Receita Federal apreende duas toneladas de narguilé contrabandeadas

| DOURADOSNEWS / G 1


Carga de narguilé de origem estrangeira apreendida pela Receita Federal nesta quarta-feira (27) - Crédito: Receita Federal/Divulgação

A Receita Federal apreendeu, na manhã desta quarta-feira, dia 27 de maio, mais de duas toneladas de essência de narguilé de origem estrangeira em uma transportadora, em Campo Grande.

Conforme a ocorrência, foram 2.205 quilos de produto irregular. A carga, avaliada em R$ 700 mil, estava estava em 230 caixas, contendo 44 mil cartelas de essência de narguilé, que, por ser derivado do tabaco, possui diversas restrições de consumo, distribuição e comercialização. Ninguém foi preso até a última atualização desta reportagem, mas a Polícia Federal (PF) deve investigar o caso.

Em nota, a Receita Federal ainda apontou que autoridades internacionais de saúde, como a Organização Mundial da Saúde (OMS), condenam o uso da substância. No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também adverte que o uso de narguilé pode ser prejudicial para a saúde, já que, além de conter substâncias tóxicas e cancerígenas, o fumante ainda pode inalar mais fumaça do que com um cigarro tradicional, por exemplo.

A carga apreendida foi levada para a Delegacia da Receita Federal em Campo Grande. O material será destruído por uma empresa licitada e com certificação ambiental. Além do processo de apreensão, a Receita também realizou uma representação fiscal para fins penais e repassou para o Ministério Público Federal (MPF), que deve acionar a PF para investigar o crime.



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE