UFGD realiza série de debates sobre temáticas que afetam população negra

| UFGD/JORNALISMO


O Núcleo de Estudos Afro-brasileiro da Universidade Federal da Grande Dourados (NEAB/UFGD) dará início, na próxima sexta-feira (05), à programação do projeto de extensão Diálogos NEAB/UFGD. O principal objetivo é promover interlocução com pesquisadores/as e movimentos sociais convidados a discutir temáticas que afetam a população negra.
 
Ao todo, serão quatro ciclos de debates que acontecerão nos meses de junho e julho, com os temas: “Violência Policial e População Negra”, “Imagem e Negritude”, “Direitos Humanos, Corpos Negros e Diversidade” e “A cruel Pedagogia do Vírus”. Todos serão transmitidos ao vivo, pela página do NEAB no Facebook: https://www.facebook.com/ufgdneab.
 
Confira, abaixo, toda a programação do ciclo de debates. É importante se atentar aos horários informados, que seguem o fuso horário de Mato Grosso do Sul.
 
05 de junho (sexta-feira) – 18h
Violência Policial e População Negra
Convidados:
- Naldson Ramos (doutor em Sociologia pela UFRGS / Violência Policial e Práticas Civilizatórias em MT / membro do Fórum Brasileiro de Segurança  Pública /  fundador do Núcleo de Estudos sobre Violência - NIEVIC/ ICHS/ UFMT).
- André Luis Pereira (doutor em Sociologia pela UFRGS/ professor de Sociologia em  no IFSUL
- Edson Rondon (advogado / doutor em Sociologia pela UFRGS / Membro do Núcleo de Estudos sobre Violência - NIEVIC/ ICHS/ UFMT)
Moderadora:
- Claudia Cristina Carvalho - Coordenadora do NEAB/UFGD
 
26 de junho (sexta-feira) - 14h
Imagem e negritude
Convidado:
- Joel Zito Araujo (cineasta / doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP / dentre as obras cinematográficas: " A Negação do Brasil" ( 2000), " Filhas do Vento (2019), " Meu amigo Fela" (2019), " Cinderelas, Lobos e um Prícipe Encantado"(2009). 
Debatedores/a:
Dejair Dionisio (pós-doutor em Letras pela UFMG / professor visitante no Programa de Pós-graduação em Letras na UFGD / consultor externo no NEABI - Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas do IFMS)
- Amanda Pessoa (historiadora e mestre em Sociologia)
Moderadora:
- Claudia Cristina Carvalho (Coordenadora do NEAB/UFGD)
 
29 de junho (segunda-feira) - 16h
Direitos Humanos, Corpos Negros e Diversidade
Convidado:
- Bruno Sena Martins (antropólogo / pesquisador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra/Portugal)
Debatedores:
- Marco Antônio Delfino (procurador do Ministério Público Federal)
 - Suelen Aires Gonçalves (doutoranda em Sociologia na UFRGS e membra do coletivo Atinuké - Sobre o pensamento de mulheres negras)
Moderadora:
- Claudia Cristina Carvalho (Coordenadora do NEAB/UFGD)
 
08 de julho (quarta-feira) - 16h
A Cruel Pedagogia do Vírus
Convidado:
- Boaventura de Sousa Santos (doutor em Sociologia do Direito pela Universidade de Yale / professor catedrático jubilado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra / diretor fundador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra/Portugal)
Debatedoras:
- Claudia Cristina Ferreira Carvalho (Coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiro / NEAB/UFGD)
- Eladir Nascimento (doutora em Mémoria Social/UNIRIO)
Moderador:
- Edson Rondon (doutor em Sociologia/UFRGS / Membro do Núcleo de Estudos sobre Violência - NIEVIC/ ICHS/ UFMT).
 
SAIBA MAIS
 
O NEAB/UFGDE foi criado em agosto de 2007, com a proposta de atuar nas áreas de pesquisa, ensino e extensão relacionadas à diversidade etnicorracial, às políticas públicas de combate à discriminação e ao racismo. Além disso, se dedica, desde então, à produção de materiais, eventos, encontros e seminários para implementação da Lei 11.645/08, que dispõe sobre o ensino da História da África e História da Cultura Afro-Brasileira e História Indígena.
 
O núcleo incentiva, ainda, a criação de programa institucional de formação continuada para acadêmicos, servidores e sociedade civil, em relação à temática afro-brasileira, e promove seminários e fóruns de discussão entre professores da Universidade, das demais instâncias de ensino e Instituições de Ensino Superior - IES em busca da formação de uma sociedade que reconheça e respeite a diversidade.
 



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE