Leia Coluna do Jonas desta quarta, 08

| REDAçãO


Jonas Alves da Silva (Silva Junior) - Divulgação

Quarta-feira, 08 de Dezembro – Dia da Família. Dia da Justiça. Dia da Imaculada Conceição. Dia do Colunista Social.

Pensamento: "Na vida é assim: ou a gente cria coragem e decide o nosso rumo, apesar do medo, ou ela escolhe por nós e precisamos conviver com o que vier."

Musica: All out of love - Air Supply- Indicação Mateus Gnuztman - https://www.youtube.com/watch?v=JWdZEumNRmI 

Niver: Lenir Matheus, Diomara Roberto da Silva, Antonio Faccin, Vilmar Leite, Adriano MB. Claudeir de Jesus - Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios. Salmos 90:12

Honrarias
A Assembléia Legislativa realiza nesta quinta-feira (09), às 19 horas conforme convite assinado pelo presidente da Casa, o deputado Paulo Correia, uma Sessão Solene para outorga de Títulos de Cidadão Sul-Mato-Grossense e da Comenda do Mérito Legislativo, no Plenário ‘‘Deputado Júlio Maia’’ do Palácio Guaicurus – ALEMS
Homenageados
Dentre as personalidades que serão homenageadas, destaque para dois douradenses: o advogado e escritor José Carlos Manhabusco, e o desembargador Eduardo Machado Rocha, primeiro prefeito interino de Dourados...

Festival de Basquete Feminino agita Dourados no sábado

Equipes de basquete de Dourados, Nova Andradina, Ponta Porã e Rio Brilhante estarão movimentando a quadra do CAIC, no próximo sábado (11). O Festival de Basquete estará sendo realizado pelos professores Bim (Dourados) e Adriano (Nova Andradina), envolvendo as equipes femininas dos quatro municípios das categorias Sub 13 (11, 12 e 13 anos).

As equipes participantes são a de Nova Andradina, do Objetivo de Rio Brilhante; do CAIC, de Dourados e da MAPPE, de Ponta Porã.

PROGRAMAÇÃO:

O evento acontece no sábado (11), com início às 08h00. No período matutino acontecerão três partidas até às 11h00, havendo então intervalo para almoço, das 11h00 às 13h30. À tarde, acontecem mais três partidas, e competições de lances livres, arremessos de três, entre outras,  nos intervalos do 2° para o 3° jogo e do 4° para o 5° jogo.

Após a última partida serão feitas as premiações, sorteio de prêmios e encerramento com um lanche para todos os participantes, arbitragem e colaboradores.

Os coordenadores convidam toda a comunidade para participar dessa grande iniciativa. “Ficaremos muito honrados em contar com sua presença neste evento que tem como objetivo incentivar a prática do basquetebol. Com esta confraternização estaremos consolidando o entrelaçamento de amizades e motivando as atletas que iniciarão um período de férias que deverá se estender até o início de 2022. Saudações basquetebolisticas”, finalizam os professores Bim (Dourados) e Adriano (Nova Andradina).

Neno na vice-presidência

O deputado estadual Neno Razuk (PTB) vai assumir a vice-presidência da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, após o pedido de licença do agora secretário de Governo, Eduardo Rocha, que assumiu como titular da SEGOV

. O parlamentar fica no cargo até que seja chamada uma nova eleição da Mesa Diretora específica para este cargo. Neno é o 2º vice-presidente e foi eleito na chapa de Paulo Corrêa (PSDB).

Mesmo compromisso

“Continuamos com o compromisso de trabalhar pela população e é rito do cargo que fomos eleitos pelos colegas na eleição de Mesa”, afirmou Neto.

“Meu intuito é sempre trabalhar pela harmonia do Legislativo e com isso fazer um mandato voltado ao municipalismo cada vez mais fortalecido e focado na população”, disse Neno sobre sua missão política na ALEMS.

Nova eleição

Segundo o regimento interno da Casa de Leis Estadual a nova eleição deve ocorrer nas próximas sessões, porém não há ainda uma data específica.

“E vamos continuar trabalhando seja na vice-presidência e honrando nossos compromissos com os sul-mato-grossenses”, finalizou.

Vice ideal

O presidente Lula (PT), pré-candidato à Presidência da República, articula ter como companheiro de chapa o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, que está de saída do PSDB, informa o jornal O Globo.

O presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, cogita ter como vice novamente um militar e um dos cotados é o ministro da Defesa, Walter Braga Netto, como antecipou o blog da jornalista Andréia Sadi. No entanto, lembra O Globo, Bolsonaro já tinha cogitado outros perfis para a sua chapa, como um evangélico, uma mulher ou, mais recentemente, alguém de Minas Gerais, por ser o segundo maior colégio eleitoral.

Moro e Ciro

De acordo com O Globo, no caso do ex-ministro Sergio Moro (Podemos), aliados defendem uma dobradinha com o União Brasil, partido que nascerá da fusão entre PSL e DEM.

Fora da polarização, Ciro Gomes (PDT) ainda não pensa num nome para a vice, mas já tem algumas características em mente, como um companheiro de chapa que seja de São Paulo ou Minas Gerais, os dois maiores colégios eleitorais do país.

Propaganda política

O Plenário do Senado se reúne nesta quarta-feira (8), a partir das 16h, quando poderá aprovar em definitivo o projeto de lei que recupera a propaganda gratuita dos partidos políticos no rádio e na televisão (PL 4.572/2019).

O projeto já havia sido aprovado no Senado, passou por mudanças na Câmara dos Deputados e agora volta para a decisão final dos senadores, segundo a Agência Senado.

Inserção anual

A propaganda partidária não tem relação com o horário eleitoral. Trata-se de uma inserção anual garantida aos partidos políticos com registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A ferramenta foi extinta na reforma eleitoral de 2017 e é recuperada pelo projeto que pode ser votado na quarta-feira.

Programa do partido

Segundo o texto, a propaganda gratuita deverá servir para divulgar o programa do partido, incentivar a filiação e promover a participação política de jovens, mulheres e negros.

Entre as mudanças feitas pela Câmara estão as proibições ao uso do horário para incitar a violência e o preconceito ou para divulgar material comprovadamente falso (fake news).

Homenagem

Na tarde de segunda-feira (6), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, foi condecorado com a Medalha Moysés Viana do Mérito Eleitoral, no plenário do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS).

A comenda foi instituída pelo pleno do Regional gaúcho para homenagear as pessoas que dignificam e aprimoram a Justiça Eleitoral do estado.

Urna eletrônica

Na ocasião, Barroso defendeu a urna eletrônica, ressaltando que, desde 1996, as eleições brasileiras não documentam nenhum caso de fraude comprovada. “Conseguimos resolver o problema com solução original e criativa, o que é motivo de orgulho para nós”, disse.

Ele também reforçou que os ataques ao sistema eleitoral não têm base em fatos e evidências, e destacou que, caso o país retroagisse ao voto impresso, abriria uma porta para novas disfunções e desacertos.

Filiações
Depois da divulgação de uma pesquisa do IPR (Instituto de Pesquisa de Resultado), onde aparece com 20,82%, estando à frente da ministra da Agricultura e Pecuária, Tereza Cristina (DEM), com 13,82%, e da deputada federal Rose Modesto (PSDB), com 12,99%, o juiz federal aposentado Odilon de Oliveira se filiou ao PSD nesta terça-feira (7), com o objetivo de disputar a vaga de senador e reforçar a campanha a governador de Marquinhos Trad (PSD).
Coringa
Odilon também pode ser “coringa” do partido, que pode lança-lo para a Câmara dos Deputados ou até ao Governo caso o prefeito decida não renunciar ao restante do mandato na Capital.
Com moral
A filiação do magistrado foi prestigiada pelo presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, pelo presidente municipal do partido e secretário de Governo, Antônio Lacerda, e pelo deputado federal Fábio Trad (PSD).
Mais um PP
O secretário municipal de Finanças e Planejamento, Pedro Pedrossian Neto, também se filiou e poderá disputar uma vaga na Assembleia Legislativa.

Telefones úteis em Dourados

Quantas vezes a gente já precisou fazer uma ligação de emergência, mas não lembrou ou não sabia o número do telefone. Pensando nisso, a Gazeta MS publica alguns números que, se for preciso, serão facilmente encontrado.

Anota aí:

Polícia Militar: 190

Bombeiros: 193

Guarda Municipal: 199 e 153

Polícia Rodoviária Federal (PRF): 191

Polícia Rodoviária Estadual (PRE): 198

SAMU: 192        

Polícia Civil - SIG (67) 3411-8080

Aeroporto (67) 3411-7936

Utilidade Publica       

O DOF mantém um canal aberto direto com o cidadão para tirar dúvidas, receber reclamações e denúncias anônimas, através do telefone 0800 647-6300. Não precisa se identificar e, a ligação, será mantida em absoluto sigilo. O serviço funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.
Logo publicaremos outros números de emergência. 

[email protected]  

 



PUBLICIDADE
PUBLICIDADE