via digital do título de eleitor, que substitui o documento em papel, bem como apresentar justificativa eleitoral. Além desses, o aplicativo oferece uma série de serviços e informações,  como emissão das certidões de quitação eleitoral e de crimes eleitorais, dentre outros.

Telefones úteis em Dourados

Quantas vezes a gente já precisou fazer uma ligação de emergência, mas não lembrou ou não sabia o número do telefone. Pensando nisso, a Gazeta MS publica alguns números que, se for preciso, serão facilmente encontrado.

Anota aí:

Polícia Militar: 190

Bombeiros: 193

Guarda Municipal: 199 e 153

Polícia Rodoviária Federal (PRF): 191

Polícia Rodoviária Estadual (PRE): 198

SAMU: 192        

Polícia Civil - SIG (67) 3411-8080

Aeroporto (67) 3411-7936

Utilidade Publica

O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Logo publicaremos outros números de emergência. 

[email protected]  



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE