Geral
Leia Coluna do Jonas desta sexta, 06
| REDAçãO
Dourados, 06 de Maio 2022 - Dia da Matemática. Dia do Matemático. Dia do Cartógrafo. Dia da Coragem. Dia do Psicanalista. Dia do Engenheiro Cartógrafo.
Pensamento: "O ruim de ser pau pra toda obra é que tem obra o tempo todo."
Musica: Mamãe - Angela Maria e Agnaldo Timóteo – Indicação Mateus Gnutzman -
Niver: Paulo Campion, Geraldo Rodrigues, Diolindo José Trindade, Adriana Gottashalk Nolsco, Hamilton Dauzaker Silva, Paulla Souza Pacheco, Thaisa Estigarribia - Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios. Salmos 90:12
“Educação digna, inclusiva e feliz”
O promotor de Justiça João Linhares Júnior, titular da 4ª Promotoria de Justiça de Dourados, vem realizando acordos de não persecução penal que estão sendo revertidos em benefício da sociedade, como resultado efetivo e concreto do trabalho do MPMS.
Na segunda-feira (2), por exemplo, a Escola Municipal Vereadora Albertina Pereira de Matos recebeu o equivalente a R$ 12 mil para aquisição de tintas para pintura da quadra, de impressora colorida multifuncional, máquina de algodão-doce, microfone sem fio, caixa de som e, ainda, para a construção de duas mesas de pingue-pongue em concreto com medidas oficiais.
Papel social
Segundo o promotor de Justiça, “trata-se do papel social que o Ministério Público faz todos os dias: ajudar escolas públicas carentes, entidades assistenciais, forças de segurança, defesa da sociedade, combate à corrupção, promoção de justiça e de dignidade às pessoas”.
E que “o Ministério Público é a voz jurídica da sociedade e propugna pela salvaguarda da ordem jurídica e do regime democrático. E só há justiça onde a desigualdade é combatida e a cidadania é fomentada”.
20 escolas cadastradas
Ainda, de acordo com João Linhares Júnior, 20 escolas públicas estão cadastradas no projeto de sua autoria intitulado “Educação digna, inclusiva e feliz”, das quais 10 são estaduais e 10 são do município de Dourados, sendo que duas escolas são indígenas.
Linhares acrescenta: “A comunidade mais vulnerável e carente está sendo prestigiada e devidamente atendida. Com isso, crianças e jovens tendem a ter maiores oportunidades e um futuro mais alvissareiro e promissor”.
Doação de equipamentos
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira (4) o Projeto de Lei Complementar (PLP) 95/21, da deputada Rose Modesto (PSDB-MS), que direciona os produtos de informática abandonados, apreendidos ou confiscados pela Receita Federal para as instituições públicas de ensino com projetos de uso de tecnologia na educação.
O texto aprovado é o substitutivo da deputada Liziane Bayer (Republicanos-RS). Originalmente, o projeto apenas destinava os produtos aos alunos em situação de vulnerabilidade social da rede pública escolar. Bayer optou por priorizar as instituições de ensino públicas com projetos em andamento de uso de tecnologia na educação.
Inclusão digital
A proposta é da deputada Rose Modesto (PSDB-MS) e insere a medida no Código Tributário Nacional e no Decreto-lei 1.455/76, que trata de regras aduaneiras para bagagens.
“O objetivo desta proposição é promover a inclusão digital de alunos em situação de vulnerabilidade da rede pública que sofrem, especialmente no contexto da pandemia, enormes prejuízos nos seus processos de ensino-aprendizagem por não terem acesso a computadores, notebooks e tabletes”, disse Rose Modesto.
2 milhões de eleitores
Ao encerrar o cadastro eleitoral para as Eleições 2022, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) celebra a superação de todos os recordes já registrados pela Justiça Eleitoral. O anúncio foi feito pelo presidente do Tribunal, ministro Edson Fachin, na abertura da sessão de ontem (5).
“Entre janeiro e abril deste ano o país ganhou 2.042.817 novos eleitores entre 16 e 18 anos, que no dia 2 de outubro comparecerão às urnas para exercer o nobre e digno direito do voto”, destacou.
Segurança para ciclistas
O deputado estadual Marçal Filho (PP) cobra da concessionária CCR MSVias mais segurança para ciclistas e pedestres no trevo do DOF, no Jardim Guaicurus, em Dourados. No local está sendo construído um viaduto sobre a BR-163 e a MS-156 e para atender o trânsito, foi improvisada uma rotatória e duas pistas estreitas, que atendem apenas motoristas de veículos, um risco para quem usa bicicleta ou anda a pé.
Vários acidentes já ocorreram no local. A construção do viaduto é um sonho antigo da comunidade e uma reivindicação do deputado Marçal, que fez audiência pública para tratar sobre a necessidade de melhorias no trânsito de acesso à região do Guaicurus. Também será realizada a duplicação e revitalização da Rua Coronel Ponciano. A obra está prevista para iniciar em julho.
Telefones úteis em Dourados
Quantas vezes a gente já precisou fazer uma ligação de emergência, mas não lembrou ou não sabia o número do telefone. Pensando nisso, a Gazeta MS publica alguns números que, se for preciso, serão facilmente encontrado.
Anota aí:
Polícia Militar: 190
Bombeiros: 193
Guarda Municipal: 199 e 153
Polícia Rodoviária Federal (PRF): 191
Polícia Rodoviária Estadual (PRE): 198
SAMU: 192
Polícia Civil - SIG (67) 3411-8080
Aeroporto (67) 3411-7936
Utilidade Publica
O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Logo publicaremos outros números de emergência.
LEIA MAIS

Defensoria exige instalação de semáforo em cruzamento perigoso da capital
Há 28 minutos

Prefeitura se antecipa e convida sindicatos para debater reajuste de servidores
Há 50 minutos

Etapa de judô agita os Jogos Escolares de Outono e destaca talentos em Dourados
Há 50 minutos