Geral
Leia Coluna do Jonas desta sexta, 22
| REDAçãO
Dourados, sexta-feira 22 de Abril 2022 – Descobrimento do Brasil. Dia do Agente de Viagem. Dia da Comunidade Luso-Brasileira. Dia da Aviação de Caça. Data Festiva da Força Aérea Brasileira . Dia Nacional da Tontura. Dia da Terra.
Pensamento: "Se você não tenta por medo de falhar...já falhou..."
Musica: Venus - Johnny Mathis – Indicação Mateus Gnutaman - https://www.youtube.com/watch?v=1BWipMLmfgM
Niver: Alexandre Kunta, Junior Cruz, Antoniel Brito Fonseca, Christian Wagner - Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios. Salmos 90:12
“Fogo amigo”
O PSDB do saudoso Mário Covas está vivendo a sua pior crise devido aos interesses particulares de certas alas do partido, adeptas do “fogo amigo”. Com isso o “ninho dos tucanos” balança e pode cair, ou seja, não lançar candidatura própria à Presidência da República, o que seria a primeira vez des,de a redemocratização do País.
O PSDB realizou uma prévia para escolher o pré-candidato a presidente da República. O ex-governador de São Paulo, João Doria, foi o vencedor. No entanto, os caciques do partido não querem saber de Doria. Querem que o candidato seja o ex-governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. Aliás, tanto Doria quanto Leite deixaram seus cargos com os olhos voltados para a campanha eleitoral.
Sem candidato
Agora, para piorar ainda mais o processo interno no PSDB, o governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, que era vice de Doria, está fazendo de tudo para o que o ex-governador não saia candidato à Presidência da República.
Garcia acredita que a rejeição de Doria é um problema sério para a sua reeleição ao governo do Estado. Durma com um barulho desse! É pura sacanagem de “fogo amiho” no PSDB.
Validade das prévias
Em manifesto divulgado ontem (21), 73 advogadas, advogados e juristas defendem que o PSDB respeite o resultado das prévias, realizadas em novembro do ano passado, em que Doria foi escolhido para ser o candidato do partido, divulgou ontem o Valor Econômico.
No texto divulgado, os signatários dizem que as prévias foram realizadas em conformidade com as regras do partido e ignorá-las seria o mesmo que “rasgar o estatuto”.
Via de discórdia
O surgimento de uma candidatura pela terceira via, era para fazer frente à polarização Bolsonaro/Lula que vem dominando o cenário político há tempos.
No entanto, vaidades políticas e picuinhas impedem o surgimento de uma candidatura forte pela terceira via. Isso acontece principalmente devido às questões regionais onde os caciques não querem perder espaço: apoiam Lula ou Bolsonaro.
Desculpas
Pelo termômetro das pesquisas, o ex-juiz Sergio Moro vinha ocupando a terceira colocação na pré-campanha eleitoral.
Mas, ele não encontrou o respaldo necessário em seu ex-partido, o Podemos. Foi buscar abrigo no União Brasil, onde foi saudado como “não candidato a presidente”. Os problemas regionais falam mais alto.
Ciro Gomes
O eterno “candidato” do PDT, ex-ministro Ciro Gomes ainda sonha em ser esse nome pela terceira via rumo ao Palácio do Planalto.
Mas, também encontra resistência, principalmente porque não se cansa de criticar Lula e Bolsonaro.
Palanques
Portanto, nota-se que uma ala dos que defendem a terceira via, quer subir no palanque de Lula, enquanto outra pretende marchar com Bolsonaro.
A terceira via seria apenas uma desculpa para enganar os eleitores. A política no Brasil continua sendo feita por gent que adora o “fogo amigo”.
Eleitores jovens
No Brasil, o voto é facultativo para os adolescentes de 16 e 17 anos, mas o interesse do jovem brasileiro pela política tem crescido nos últimos meses. Ao menos, é isso o que mostram os números de alistamentos eleitorais realizados nos três primeiros meses do ano. Entre janeiro e março de 2022, o Brasil ganhou 1.144.481 novos eleitores na faixa etária de 15 a 18 anos.
A procura pelo documento é a maior registrada quando comparada às últimas Eleições Gerais, de 2018 e 2014, quando foram emitidos 877.082 e 854.838 novos títulos, respectivamente. Para o cientista político e analista do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Diogo Cruvinel, o interesse recorde dos jovens pelo primeiro título se justifica por alguns fatores.
Eleitores jovens (2)
“A Justiça Eleitoral sempre realiza campanhas de conscientização e incentivo ao eleitorado como um todo, em especial aos jovens, por meio da mídia e nas escolas. Neste ano, pela primeira vez, a campanha contou com a adesão espontânea de artistas e influenciadores, que dialogam diretamente com esse eleitorado, o que ajudou a impulsionar esses números”, avalia o cientista.
Segundo ele, além disso, vivemos no Brasil um momento de acirramento dos discursos políticos, com uma maior polarização. “Esse cenário tende a incentivar os jovens a terem um maior engajamento e, por consequência, procuram participar mais ativamente do processo eleitoral. E, para tanto, é necessário ter o título de eleitor. A população tem se conscientizado cada vez mais sobre isso”, analisa.
Telefones úteis em Dourados
Quantas vezes a gente já precisou fazer uma ligação de emergência, mas não lembrou ou não sabia o número do telefone. Pensando nisso, a Gazeta MS publica alguns números que, se for preciso, serão facilmente encontrado.
Anota aí:
Polícia Militar: 190
Bombeiros: 193
Guarda Municipal: 199 e 153
Polícia Rodoviária Federal (PRF): 191
Polícia Rodoviária Estadual (PRE): 198
SAMU: 192
Polícia Civil - SIG (67) 3411-8080
Aeroporto (67) 3411-7936
Utilidade Publica
O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Logo publicaremos outros números de emergência.
LEIA MAIS

Asteroide ‘potencialmente perigoso’ e maior que pirâmide do Egito passa ao lado da Terra
Há 6 horas