Leia Coluna do Jonas desta sexta, 07

| REDAçãO


Jonas Alves da Silva (Silva Junior) - Divulgação

Sexta-feira, 07 de Dezembro 2022 - Dia do Leitor. Dia da Liberdade de Cultos.

Pensamento: "É quando nos esquecemos de nós mesmos que fazemos coisas que jamais serão esquecidas."

Musica: Blue star - The Jordans – Indicação Mateus Gnuztman

Niver: Cloves Braga Rocha, Abel Martins, Lyllian Minella, Jurandy Santos, Eude Batista, Carlos Alberto Jorge Leite, Edson R. Padilha-Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios. Salmos 90:12

Recuperando

 Empresários, autônomos, e outros, com seus negócios instalados na Rua Joaquim Teixeira Alves, entre as ruas Presidente Vargas e João Rosa Góes, pediram pediram e vão continuar pedindo a retirada de bicicletários, colocados no canteiro central, para atender ciclistas e que tinham alguma situação a ser cumprida na Caixa Economica Federal.

Boa nova

A boa é que os parques públicos estão sendo reabertos em Dourados. Já não era sem tempo. Preservar Tambem é bom deixar bem claro que a prefeitura não tem obrigação de manter o local limpo e arejado; os usuários, principalmente os moradores, tem a responsabilidade em manter o local em boas condições de uso. A cidade oferece inúmeros  espaços bonitos, amplos e arborizados, no entanto não pode ficar a mercê dos vândalos... Se cada um limpar an frente de sua casa com certeza toda a cidade permanecerá limpa.

Mudança

O arquiteto Fabiano Costa, com passagens por várias secretarias de Dourados e no administrativo da Câmara Municipal de Vereadores, está em Naviraí. O moço foi requisitado para compor a equipe da prefeita Rhayza Matos, filha do ex-deputado e prefeito da cidade Onevan José de Matos. Fabiano responderá  pela Gerência Municipal de Serviços Urbanos.

Grande reforço

Excelente escolha, pois trata-se de um profissional visionário, politizado e de excelente convivio social.

Acessos

O moço, para se ter uma ideia, tem ótimo trâmite e chancela aberta em Campo Grande e Brasília. Esse desenrola.

Não dá prá entender

O presidente Jair Bolsonaro (PL) criticou ontem (6) a autorização de imunizantes contra a Covid-19 para crianças entre 5 e 11 anos, questionando" qual o interesse das pessoas taradas por vacina".

Bolsonaro disse que os pais de crianças não devem se deixar levar pela "propaganda" e afirmou desconhecer casos de óbitos causados pela doença nessa faixa etária — apesar de dados do próprio governo mostrarem 301 mortes, divulgou O Globo.

Crítica a Anvisa

Bolsonaro criticou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pela decisão, mas a medida foi referendada pelo seu governo: o Ministério da Saúde anunciou na quarta-feira (5), cerca de 20 dias após a decisão da Anvisa, que a imunização deve começar na próxima semana.

“A Anvisa, lamentavelmente, aprovou a vacina para crianças entre 5 e 11 anos de idade. A minha opinião, quero dar para você aqui: a minha filha de 11 anos não será vacinada. E você tem que ler o que foi feito ontem no Ministério da Saúde, o encaminhamento disso daí, para você decidir se vai vacinar o seu filho de 5 a 11 anos ou não”, disse Bolsonaro, em entrevista à Rádio Nova, de Pernambuco.

"Taradas por vacinas"

O presidente Bolsonaro  disse que as  "pessoas taradas por vacina" não estão preocupadas "com outras doenças".

“O que que está por trás disso? Qual o interesse da Anvisa por trás disso aí?  Qual o interesse das pessoas taradas por vacina? É pela sua vida? É pela sua saúde? Se fosse, estariam preocupados com outras doenças no Brasil, que não estão”.

Mortes de crianças

Ignorando dados do próprio governo, Bolsonaro questionou se existem mortes de crianças causadas por Covid-19

“Eu pergunto: você tem conhecimento de uma criança de 5 a 11 anos que tenha morrido de Covid? Eu não tenho. Na minha frente tem umas 10 pessoas aqui, se alguém tem, levante o braço. Ninguém levantou o braço na minha frente. Então, converse, vê se é o caso de você vacinar o teu filho ou não. É um direito teu vaciná-lo, está autorizada a vacinação e ela é voluntária”.

Dados oficiais

Dados da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização da Covid-19, vinculada ao Ministério da Saúde, mostram que 2.978 diagnósticos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por Covid ocorreram em crianças de 5 a 11 anos, com 156 mortes, em 2020.

E em 2021, já foram registrados 3.185 casos nessa faixa etária, com 145 mortes, totalizando 6.163 casos e 301 mortes desde o início da pandemia.

Aliados perplexos

De acordo com o comentarista político da GloboNews e colunista do G’, Gerson Camarotti, o novo ataque de Bolsonaro à vacinação infantil causou perplexidade em aliados do Centrão.

Para esses políticos, o tema já tinha sido resolvido com a decisão do Ministério da Saúde anunciada na quarta (5). Diante do desgaste causado pela tentativa de exigir receita médica, já abandonada, a expectativa era de que Bolsonaro mudaria de agenda.

Rejeição

De acordo com Camarotti, os aliados do governo temem que a nova declaração aumente ou consolide a rejeição ao presidente – que já é muito alta. No mais recente Datafolha, em dezembro, o nome de Bolsonaro foi rejeitado por 60% dos entrevistados.

"O desgaste já tinha sido enorme com todas as dificuldades colocadas pelo governo para a vacinação das crianças. Mas voltar ao assunto é um suicídio político. Afinal, o presidente quer ficar falando apenas para uma minoria da população”, questionou ao blog um influente líder do Centrão.

Perplexidade

Outro interlocutor próximo do presidente Bolsonaro também demonstrou perplexidade com as novas declarações do mandatário. E lembrou que, ao dar tais declarações, o presidente se opõe ao desejo de pais e avós que querem garantir a vacinação de filhos e netos.

“Todo mundo ficou sem entender onde o presidente quer chegar. Afinal, a vacinação é um consenso no Brasil. Todo pai e todo avô quer a garantia de que seu filho ou neto esteja vacinado contra Covid”, disse esse interlocutor do Palácio do Planalto.

Telefones úteis em Dourados

Quantas vezes a gente já precisou fazer uma ligação de emergência, mas não lembrou ou não sabia o número do telefone. Pensando nisso, a Gazeta MS publica alguns números que, se for preciso, serão facilmente encontrado.

Anota aí:

Polícia Militar: 190

Bombeiros: 193

Guarda Municipal: 199 e 153

Polícia Rodoviária Federal (PRF): 191

Polícia Rodoviária Estadual (PRE): 198

SAMU: 192        

Polícia Civil - SIG (67) 3411-8080

Aeroporto (67) 3411-7936

Utilidade Publica       

O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Logo publicaremos outros números de emergência. 

[email protected]  

 



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE