Homem é autuado em R$ 10 mil por degradação ambiental

| DOURADOSNEWS / DA REDAçãO


O trabalho afetou áreas protegidas de preservação permanente de mananciais - Crédito: Divulgação PMA

Na tarde deste sábado (30), policiais militares ambientais de Cassilândia realizaram fiscalização nas propriedades rurais do município e autuaram o proprietário de uma fazenda por degradação ambiental, afetando áreas protegidas de preservação permanente de mananciais. 

O infrator, 66, residente em Itapagipe (MG), realizou a mudança de uso do solo com remoção da vegetação em uma área de morros e não tomou as medidas de conservação adequadas.

Conforme ocorrência, até havia alguns trabalhos de curvas de níveis e bacias de contenção, mas realizadas para tentar conter as erosões já existentes. A remoção da vegetação, bem como o pisoteio de animais causaram algumas voçorocas, que estavam assoreando o córrego Cedro e alguns de seus afluentes. 

As intervenções de recuperação, como as curvas de níveis e bacias de contenção das erosões realizadas para a minimização dos problemas não resistiram as chuvas e acabaram contribuindo ainda mais com o assoreamento dos cursos d’água.

O proprietário rural foi notificado a apresentar um Plano de Recuperação de Área Degradada e Alterada (Prada), junto ao órgão ambiental estadual, pois os trabalhos realizados não foram adequados ao problema existente. Ele também foi autuado administrativamente e foi multado em R$ 10 mil. 

O autuado também poderá responder por crime ambiental e poderá pegar pena de detenção de um a três anos.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE