Palmeiras busca empate com Goiás nos acréscimos no Estádio Hailé Pinheiro

Ambas as equipes conseguem o primeiro ponto no Brasileirão

| ASSESSORIA/PALMEIRAS


Foto: Cesar Greco/Palmeiras

Pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro 2022, o Palmeiras visitou, na tarde deste sábado (16), a equipe do Goiás, no Estádio Hailé Pinheiro, a Serrinha, em Goiânia (GO) e empatou pelo placar de 1 a 1, após sair em desvantagem com gol do volante Caio, que abriu o placar para os donos da casa, aos 11 do segundo tempo; aos 50 do segundo tempo, foi Rony quem fez o gol do Maior Campeão do Brasil e deixou tudo igual, com emoção até o fim devido à análise do VAR no lance do gol palestrino, no último minuto: 1 a 1, placar final, e o primeiro somado pela Sociedade Esportiva Palmeiras neste torneio.

Com a igualdade, o Palmeiras defendeu o seu saldo amplamente favorável no retrospecto geral contra o rival da vez, com 27 vitórias em 53 jogos, além de 11 empates (com o de hoje) contra 15 triunfos do Goiás (o Maior Campeão do Brasil marcou 81 gols e sofreu 62).

Consequentemente, a superioridade do Palmeiras contra o Goiás apenas pelo Brasileiro permanece intacta: agora são nove empates, com 25 vitórias palmeirenses contra 13 derrotas sofridas em um total de 47 jogos pelo Nacional (76 gols marcados e 56 gols sofridos).

O duelo Palmeiras e Goiás pode ser considerado tradicional, já que as equipes passaram a duelar frequentemente a partir dos anos 70, desde que a equipe goiana passou a frequentar mais constantemente a elite do futebol nacional. O primeiro duelo entre os times aconteceu em 1973, e o jogo foi válido pelo Campeonato Brasileiro – vitória palmeirense por 1 a 0, com gol de Ronaldo, no Estádio Olímpico Pedro Ludovico Teixeira, em 04/11 daquele ano.

E na temporada, de forma, o Palmeiras vem demonstrando ótimos números: após golear o Independiente Petrolero-BOL em seu compromisso mais recente, na última terça (12), por incríveis 8 a 1 – sendo esta goleada o novo maior placar da história do time na Libertadores -, agora a equipe de Abel Ferreira arrancou este empate no fim sobre o Goiás, chegando aos ótimos números de 15 vitórias em 22 jogos, além de cinco empates e apenas duas derrotas em jogos válidos pela temporada de 2022 (essa estatística não inclui as partidas do Mundial contra o Al Ahly-EGI e Chelsea-ING, pois estas eram válidas pela temporada 2021) – além disso, foram 45 gols marcados e 14 sofridos.

Com isso, este aproveitamento (22 jogos, 15 vitórias, cinco empates e duas derrotas), cujo jogo desta tarde rendeu o ponto somado, corroborou para que o Alviverde Paulista mantivesse a estatística de possuir o terceiro melhor aproveitamento de pontos considerando o desempenho dentre todos os times que disputam a Série A do Campeonato Brasileiro, agora com 71%, atrás de Cuiabá, com 81,48%, e Atlético-MG, com 83,33% – ambos ainda jogam pela rodada. Essa estatística leva em conta todos os jogos que as respectivas equipes disputaram pela temporada, por torneios regionais, nacionais e internacionais.

Individualmente, vale registrar que o técnico Abel Ferreira, que vem fazendo história no Verdão e acumulando estatísticas históricas diversas, quebrando marcas e recordes jogo após jogo, hoje, subiu de posição na lista de treinadores que mais comandaram o Palmeiras em todos os tempos pelo Brasileirão: chegou a 50 jogos pela competição nacional e, com isso, foi para a sétima colocação da lista, posição com quem agora divide com Jorge Vieira, com a mesma quantidade de partidas. Antes de entrar em campo contra o Goiás, o português ocupava a oitava posição empatado com Emerson Leão – ambos com 49 jogos.

AGENDA

O próximo compromisso do Palmeiras será pela quarta rodada antecipada, contra o Flamengo, na próxima quarta-feira (20), no Maracanã, às 19h30. Depois, enfrenta o Corinthians pela terceira rodada no sábado (23), na Arena Barueri, estando o Verdão na condição de mandante, às 19h.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE