Geral
Leia Coluna do Jonas desta terça, 08
| REDAçãO
Terça-Feira, 08 de Janeiro – Aparecido Lima. Bruno Gonçalves. Liandra Brambilla. Rafael Porto. Danubio Meira Celso Barbosa.
Pensamento: "Não posso escolher o que sentir, mas posso escolher como agir em relação ao que sinto."
Musica: Ontem mais uma vez - Carpenters
Niver: Aparecido Lima, Bruno Gonçalves, Liandra Brambilla, Celso Barbosa, Rafael Porto, Danubio Meira - Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios. Salmos 90:12
Campeonato
Mudança na tabela trouxer jogo DAC x Aquidauanense para Dourados. A partida acontece no Douradão, no próximo domingo (13), para o Estádio Frédis Saldivar, às 16 horas. Sem público. Todos Douradão.
Odilon
Estreia hoje o documentário “Odilon, o réu de si mesmo”, contando um pouco da história do homem responsável por julgar e condenar os cabeças das maiores organizações criminosas do país, mostrando que para uma postura reta e honesta tem o seu preço. O premiado documentário Odilon, O Réu de Si Mesmo estreiahoje, dia 8, na HBO Max e na HBO.
Câmara
Primeira sessão movimentada na Câmara de Dourados. Além da presença do prefeito Alan Guedes, fazendo uma prestação de contas do mandato, aconteceu a eleição da Mesa Diretora para o segundo biênio(23/24) e a aprovação de outro processo visando a cassação do mandato do vereador Diego Castilho, ainda sobre a suposta falta de decoro do parlamentar, que teria agredido a noiva. É o 2022 legislativo chegando agitado.
Rose confirma pré-candidatura
A deputada federal Rose Modesto (PSDB) confirmou ontem (7), durante entrevista coletiva, que é pré-candidata à sucessão do governador Reinaldo Azambuja (PSDB) nas eleições de 2 de outubro deste ano. O evento ocorreu no Hotel Deville, em Campo Grande.
A deputada disse que vai aguardar o período da “janela partidária”, em março, para trocar de partido. Ela deixará o “ninho dos tucanos” e se filiará ao União Brasil, nova legenda que surge com a fusão do PSL com o DEM.
Convite de vários partidos
Rose Modesto disse que além do União Brasil, recebeu convites para ingressar em vários outros partidos.
A deputada, durante a live transmitida ao vivo pelas redes sociais, citou entre esses partidos, o Podemos, o Republicanos, o Pros, o Avante e o PP. E que só aguarda os trâmites legais para assinar ficha no União Brasil.
Primeira mulher
A deputada Rose Modesto lembrou que o Mato Grosso do Sul já teve 11 governadores e que ela trabalha para ser a primeira mulher a fazer parte desta lista.
“Quero participar, contribuir, não quero inventar a roda, mas sim, fazer a roda girar”.
Não deu em nada
O relatório final da CPI da Covid foi entregue ao procurador-geral da República, Augusto Aras, em outubro do ano passado.
No entanto, o documento não resultou até agora em nenhum inquérito para investigar crimes do alto escalão do governo federal durante a pandemia, publicou o jornal O Estado de S. Paulo em sua edição de domingo (6).
Indiciamento
O relatório da CPI da Covid pediu o indiciamento de 78 pessoas e de duas empresas. O governo foi responsabilizado pelo descontrole da pandemia no País.
Principais investigados: o presidente Jair Bolsonaro; os ministros Marcelo Queiroga (Saúde), Braga Neto (Defesa), Onyx Lorenzoni (Trabalho) e Wagner Rosário (Controladoria-Geral da União); os filhos do presidente: senador Flávio Bolsonaro, vereador Carlos Bolsonaro é deputado Eduardo Bolsonaro; além do ex-ministro Eduardo Pazuello (Saúde) e ex-chanceler Ernesto Araújo.
Crimes
Crimes atribuídos ao presidente Jair Bolsonaro: crime de epidemia com resultado em morte; incitação ao crime; infração de medida sanitária preventiva; falsificação de documento particular; e charlatanismo.
E, ainda: crimes contra a humanidade; emprego irregular de verbas públicas; prevaricação; e violação de direito social e de incompatibilidade com dignidade, honra e decoro.
Acordo selado
Articulador da chapa Lula-Alckmin, o ex-governador de São Paulo, Márcio França (PSB) disse ao programa “Em Foco”, na GloboNews, na noite de ontem (7), que vê o acordo entre o ex-presidente e o ex-governador como selado.
“O Alckmin não é um homem de movimentos bruscos: já foi para ele um movimento muito brusco, muito difícil, fazer um movimento desses. Foi realmente porque ele percebeu que, se não houver um movimento com Lula, o Bolsonaro será o presidente: ou alguém tem dúvida disso?”, disse França.
Impasse
França está no centro do impasse do acordo PT-PSB, pois quer disputar o governo de São Paulo, assim como Fernando Haddad (PT).
Ele diz que mantém sua pré-candidatura ao Palácio dos Bandeirantes até que pesquisas em maio ou junho mostrem quem tem mais vantagem – se ele ou o petista. No entanto, ele se enxerga como mais competitivo do que Haddad para disputar contra o ministro de Bolsonaro Tarcísio Freitas (Infraestrutura), que vê com chances de chegar ao segundo turno.
Violência doméstica
O Projeto de Lei 4194/19, do Senado, autoriza, nos casos de violência doméstica, a concessão de medidas cautelares de urgência, como a prisão preventiva, independentemente de manifestação prévia do Ministério Público ou da oitiva de quaisquer pessoas que convivam ou tenham convivido com o agente, informou a Agência Câmara de Notícias.
Por meio de alterações no Código Penal, o texto, agora em análise na Câmara dos Deputados, especifica como crimes, em vez de apenas “violência doméstica”, os tipos especiais “lesão corporal resultante de violência doméstica e familiar” e “lesão corporal resultante de violência contra a mulher”.
Telefones úteis em Dourados
Quantas vezes a gente já precisou fazer uma ligação de emergência, mas não lembrou ou não sabia o número do telefone. Pensando nisso, a Gazeta MS publica alguns números que, se for preciso, serão facilmente encontrado.
Anota aí:
Polícia Militar: 190
Bombeiros: 193
Guarda Municipal: 199 e 153
Polícia Rodoviária Federal (PRF): 191
Polícia Rodoviária Estadual (PRE): 198
SAMU: 192
Polícia Civil - SIG (67) 3411-8080
Aeroporto (67) 3411-7936
Utilidade Publica
O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Logo publicaremos outros números de emergência.