Leia Coluna do Jonas desta sexta, 18

| REDAçãO


Jonas Alves da Silva - Silva Junior. Arqivo

Sexta-feira, 18 de Março 2022 – Dia do DeMolay. Dia Nacional da Imigração Judaica

Pensamento: "Quando seu trabalho for mais excitante do que o fim de semana, você será bem sucedido."

Musica: When you're in love  with a beautful - Dr. Hook – Indicação DJ Mateus Gnuztman - https://www.youtube.com/watch?v=uVXVO_vF2Io 

Niver: Divaldo Machado, Alessandro Lara, Fernando Barros, Ben-Hur Laprano - Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios. Salmos 90:12

Figura carimbada
Carlos Roberto Assis Bernardes, o Carlinhos Cantor, servidor de carreira da Câmara de Dourados, foi vereador, vice-prefeito e é uma das mentes iluminadas no cenário político local. Metódico e habilidoso, tem dado as cartas e jogado de mão. Em matéria de bastidores políticos o moço está bem na frente da concorrência.
Lembrado
Ex-atacante de futebol, ex-boêmio, hoje dedica tempo como conselheiro nesse campo minado chamado política. De servidor, se elegeu no PV e de lá pra cá seu nome, apesar de ele não ser presença constante, é citado nas “rodinhas”, sobretudo em campanhas eleitorais.
Guru
O nível de acerto tendo Carlinhos Cantor e outros ex-vereadores é impressionante. Só para citar alguns times vencedores ultimamente em Dourados, Carlinhos esteve presente nas campanhas de Ari Artuzi, Delia Razuk e do improvável Alan Guedes (PP), emplacando inclusive o vice, Dr. Guto. Quer mais? Hoje se vê o “guru” no grupo de apoio à candidatura da deputada federal Rose Modesto para governadora e Soarya Thronicke. Garras afiadas

Buscando apoio

A deputada federal Rose Modesto (União Brasil), pré-candidata ao governo do Estado, cumpre agenda neste sábado (19).

Rose Modesto manterá contatos com várias lideranças políticas e de entidades de classe em busca de apoio para sacramentar a sua candidatura.

A mais votada

Nas elei,ções de 2018, Rose Modesto (PSDB) foi a candidata à Câmara Federal mais votada no Estado, com 120.901 votos (9,75%). O segundo colocado foi Fábio Trad (PSD) que obteve 89.385 votos (7,21%).

Em Dourados, Rose Modesto obteve apenas 2.205 votos (2,10%). O mais votado para deputado federal em Dourados, em 2018, foi Geraldo Resende (PSDB) com 12.037 votos (11,45%).

 

Candidatos de “casa”

Aliás, nas eleições de 2018, os seis candidatos mais votados para deputado federal foram do  município de Dourados.

Além de Geraldo, os outros cinco mais votados foram: Alan Guedes (DEM) com 8.742 votos (8,31%); George Takimoto (MDB), com 8.587 (8,17%); Cido Medeiros (DEM), com 7.165 (6,81%); Gleice Jane (PT), com 6.450 (6,13%); e Marcelo Mourão (DEM), com 6.022 votos (5,73%).

Peregrinação

Rose Modesto, que nasceu em Vicentina e iniciou sua carreira política como vereadora em Campo Grande, fará uma peregrinação por todo o Estado, assim como os demais pré-candidatos, em busca de apoio político.

Vale lembrar que antes de ser eleita deputada federal, ela foi eleita vice-governadora no primeiro mandato de Reinaldo Azambuja, em 2014.

Deixando o governo

Pelo menos nove ministros do governo de Jair Bolsonaro (PL) deixarão seus cargos porque vão disputar uma vaga no Senado ou nos governos estaduais nas eleições de outubro.

São eles: Tarcísio Freitas (Infraestrutura); Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos); João Roma (Cidadania); Flávia Arruda (Secretária de Governo); Tereza Cristina (Agricultura); Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional); Gilson Machado (Turismo); Onyx Lorenzoni (Trabalho); e Braga Netto (Defesa), que deverá ser o vice de Bolsonaro nas eleições de outubro.

Alcoolismo feminino

O deputado estadual Lucas de Lima (Solidariedade) apresentou proposta para criar o programa estadual de "Prevenção ao Alcoolismo entre Mulheres". O Projeto de Lei 63/2022 foi protocolado ontem (17) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.

O objetivo é implantar uma política pública que produza um conjunto de diagnósticos, ações preventivas e serviços de acolhimento e tratamento que contribuam de modo eficaz para a redução do consumo de bebida alcoólica entre as mulheres.

Palestras e seminários

Ao longo de cada ano deverá ser desenvolvido planejamento de palestras e seminários sobre o alcoolismo, além de distribuição de material informativo, folhetos e montagem de quiosques para panfletagem e orientação em locais próximos a boates, bares, restaurantes, danceterias, clubes e congêneres, eventos musicais e esportivos e nas unidades de saúde estaduais.

Além disso, a proposta também cria a Semana de Prevenção da Mulher contra o Alcoolismo, a ser realizada na semana de 18 de fevereiro, consagrado como Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo.

Vacinação

O setor de imunização da Secretaria Municipal de Saúde informa que neste sábado, dia 19 de março, o plantão de vacinação contra a Covid-19 acontece na UBS do Altos do Indaiá, rua Seiji Nishioka, 355. Serão distribuídas 400 senhas a partir das 14h, para dose adulta e infantil.

De segunda a sexta-feira a vacinação contra a Covid acontece nas UBS’s (Unidades Básicas de Saúde) dos bairros. Quem deseja tomar as doses 1, 2, 3 ou dose reforço do imunizante deve agendar no posto de saúde do bairro em que está cadastrado ou se cadastrar na unidade mais próxima.

Enfermagem

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), afirmou que o projeto (PL 2564/20) que estabelece o piso salarial nacional para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem e parteiras terá sua urgência votada pelo Plenário na próxima semana.

Conforme a proposta, o valor mínimo inicial para os enfermeiros será de R$ 4.750, a ser pago nacionalmente pelos serviços de saúde públicos e privados.

Telefones úteis em Dourados

Quantas vezes a gente já precisou fazer uma ligação de emergência, mas não lembrou ou não sabia o número do telefone. Pensando nisso, a Gazeta MS publica alguns números que, se for preciso, serão facilmente encontrado.

Anota aí:

Polícia Militar: 190

Bombeiros: 193

Guarda Municipal: 199 e 153

Polícia Rodoviária Federal (PRF): 191

Polícia Rodoviária Estadual (PRE): 198

SAMU: 192        

Polícia Civil - SIG (67) 3411-8080

Aeroporto (67) 3411-7936

Utilidade Publica

O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Logo publicaremos outros números de emergência. 

[email protected] 

Carlinhos Cantor


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE