Geral
Leia Coluna do Jonas desta quinta, 13
| REDAçãO
Quinta-feira, 13 de Janeiro 2022 - Dia de Santo Hilário de Poitiers.
Pensametnto: "Cada um dá o que tem no coração. Cada um recebe com o coração que tem."
Musica: I don't want to talk about It - Rod Stewart – Indicação Mateus Gnuztman -https://www.youtube.com/watch?v=w46bWxS9IjY
Niver: Marcelo Coaching, Roberto Ximenes, Biro Biro- Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios. Salmos 90:12
Telinha
Está chegando a TV Câmara de Dourados, com uma equipe azeitada e vai entrar com tudo nos informes de interesse geral.
Direção
Sob batuta do casal Roseli e Rubens (RR), leia-se Revista Farol e TV Grandourados, eles tem a missão de alavancar as pautas das ações legislativas.
Esperança
O presidente da Casa, vereador Laudir Munaretto, juntamente com a Mesa Diretora Cemar Arnal, Juscelino Cabral e Liandra da Saúde, e os demais 15 parlamentares, esperam e torcem pelo sucesso de todos e principalmente que o investimento feito pelo erário público resulte efetivamente em uma positiva vantagem na relação custo/beneficio.
Preparação
De olho no Campeonato de Futebol Profissional 2022, os profissionais do Dourados Atlético Clube – DAC já está na correria, realizando atividades na Academia Ativa GYM, no Vival do Ipês, que fica próximo ao Centro de Treinamento, Como se diz, iniciando o ano em “atividade”.
Só faltava essa...
A saúde em Dourados, como todos estão “careca de saber”, está na UTI faz um tempão. A Covid-19 não foi embora e a população está chiando em longas filas num único lugar para se vacinar.
Agora, para piorar a situação, a Vigilância Sanitária puniu, com advertência, o Fundo Municipal de Saúde de Dourados porque três Unidades Básicas de Saúde Familiar (UBSF) – do Izidro Pedroso, do Parque das Nações e do Jóquei Clube -, estavam com medicamentos com prazo de validade vencido. Só faltava essa para piorar a situação.
O negócio é roçar
Diante da possibilidade de multas pela Prefeitura de Dourados, devido aos terrenos tomados por matagais, os proprietários têm que roçar.
Eu roço
Tu roças
Ele roça
Nós roçamos
Vós roçais
Eles roçam
Dever de casa
Na verdade, a Prefeitura de Dourados deveria dar exemplo, ou seja, limpar a cidade para depois cobrar (ou querer multar) os cidadãos.
Às invés disso, ironicamente, a Prefeitura quer multar os proprietários de terrenos, sem que ela (a Prefeitura), faça o dever de casa.
Secretário com Covid
O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, testou positivo na terça-feira (11) para a Covid-19. Com sintomas leves, o secretário – que tomou as três doses da vacina - está em casa e vai continuar as atividades em ‘home office’, divulgou o Douranews..
Em nota distribuída nesta manhã, a Secretaria de Saúde lembra que mais de 95% dos internados pela Covid-19 não tomaram nenhuma dose da vacina e ressalta a importância da população se imunizar contra o coronavírus.
"Estou bem"
“Comunico a todos que testei positivo para Covid-19”, diz Geraldo Resende, em sua página no Facebook. “Estou bem, graças a Deus! Quem está se vacinando têm menos sintomas e menor risco de agravamento. 95% dos internados por Covid hoje são de não vacinados”.
“Redobre o autocuidado: Uso de máscara, higiene das mãos e evite aglomerações. Faça o teste se apresentar os sintomas. Estamos reforçando o combate a Covid nos 79 municípios”, recomenda o secretário.
Carnaval
“Muita gente tem me perguntado se é prudente ter carnaval no meio de uma pandemia. Com o avanço das síndromes gripais, casos novos e mortes, minha posição pessoal como médico, é a de que essas festividades possam ser adiadas até que consigamos frear o avanço dessas síndromes gripais, que tem causado mortes no Estado”, diz também o secretário de Saúde, Geraldo Resende, em sua página no Facebook.
E conclui: “Estamos debatendo com os prefeitos e vamos nos posicionar dentro do comitê do Prosseguir para depois definir a posição a ser tomada pelo governo”.
Senador com Covid
O senador Marcelo Castro (MDB-PI) informou na terça-feira (11), por meio do seu gabinete, que está com covid-19. O resultado saiu na segunda-feira (10). Segundo nota oficial, o senador tem sintomas leves e está em isolamento. Ele também tomou todas as doses de vacina e atribui a isso o seu quadro moderado da doença.
"Estou medicado e, graças à vacina, tenho sintomas leves. A pandemia não acabou, e precisamos estar atentos para controlar o avanço da doença com vacinação completa da população, inclusive de crianças entre 5 e 11 anos, distanciamento social, uso de máscara e álcool em gel", recomenda o senador na nota.
Mais uma CPI
O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) afirmou na terça-feira (11) que protocolou no Senado um pedido para a abertura de uma nova CPI sobre a atuação do governo federal na pandemia da Covid-19.
Em suas redes sociais, o senador disse que a nova comissão seria necessária para apurar as ações e omissões do governo Bolsonaro desde novembro de 2021. A CPI da Covid realizada em 2021 terminou no final de outubro com o indiciamento do presidente por 10 crimes, além de outros envolvidos na atuação do governo federal, como o ex-ministro Eduardo Pazuello.
Favorável
Relator da CPI da Covid, o senador Renan Calheiros se posicionou de forma favorável à abertura de uma nova comissão. Segundo ele, o governo apenas respeita as CPIs, divulgou O Globo.
“Apoio à nova CPI. Há fatos novos e determinados: boicote à vacinação infantil, apagão de dados no MS, tocado por um sabujo, além da explosão de casos. Bolsonaro é um delinquente reincidente. O Congresso está omisso diante do resgate do genocídio. Eles só respeitam CPI”, disse Renan.
Telefones úteis em Dourados
Quantas vezes a gente já precisou fazer uma ligação de emergência, mas não lembrou ou não sabia o número do telefone. Pensando nisso, a Gazeta MS publica alguns números que, se for preciso, serão facilmente encontrado.
Anota aí:
Polícia Militar: 190
Bombeiros: 193
Guarda Municipal: 199 e 153
Polícia Rodoviária Federal (PRF): 191
Polícia Rodoviária Estadual (PRE): 198
SAMU: 192
Polícia Civil - SIG (67) 3411-8080
Aeroporto (67) 3411-7936
Utilidade Publica
O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Logo publicaremos outros números de emergência.
LEIA MAIS

Agenda: Audiência, sessão solene e reuniões de comissões são destaques da semana
Há 13 horas