Larica da quarentena: aprenda a fazer em casa o doce de leite argentino

| COZINHA BRUTA/MARCOS NOGUEIRA


O segredo da cor está no uso de caramelo em vez de açúcar cru (foto: Marcos Nogueira)

Percebi uma tendência, nestes tempos de quarentena, de gente fazendo e comendo doces como se as academias fossem reabrir amanhã. Só nesta semana, meu Instagram exibiu 137 fotos de bolo de cenoura com cobertura de chocolate –ou talvez um pouco menos.

Há de se admitir que as tardes livres favorecem essa compulsão por doces. Ainda mais para quem, como eu, decidiu pausar o álcool durante o isolamento.

Nunca fui muito de cozinhar doces, mas às vezes gosto de tentar. Minha experiência da vez tinha como objetivo reproduzir os doces de leite argentinos e uruguaios. Por que são tão diferentes do brasileiro?

Procurei uma receita argentina. Achei algumas e escolhi uma do jornal portenho La Nación. Aparentemente, as principais diferenças estão no uso do bicarbonato de sódio e da baunilha –o primo brasuca costuma ser aromatizado com canela.

Receita simples, moleza e deliciosa. Ainda assim, não consegui a cor nem a textura do dulce de leche argentino. Ficou muito mais claro e menos sedoso.

Repeti a experiência com uma modificação da minha cabeça. Em vez de adicionar açúcar ao leite quente, comecei com um caramelo –para escurecer o doce. Deu certíssimo. Segue a receita abaixo.

DOCE DE LEITE ARGENTINO

Ingredientes

1 litro de leite

250 g de açúcar

½ colher (chá) de bicarbonato de sódio

1 colher (café) de extrato de baunilha

Modo de fazer

Numa panela, derreta o açúcar. Dissolva o caramelo com 1 copo de água ferventes. Adicione o leite e a baunilha e cozinhe em fogo alto. Quando começar a levantar fervura, tire do fogo e adicione o bicarbonato, misturando bem. Devolva ao fogo (agora baixo) e coloque um pires no fundo da panela, para evitar que o leite transborde. Quando começar a engrossar, remova o pires e continue a cozinhar, mexendo regularmente com uma colher ou espátula. O doce está no ponto quando, ao jogar uma gota em um copo de água, ela chegue ao fundo sem se dissolver.

(Siga e curta a Cozinha Bruta nas redes sociais.  Acompanhe os posts do Instagram, do Facebook  e do Twitter.)



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE