Artigo
UX DESIGN: A IMPORTÂNCIA DE SER CENTRADO NO CLIENTE -*por Fernando Géa
| ASSESSORIA
Precisou de um serviço e, para isso, foi necessário ao menos 10 cliques para chegar no lugar certo? Provavelmente esse serviço não tem um profissional UX centrado no cliente e é bem provável, também, que você iria para a concorrência.
Essa é a forma mais simples de dizer que quem não investe em User Experience tende a ficar para trás no mercado. Popularmente conhecido como UX, o User Experience é usado para todo o processo que envolve a experiência do usuário. Sendo assim, o papel do UX Designer - o profissional que vai “desenhar” este caminho - é otimizar a experiência do cliente, a partir do planejamento de todos os aspectos que envolvem a interação do consumidor com a jornada de compra do início ao fim.
Todo o processo é pensado de acordo com a usabilidade do cliente, por isso a maneira que o produto é posicionado ou notado por um consumidor, é responsabilidade do UX Designer. Além disso, o profissional tem o papel de garantir que o produto ou serviço flua de maneira intuitiva e lógica de uma etapa a outra.
A qualidade de interação do cliente em seu ambiente digital depende de um profissional que saiba ser simples, intuitivo e agradável para que a jornada de compra seja satisfatória e a experiência inesquecível - assim, é possível conquistar um cliente fiel.
Capaz de influenciar os comportamentos, emoções e percepções do consumidor, o conceito está conectado à parte emocional do design e deve garantir uma identidade visual marcante para o cliente. Afinal, interações satisfatórias facilitam a retenção, fidelização e engajamento do consumidor junto a marca. Esse é o segredo de empresas como Uber, Airbnb e Apple, que inovaram completamente os seus respectivos serviços e, a partir de uma experiência única e memorável, conquistaram liderança nos setores.
Mas, afinal, se toda empresa precisa se preocupar em criar uma experiência duradoura com seus produtos, como o UX Design desempenha papel diferenciador para empresas emergentes?
Para isso, áreas como UX Research e Product Design atravessam todo o processo de design, desde a pesquisa até o produto final. Apostar no feedback e conhecer ao máximo o usuário final auxilia identificar se a proposta está alinhada ou não com os objetivos comerciais e com o bem-estar do cliente. Como sempre, apostar na centralidade do cliente é assegurar que ele volte.
*Fernando Géa é Country Manager Brasil da Aivo, empresa de Inteligência Artificial Conversacional focada na experiência do cliente. Fernando tem ampla atuação em Gestão de Operações, Marketing, Geração de Demanda, Desenvolvimento de Novos Negócios, Planejamento Estratégico, Produtos e Liderança em projetos de melhoria e inovação.