Gestão retoma ferramentas de comunicação direta para promover aproximação com os colaboradores

Encontros periódicos e visitas programadas às unidades assistenciais são as estratégias propostas para promover a escuta ativa e melhorar a comunicação interpessoal

| ASSESSORIA


Propiciar um ambiente seguro, com escuta ativa, oportunidades de fala e estímulo à interlocução. É com esse objetivo que a Superintendência do Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados (HU-UFGD) está retomando algumas ferramentas de comunicação direta com os colaboradores que, em momentos anteriores à pandemia, demonstraram bons resultados.  

Em parceria com o Setor de Gestão da Qualidade, teve início nesta segunda-feira (21) a Ronda da Alta Gestão, que consiste na visita das chefias (superintendente, gerentes, chefes de Divisão, de Setor e de algumas Unidades) às unidades assistenciais. O objetivo do encontro, que tem a duração de aproximadamente uma hora, é ouvir diretamente de quem está “na ponta” quais as principais dificuldades e problemas enfrentados no dia a dia do trabalho e, a partir do diálogo, buscar soluções.  

A iniciativa teve origem com a Colaborativa “Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil”, desenvolvida em conjunto com o Hospital do Coração (HCor) de São Paulo e o Institute for Healthcare Improvement (IHI) entre os anos de 2018 e 2020, com o objetivo de reduzir as infecções nas UTIs e previa as Rondas apenas na UTI Adulto. 

Mantendo o mesmo nome, a Ronda da Alta Gestão agora foi retomada com a visita à UTI e UCI Neonatal, setores que apresentam grande complexidade e que enfrentam dificuldades operacionais por conta de fatores como a superlotação, que contribui para o déficit de recursos humanos e, por vezes, até situações de desabastecimento de insumos.  

“Ao assumir a gestão, assumimos também a responsabilidade de encontrar soluções para os problemas. E queremos fazer isso com a participação e a colaboração de todos. Portanto, ideias, sugestões que possam contribuir para encontrarmos essas soluções, são sempre bem-vindas”, afirmou o superintendente Hermeto Paschoalick. 

A partir de agora, a Ronda da Alta Gestão será realizada semanalmente, em turnos alternados (manhã/tarde), abrangendo todas as unidades assistenciais. A ideia é retornar depois a cada unidade visitada e fazer a devolutiva do que tem sido providenciado para sanar as dificuldades relatadas. A previsão é que a visita se repita na mesma unidade com um intervalo de aproximadamente dois meses. 

Encontro de Qualidade 

Outra ferramenta de comunicação direta, mas dirigida apenas aos gestores (chefias de todas as áreas), é o Encontro de Qualidade, que acontecerá a partir do dia 30 de março. Programado sempre para a última quarta-feira do mês, o Encontro é uma realização conjunta da Superintendência e do Setor de Gestão da Qualidade.  

O objetivo é apresentar indicadores, resultados, e compartilhar experiências, para que todos possam conhecer o trabalho de cada um dos setores do hospital, buscando melhorar a comunicação, conhecer ferramentas e promover o envolvimento geral nas questões da qualidade e da segurança do paciente. 

O Super Responde 

Em conjunto com a Unidade de Comunicação Social, também está sendo retomado o programa de comunicação direta entre colaboradores e Superintendência, nomeado agora como “O Super Responde”.  

Como na experiência anterior (HU em Prosa), desenvolvida entre os anos de 2016 e 2019, a metodologia consiste na abertura, por pelo menos cinco dias, de um formulário eletrônico para o que colaborador envie até duas perguntas e uma sugestão para o superintendente. Não é necessário que o colaborador se identifique. 

As respostas são apresentadas pelo próprio superintendente, presencialmente, em reunião no Auditório do hospital. O Super Responde terá periodicidade mensal e a primeira edição desta temporada será realizada já na próxima sexta-feira, dia 25, às 14h. 



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE