Renault anuncia redução de custos e demissão de 15 mil trabalhadores

| NOTICIAS AUTOMOTIVAS


A Renault apresentou nesta sexta-feira (29) o seu plano de reestruturação global. O anúncio vem um dia depois de a Nissan também fazer a apresentação dos próximos passos. De acordo com o comunicado, o Grupo Renault pretende economizar mais de dois bilhões de euros em três anos.

O planejamento visa dar suporte ao grupo em meio à crise causada pelo novo coronavírus e pelas transformações ecológicas que exigem uma transformação ágil. Entre as principais mudanças, a Renault anunciou que irá dispensar quase 15 mil trabalhadores: 4.600 postos serão cortados na França e 10 mil serão “distribuídos' em outros países.

Para isso, a empresa explicou que trabalhará com plano de demissão voluntária, com reciclagem profissional e aposentadorias sem substituições.

Entre outras medidas, o Grupo Renault disse que irá ampliar a padronização entre os produtos, encerrar as atividades de uma fábrica na França (ao todo, a empresa possui 14 unidades fabris no país), encerrar as atividades de carros de passeio com motor a combustão na China e abrir um polo de comerciais leves e elétricos na França.

A capacidade global de produção foi reavaliada de quatro milhões de carros no passado para 3,3 milhões até 2024. Além disso, a Renault está suspendendo sua estratégia de aumento de produção na Romênia e no Marrocos, além de estudar “adaptação das capacidades de produção do Grupo na Rússia e estudo de racionalização da fabricação de caixas de câmbio mundialmente'.

“As evoluções planejadas são fundamentais para assegurar a sustentabilidade da empresa e seu desenvolvimento a longo prazo. É de forma coletiva e com o apoio de nossos parceiros da Aliança que seremos capazes de atingir nossos objetivos e fazer do Grupo Renault um grande player da indústria automotiva nos próximos anos', disse Jean-Dominique Senard, Presidente do Conselho de Administração da Renault.

Com isso, a fabricante diz que o custo estimado para o plano apresentado é de 1,2 bilhão de euros.

[Fonte: Renault]



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE